E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Suspeitos de matar empresário em Brejo e jogar o corpo no lixo são presos

Uma ação conjunta das superintendências de Polícia Civil da Capital (SPCC) e do Interior (SPCI) efetuou a prisão de José Aurélio de Sousa Neto, 30 anos; e Gilvan Silva Nunes, 35 anos, em cumprimento de mandado de prisão expedido no dia 28 de janeiro pela juíza Maria da Conceição Rego, da Comarca de Brejo. José Neto se apresentou à delegacia, acompanhado de seu advogado, na tarde da última terça-feira (31).
As investigações sobre o crime levaram os policiais até um bar da cidade, onde a vítima, Marcos Paulo Rosa de Sousa, horas antes do crime esteve no local acompanhado de quatro homens, que chegaram junto com ele, por volta das 3h da manhã do dia 26, onde permaneceram até as cinco. Gilvan e Paulo foram vistos saindo do Hotel Malaquias, onde a vítima havia se hospedado, e provavelmente, pegaram os outros dois, no trajeto do bar.
Gilvan e Neto foram reconhecidos por testemunhas, uma vez que são do município de Brejo. Os outros dois homens que também participaram do crime continuam foragidos.
Segundo informações repassadas pelo investigador Fernando Antônio, o veículo da vítima, um Celta preto de placa NMV 9806/ São Luís, foi encontrado no dia 28, queimado no povoado Acampamento, no município de Brejo, a 30 km do lixão onde o corpo da vítima foi achado. A polícia chegou até o local do carro, graças a ligações de moradores da redondeza, que perceberam uns estouros na área. Quando os policiais chegaram, o carro já estava totalmente queimado, como tentativa de descartar as provas do crime.
Gilvan Silva Nunes e José Aurélio de Sousa Neto estão detidos na delegacia de Brejo. A Polícia Civil continua em busca de Paulo Sérgio dos Santos Abreu e Magnólido.
Relembre o caso
O corpo de Marcos Paulo Rosa de Sousa, de 35 anos, foi achado em um lixão no município de Brejo, por volta das 10 horas, do dia último dia 26, por funcionários que foram descarregar um caminhão de lixo no local, os quais acionaram a polícia.
A vítima residia em São Luís, no bairro Novo Angelim, e estava em Brejo a serviço. Marcos Paulo era vendedor de cosméticos. Ele tinha dado entrada no Hotel Malaquias no dia 25, por volta das 23 horas, a 2 quilômetros do lixão onde o corpo foi encontrado, no bairro Santo Antônio.
As informações são da Secom do Estado.
imirante

Vereador Emerson Aguiar realizará seu mega aniversário no Bairro Areal


No dia 24 de fevereiro  é dia dar parabéns ao amigo e Vereador Emesrson Aguiar.

Segundo o Vereador,  a festa vai ser organizada no Bairro Areal com apresença de grandes amigos da zona Urbana e Rural de Chapadinha.

A festa vai ser animada com 02 Bandas de forró, uma delas a queridíssima Lú e Banda da cidade de Vargem Grande, a outra animação vai ficar por conta do forrozão dos Pastoras.

O aniversário vai se no Bairro areal para todo Publico com a morte de 02 bois para fazer o maior churrasco da história de Chapadinha com muita cerveja gelada e refrigerante para todos.

A festa terá inicio as 16h com os Pastoras e Logo Após Lú e Banda para fechar o Maior aniversário que o Bairro do Areal Já viu.

lembrando também que o Vereador teve o maior destaque no ano passado, por ter conseguido com a Prefeita Danúbia Carneiro e o Deputado Estadual Dr.magno Bacelar o Asfalto ao Bairro Areal em 2011, onde foi cumprimentado pelo Presidente do senado José Sarney.

E todos destaques de todos Trabalhos realizado com os outros colegas Vereadores na Câmara Municipal de Chapadinha.

Parabéns Vereador Emerson Aguiar

.

Agricultores de Chapadinha Recebem Sementes Adaptadas

Agricultor de Chapadinha Recebe Sementes

Uma iniciativa do governo federal com participação de movimentos sociais e outras esferas administrativas o “Brasil sem Miséria” que é um programa que vem resgatando cidadania dos beneficiários  do bolsa  família, vem distribuindo sementes adaptadas para agricultores de Chapadinha e Região.


O “Brasil sem Miséria” utiliza mecanismo chamado sistema de busca ativa, que realiza cruzamento de dados e avalia situações de vulnerabilidade social entre os atendidos pelos programas de assistência do Ministério Desenvolvimento Social – MDS.


Em Chapadinha cerca de 640 famílias da Zona Rural foram encontrados em níveis considerados desfavoráveis. De acordo com o militante social Juvenal Neres (da Articulação do Semi-Árido Maranhense), o primeiro passo foi a confecção de um relatório chamado Estudo na Base, através de visitas nas localidades da Zona Rural. O passo seguinte foi a entrega de sementes (milho e feijão e hortaliças), selecionadas pela a EMBRAPA, com orientação e assistência ao encargo de empresa COOPRAMA, que concorreu em nível nacional e foi selecionada para trabalhar nos municípios de Belágua, Chapadinha, Mata Roma, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto.


Cada família chapadinhense selecionada recebe 10 quilos de sementes de milho, 5 quilos de sementes de feijão caupi e um kit de sementes de hortaliças. Os produtos são adequados à região, diz a analista da Gerência de Sementes e Mudas da Embrapa, Aline Zacharias. “São variedades adaptadas às condições climáticas do lugar para ter boa produtividade. Elas também são mais resistentes a doenças e pragas que atacam as culturas do Baixo Parnaíba”, disse. 

A Embrapa também distribui material didático, folhetos e cartilhas com informações sobre produção e armazenamento das espécies. O material é feito em linguagem simples, com ilustrações e até dicas culinárias. O objetivo, assinala a analista da Embrapa, é orientar os agricultores familiares sobre como armazenar as sementes para que elas sejam aproveitadas na safra seguinte. Para os agentes que prestarão assistência ao produtor, a Embrapa distribuiu circulares técnicas.


Entre profissionais envolvidos no programa há 14 técnicos de variados campos de conhecimento como Agronomia, Zootecnia, Psicologia, Assistencial Social, Técnicos Agrícolas, entre outros. 

As entidades envolvidas formam um colegiado do Território do Baixo Parnaíba que tem caráter deliberativo e propositivo, com representantes de todos os municípios de forma  paritária entre sociedade civil e governo. Em Chapadinha, como informa Juvenal Neres, o programa é mantido por parcerias entre CODETER-ND/ASA-MA, UFMA CAMPUS 4, STTR, SINTRAF, PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADINHA, REGIONAL DA EDUCAÇÃO DO BAIXO PARNAÍBA.   

Informações: ASACOM: CODETER-ND/BAIXO PARNAÍBA

Secretaria de Cultara realiza reunião do carnaval 2012


Hoje 01, pela manhã foi realizado uma reunião com a Secretária de cultura Eney Célia Pontes, o Chefe do Departamento de trânsito Kerley Pimentel, donos de Blocos e o Comandante da Guarda Municipal Aldenir Pereira Costa.



Na reunião foi discutido horários e concentração dos Blocos, para que possam  sair no percurso pela as Ruas de Chapadinha.
Veja como ficou decidido o cronograma completo da reunião.


ü BLOCOS DIVERSOS DO CARNAVAL 2012
ü BLOCO DA TERCEIRA IDADE
ü BLOCO DOS SUJOS
ü BLOCO DO CAPS
ü BLOCO DA SEC. DE ASSISTENCIA SOCIAL
ü BLOCÃO DO BAZAR
ü BLOCO DO JEGUE FOLIA
ü BLOCO CAINDO NA FOLIA
(CONCENTRAÇÃO EM FRENTE AO CHAPADINHENSE HOTEL, AS 16:00, SAINDO POR TRAS DA IGREJA MATRIZ PASSANDO PELA PRAÇA DA BÍBLIA EM DIREÇÃO AO CORREDOR DA FOLIA NA PRAÇA DO POVO)

CRONOGRAMA DE SAIDA DOS OS BLOCOS
DIA
BLOCO
ORDEM E HORARIO DA CONCENTRAÇÃO
LOCAL DA CONCENTRAÇÃO
19
BOM D+
EM FRENTE A CEMAR
19
MALUCO BELEZA
EM FRENTE A CAIXA ECONÔMICA
20
MALUCO BELEZA
EM FRENTE A CAIXA ECONÔMICA
20
BLOCO BOM D+
EM FRENTE A CEMAR
21
BLOCO BOM D+
EM FRENTE A CAIXA ECONÔMICA
21
MALUCO BELEZA
EM FRENTE A CEMAR






A ordem de saída do blocos foi decidida atravês de sorteio, sendo que poderão haver mudanças no roteiro após uma reunião entre os blocos Bom D+ e maluco Beleza.
embreve mais informações sobre o carnaval 2012

Funcionário de Supermercado é preso em flagrante após furtar motocicleta de cliente

Por CN1/Luis Carlos Júnior

Foto: Blog CN1

Isac Cardoso de Sousa de 19 anos, (foto)  foi preso pela polícia civil  em flagrante nesta terça-feira (31),  e indiciado por furto qualificado de uma motocicleta, modelo Honda Fan 125, cor preta, placa NHM-8099 de Chapadinha.

De acordo com a polícia, Isac Cardoso funcionário do supermercado Avistão Mapá no bairro Aldeia, aproveitou o momento quando um cliente estacionou a moto para fazer compras e furtou o veículo.

Na delegacia, Isac  confessou   que utilizou uma tesoura para abrir o contato da moto,  em seguida levou a motocicleta até uma  oficina para fazer revisão e voltou ao supermercado como se nada tivesse acontecido.
O indiciado  confessou ainda que  furtou mais duas motos na cidade ao preço de R$ 200,00 reais cada. 

“Os furtos acontecem e  os elementos encontram facilidades por causa da  grande quantidade de motocicletas. Logicamente quem pratica o furto tem o receptador,  porque se não o furto não compensaria, tem sempre alguém pra  comprar. Nós vamos agora averiguar quem seria esse comprador”, disse o delegado.


As motocicletas furtadas em Chapadinha, de acordo com a polícia são desmontadas ou então são levadas para cidades vizinhas onde são retiradas as placas e descaracterizadas para dificultar a localização.

Para combater esse tipo de crime, o estado dispõe de um sistema – o INFOSEG, uma rede que reúne informações de segurança pública de todo o país  com objetivo de integrar informações de Segurança Pública, como dados de inquéritos, processos, armas de fogo, condutores, mandados de prisão e de todos os veículos, através de um cadastro nacional de motos roubadas.

Sempre que uma moto é furtada, ela é cadastra no INFOSEG. Em qualquer lugar do Brasil que ela for parada em uma blitz, o policial que abordá-la terá conhecimento se o veículo é ou não produto de furto.

Chegou Fevereiro e faltando pouco dias para o Carnaval, começa o corre- corre


As lojas de Chapadinha , as ruas e os Blocos nesse período já começam corre, corre-corre para colocar tudo no jeito para a chegada do Carnaval.


As Loja e comércio, investem em Produtos usados em bailes, nas ruas e muito Mais ex: Serpentina, despluma, spray colorido para o cabelo, amai zena, máscaras, fantasias e muito mais.


Os Blocos já pensam na confecção da camisetas , local de concentração, segurança para o folião, e vendas de Abadás.


A Polícia Civil , Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Cultura, já estão trabalhando na segurança, para fechamento de ruas, espaço para o folião e percurso dos Blocos, enfim Segurança em todo Carnaval.


Carnaval de 2012, que acontecerá na nos dias 17 a 21 de Fevereiro de 2012ainda que, quem goste de carnaval, saiba muito bem que o agito já tem início bem antes dessa Data Oficial do Calendário de 2012, onde mostra o dia 21


Nascido na Grécia antiga, em meados de 500 a.c., o Carnaval, depois de ter sua importância por diversos países da Europa (como o famoso Carnaval de Veneza), acabou achando sua verdadeira casa no Brasil, onde foi adotado e popularizado por todas camadas da sociedade em desfiles de Escolas de Samba, festas, Blocos, alegorias e trios elétricos.
Celebrado como o último momento de refastelação da carne antes da quarentena (quarenta dias) que leva à Páscoa, o Carnaval então deixou para trás qualquer outra festa e hoje é, sem dúvida nenhuma, a maior do Brasil.














Sine oferece vagas de emprego


O Sistema Nacional de Emprego – SINE, junto com a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda em caráter de URGÊNCIA,comunica aos interessados que estão abertas vagas de emprego para as seguintes áreas, com experiência minima de 06 meses na carteira de trabalho:
  • ARMADOR; 
  • MONTADOR DE ANDAME; 
  • SOLDADOR DE ARMAÇÃO.

Para maiores informações procure a Agência do Trabalho / SINE, que fica localizada na Rua Benjamim Ferreira, nº 520- Centro.





Atenciosamente,



José Ribamar Lima de Sousa

Secretário Municipal do Trabalho e Renda

Coordenador do SINE em Chapadinha – MA.

Bandidos assaltam casa lotérica em Araioses-MA.

















Dois elementos encapuzados portando armas de fogo, assaltaram a casa lotérica Delta Sorte localizada na Av. Dr. Paulo Ramos s/n centro, em Araioses-MA. 

Os bandidos anunciaram o assalto por volta das 13h50 de hoje (31) rendendo o caixa da citada lotérica de onde levaram R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). 

Policiais militares lotados na companhia de Araioses sob o comando do Sgt. Marcone Dias, saíram em perseguição aos bandidos que conseguiram escapar atravessando o rio Santa Rosa, em direção ao Piauí. 




A polícia araiosense suspeita que o assalto tenha sido cometido pelos elementos Herbet e Bruno, este último foragido do complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Na fuga os bandidos deixaram para trás uma moto Honda, capuzes, e roupas usadas no assalto.
por Yuri Gomes
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger