E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 20 de março de 2012

Atenção pré-candidatos a Prefeito e Vereadores que ocupam cargos públicos para o prazo de Desincompatibilização


Os pré-candidatos a prefeito ou a vereador nas próximas eleições, que ocupam cargos públicos ou mantém vínculos com o poder público, devem observar a lei que estabelece os prazos de desincompatibilização, sob pena de ter indeferido seus registros de candidaturas.

O objetivo da desincompatibilização é impedir que o agente público, no uso desses cargos, função ou emprego, venha a se utilizar da própria administração pública em proveito pessoal.


Desta maneira, elas precisam deixar seus cargos para disputar o pleito de 7 de outubro.
Para as pessoas que ocupam cargos de secretários municipais em nosso município, o prazo para desincompatibilização é de 6 meses antes do pleito para quem quer se candidatar à vereador e de 4 meses para quem pretende se candidatar a prefeito.

No caso dos secretários municipais que queiram se candidatar à vereador nas eleições de 7 de outubro próximo, eles devem deixar o cargo até o próximo dia 6 de abril.

Os que têm que se desincompatibilizar 4 meses antes do pleito, são autoridades policiais militares, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Diretor de Creche e Presidente do Instituto de Previdência do Município.

Os que têm que se desincompatibilizar 3 meses antes do pleito de 7 de outubro são os membros do Conselho Municipal de Saúde, Policiais civis, professores, membros do Conselho Tutelar, Diretores de Escolas e médicos que tenham vínculo com o poder público.

Não precisam se desincompatibilizar para se candidatar às próximas eleições, o prefeito, o vice-prefeito, vereadores, jornalistas e membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Já os radialistas devem deixar os programas que apresentam, assim que registrarem suas candidaturas às eleições deste ano.

Chapadinha, MA - Marcelo diz que matou Cleyton Diego por que foi ofendido

Por CN1/Luis Carlos Júnior

Terça-Feira, 20 de Março de 2012


Acusado Marcelo Sousa Matias/Foto: Blog CN1

Logo após o crime ocorrido na última sexta-feira (16), a polícia soube através de informações  que Marcelo de Sousa Matias, estaria  na Vila Izamara e tentava fugir para a cidade de Vargem Grande, MA.


A partir  daí,  a equipe de investigadores comandada pelo delegado George Marques começaram a investigar. Na manhã de segunda-feira (19),  os policiais  seguiram para Vargem Grande, lá  foram informados que Marcelo de Sousa teria ido para São Luis. “Através de informantes,  soubemos o  modelo do carro no qual o acusado estaria fugindo e conseguimos efetuar a prisão dele já na chegada há  São Luis”, disse o delegado ao CN1.   

Delegado George Marques/Foto: Blog CN1


A prisão de Marcelo de Sousa Matias foi feita por  investigadores da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha e  policiais do Departamento de Narcóticos (Denarc) com a colaboração do Serviço de Inteligência da PM da 4ª Companhia Independente.

Em depoimento prestado  ao delegado George Marques, o acusado  disse que parou a moto onde a vítima (Clayton Diego Boasqually), estava e que após uma breve  discussão a vitima teria chamado Marcelo de “cagueta” e de “comédia”. Marcelo de Sousa, disse ainda que a vitima teria lhe  ofendido,  dizendo que ele não era homem. 



Marcelo, alegou que não aguentou  essas  provocações,  foi até em casa e pegou uma arma de fogo (que  ele alega ser um calibre 32 e  na qual a policia investiga, porque ainda aguarda o laudo do IML – Instituto Médico Légal), em seguida voltou ao  local  e sem dizer nada, disparou três vezes contra  a vítima,   segundo o delegado impossibilitando a defesa de Clayton Diego.

No depoimento, Marcelo de Sousa negou que tenha tentado atirar na  pessoa que estava em companhia da vítima (que a policia prefere não revelar o nome),  e que já prestou depoimento. “Uma testemunha, que ainda vai ser ouvida, viu o momento em que Marcelo também apontou a arma para está pessoa que estava  em  companhia da vítima. Agora  eu preciso saber se realmente  Marcelo apertou o gatilho no intuito de atirar ou não, mas por enquanto isso vai ser investigado” , afirmou o delegado. 

Segundo a polícia, Marcelo de Sousa já tinha passagem por crime de roubo e   receptação. Marcelo, também  já foi  autuado em flagrante  pela  Lei Maria da Penha. “Estamos investigando a vida pregressa  da vítima para poder entender como esse crime ocorreu. Mas por enquanto a alegativa  do Marcelo  é justamente de que foi ofendido e não resistiu as ofensas e acabou efetuando os três disparos ceifando a vida de Clayton”, concluiu George Marques.

Rapidinhas da Câmara Municipal de Chapadinha

Na ultima sessão dia 19 Segunda-Feira na câmara Municipal de Vereadores, a Presidente Marcia Gomes não esteve presente e assumiu o vice Presidente Emerson Aguiar.


O vereador França Nilo não chegou a tempo para se inscrever para ir a tribuna, irritou-se por pedir  aos colegas da mesa que não deixaram de maneira alguma a incscrição do vereador.
O Vereador saiu muito xateado dizendo que a câmara sem a presidente  Márcia era uma molecagem. 




Vereador Marcelo Menezes falou na tribuna sobre a Confusão nas casas do Programa Minha Casa Minha Vida, e que seu pai se fazia presente no conjunto habitacional como qualquer um e não como manifestante. 




Vereador Emersom Aguiar não aguentou e se dirigiu a tribuna e disse que molecagem é quem chama  os colegas de mulecagem. 
logo após dirigiu-se ao vereador Marcelo dizendo que alí no conjunto habitacional José de Sousa Almeida, onde o mesmo presenciou tudo, era uma meia duzia de pessoas que estavam causando confusões políticas, e que a prefeita estava de parabéns por está entregando mil casas no Bairro areal.




logo após não havendo mais ninguém para falar, o presidente em exercício Emerson Aguiar declarou encerrada sessão.
vamos aguardar a sessão de 5° feira 22, para ver o resultado disso tudo, vamos aguardar.

Sábado 24 : Noite do Funk Com a Presença da Popozuda Hellen Maia no Casarão Fest

F
Sábado 24, o casarão Fest vai tremer com presença da Popozuda Hellen Maia, a Noite vai ficar por conta de DJ Gilberto e DJ Aranha.


NOITE DO FUNK
sábado dia 24

Vem ai dia 29 de Março 3º Festival de Bandas e Fanfarras de Chapadinha

No dia 29 de março, no Aniversário da cidade de Chapadinha, será realizado o 3º Festival de Bandas e Fanfarras do Baixo Parnaíba.

As Bandas participantes irão desfilar pelas principais Ruas de Chapadinha, e fazer uma linda apresentação na praça do Povo, em seguida receberão troféus e camisas como lembraça do Festival de Bandas e fanfarras de Chapadinha 2012.
As Bandas e Fanfarras Participantes são:

01-Dr. Moacir Bacelar- Chapadinha
02-Dr. Almada Lima
03-Escola Bandeirantes
04-Escola Batista
05-Escola Oliveira Roma
06-Banda da cidade de Lago da Pedra
07-Banda da cidade de Matões do Norte
08-Banda da Cidade de Urbano Santos
09-Banda da Cidade de São Benedito do Rio Preto
10-Banda Amadeus Mozard de São luis

Contemplados do Minha Casa Minha Vida começaram as mudanças e já estão morando


Hoje pela Manhã Os contemplados do Programa Minha Casa Minha Vida começaram as mudanças para o Residencial José de Sousa Almeida localizado no Bairro Areal.

O Secretário de Assistência Social Eduardo Braga esteve fazendo uma visita aos moradores que estavam alegres e satisfeito por ter realizado o sonho da casa própria.
Veja a Casa do morador Francisco Lima Sousa e sua esposa Eliene sousa portela, que começaram a mudança cedo e já estava tudo pronto para uma nova etapa na moradia própria.


Eduardo Braga cumprimentou o casal que agradeceu pela foça e o apoio que a Secretaria teve no processo do programa Minha Casa Minha Vida no bairro Areal.

Moradores colocam Quebra mola na rua para evitar acidentes. Certo ou errado? Veja !

Moradores da Rua Gustavo Barbosa, implantaram um Quebra Mola para evitar que condutores de motocicletas e motoristas circulam pela aquela rua em alta velociadade.

Os moradores para evitar acidentes foram obrigados a tomar essa atitude,  o local está sinalizado com faixa e uma placa.


Palavras do Blog.
A atitude é boa para evitar acidentes e esta dentro dos padrôes, mas o que ocorre que se formos colocar quebra mola em todo os locais em que motoqueiros andam em alta velocidade, Chapadinha vai estar cheia de quebra mola, e no futuro se tornar uma outra Anapurus, quebra mola a cada 10 metros.

O que tem que ser feito é um estudo pelo Departamento Municipal de Trânsito e saber se é certo ou errado, fica ai pergunta.

Suzano Papel e Celulose S/A é obrigada a paralisar obra nociva ao meio ambiente

 
Decisão da Justiça resguarda área de 42 hectares que abrange municípios no Maranhão, Piauí e a bacia do Rio Parnaíba
A 5ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatou o pedido da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1) e decidiu suspender licenciamento ambiental concedido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Maranhão à empresa Suzano Papel e Celulose S/A para produção de celulose em área de 42 hectares.
A Decisão da 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão havia negado o pedido de liminar do MPF que pretendia a paralisação das obras em região abrangida pelos municípios de Santa Quitéria, Anapurus, Belágua, Mata Roma, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos, Chapadinha, Coelho Neto, Caxias e Codó.
Segundo a ação civil pública, a empresa Suzano havia recebido a licença para plantio de eucalipto destinado à produção de carvão, no entanto, pretendia exercer atividade de plantio para a produção de celulose. O MPF ainda alegou que as licenças obtidas foram concedidas pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), quando deveriam ter sido concedidas pelo Ibama, já que a área afetada compreende a bacia do Rio Parnaíba, que divide os estados do Maranhão e Piauí, sendo, portanto, de propriedade da União.
Após o pedido ter sido negado pela Justiça Federal, o MPF recorreu ao TRF1, que ficou encarregado de julgar o processo. A PRR1 emitiu parecer pedindo a paralisação das obras, por acreditar que elas podem provocar impactos ambientais sensíveis sobre a área dos dois estados. “A região do Baixo Parnaíba apresenta os maiores problemas ambientais no rio Parnaíba, relacionados a desmatamentos e assoreamentos”, ressalta o documento.
De acordo com a PRR1, ainda há outras nulidades ocorridas durante o licenciamento. O parecer da Sema que concluiu pela viabilidade do empreendimento teria deixado de apreciar os questionamentos de cidadãos quanto aos possíveis impactos sociais no local, além de não considerar as populações remanescentes de quilombos. “Nenhum levantamento foi feito pelo Incra sobre a situação fundiária dessas comunidades”, destaca o parecer do Ministério Público Federal.
A 5ª Turma do TRF1 concordou com o posicionamento do MPF e decidiu dar provimento ao recurso, concedendo o pedido de liminar que determina a paralisação da obra. A Suzano Papel e Celulose S/A ainda pode recorrer da decisão.
 
por Território Livres do Baixo Parnaiba

Acusado de ter assassinado Cleyton Diego é transferido para Chapadinha, MA. Marcelo de Sousa Matias chegou agora pouco e está preso no CDP.

por cn1
Marcelo de Sousa Matias, acusado de assassinato, chegou em  Chapadinha  no incio da noite desta segunda-feira (19). Marcelo foi trazido de São Luis pelos investigadores da  delegacia regional de polícia.  Marcelo de Sousa foi direto para o Centro de Detenção Provisória onde ficará a disposição da justiça.  

A Prisão 

Equipes de captura do Departamento de Narcóticos (Denarc)  com apoio de investigadores da 3a Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha prenderam, na manhã desta segunda-feira (19), um homem acusado de homicídio na cidade de Chapadinha, MA. Segundo informações, Marcelo de Sousa Matias, também é suspeito de envolvimento com o tráfico na capital.

Com base nas informações policiais, Marcelo é autor de um homicídio ocorrido, na última sexta-feira (16) na cidade de Chapadinha. A vítima, identificada por Cleiton Diego Boasqualli, foi morta com três disparos de arma de fogo.

De acordo com o delegado titular do Denarc, Cláudio Mendes, após o homicídio, Marcelo fugiu em direção a cidade de Vargem Grande. “Recebemos informações de que nesta manhã ele estaria vindo do município de Nina Rodrigues para São Luís”, relatou o delegado.

O delegado Cláudio ressaltou que acusado é investigado pelo envolvimento com o tráfico na Região Metropolitana de São Luis. No entanto, no momento da prisão não foram encontrados entorpecentes em poder dele.

Após a prisão, ele foi recambiado para Chapadinha onde, além do homicídio, também responde por um mandado de prisão preventiva na 2ª Vara Criminal.

Com informações da SSP/MA








https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger