E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aumento o consumo de bebidas entre os adolescentes na cidade de Chapadinha




Por: Sala VIP
Tenho observado com bastatnte atenção ao aumento do consumo de bebidas alcoolicas entres os jovens chapadinhenses, ao mesmo tempo em que a lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, é prática comum o consumo de álcool pelos jovens – seja no ambiente domiciliar, seja em festas, ou mesmo em ambientes públicos. Jovens chapadinhneses estão consumindo, cada vez mais cedo, bebidas alcoólicas como cerveja, uísque, vinho, vodca e cachaça, entre outras. Na verdade, o álcool é hoje a droga mais usada por adolescentes brasileiros.

Quase metade dos jovens com idade entre 12 e 17 anos já bebeu, enquanto nos anos 80 o consumo se iniciava entre os 16 e 17 anos, de acordo com o site www.alcoolismo.com.br. Essa questão social passou por grandes mudanças em não mais que três décadas. O consumo de bebidas alcoólicas era um certo tabu. Só os pais bebiam.", mas basta ir a qualquer festa aqui em Chapadinha para se constatar um monte de jovens consumindo bebidas alcoólicas.

A sociedade como um todo adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado condena o abuso de álcool pelos jovens, mas é tipicamente permissiva no estímulo ao consumo por meio da propaganda. Pesquisas feitas por orgãos governamentais, indicam que o número de jovens consumindo bebidas alcoólicas esteja tão alto devido a uma associação de fatores. "Tratando-se do jovem de classe média alta, pode-se dizer que, ao mesmo tempo em que são extremamente expostos ao exemplo dos pais, que consomem bebidas alcoólicas, os jovens estão ganhando liberdade cada vez mais cedo".

Basta sair na noite de Chapadinha e ver que é comum a ocorrência de adolescentes freqüentando bares. A união do mau exemplo com a liberdade é fator decisivo na opção do adolescente por consumir bebida alcoólica. Sem contar a facilidade com que se pode adquirir esse tipo de bebida no comércio. "Essas condições são as responsáveis por levar grande número de jovens ao alcoolismo", e não vejo nenhuma atitude por parte dos orgãos fiscalizadores de nossa cidade.

Essa facilidade na compra de bebidas alcoólicas não é praticada somentte na cidade de Chapadinha, mais em todos os estados da federação, os jovensnão tem nenhuma dificuldade em comprar bebidas.Nós que somos Pais nunca devemos confiar 100% na fiscalização e no cumprimento da lei. É necessário que os responsáveis passem para suas crianças e adolescentes toda a informação e o exemplo necessários para a formação de seus filhos nesse aspecto".

Peço ao Conselho Tutelar de Chapadinha, e aos demais orgãos fiscalizadores que procurem atuar nesta problemática, os nossos jovens não podem ficar a mercer dessa epidemia, vamos procurar fazer a nossa parte, por que os donos de bares só estão interessados no lucro de suas vendas, não importando para quem eles devam vender seus produtos.

0 comentários em “Aumento o consumo de bebidas entre os adolescentes na cidade de Chapadinha”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger