E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com Fone: (098) 99147-3880

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Veja as festas do Sábado a noite em Chapadinha


SÁBADO A NOITE TEM !
SERTANEJO NA D´CAPRI GRILL

ARROCHA COM MAURO NUNES
NO CROCODILO ESPAÇO SHOW NO BAIRRO CATERPILLA


Mães recebem exames preventivo e mama totalmente gratúitos nas escolas municpais


A Escola Carolina Mesquita  em parceria com a Secretaria de Saúde, o Cemarc e o setor da Saúde da mulher, realizou na escola o projeto CUIDANDO DA SUA MAMÃE.

O projeto beneficiou as mães dos alunos na escola, com exames de Preventivo e mama totalmente gratuitos.

Segundo Mauridete Carramiro, coordenadora do programa Saúde da Mulher em Chapadinha, esse projeto vai beneficiar as mães de Chapadinha da Zona Urbana e Rural, os atendimentos deram início na Escola Carolina Mesquita que foram atendidos em média 150 mães com exames de mama e o preventivo.
O projeto vai percorrer várias escolas com o objetivo de priorizar até a zona Rural de Chapadinha.
Esse foi um grande presente que muitas mães receberam nessa data tão especial com o apoio da Secretaria de saúde e educação.

O que é o Exame de Mama ?
A Mamografia é um exame radiológico para detecção das doenças da mama em sua fase inicial e pode detectar um câncer até dois anos antes de ser palpável.
O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura do câncer de mama. Segundo o Inca, devem surgir aproximadamente 50 mil novos casos no país. Mas não adianta a mulher realizar o auto-exame mensal e achar que é suficiente. É fundamental visitar periodicamente um profissional especializado para uma avaliação clínica das mamas e completar os cuidados com outros exames, sendo o principal deles o Exame de Mamografia.

A Mamografia serve para identificar lesões muito pequenas e ainda na fase inicial. Deve ser feita a partir dos 35 anos, no intervalo máximo de dois anos. Mulheres que já sofreram de câncer de ovário, tumor em uma das mamas ou que têm casos de um desses cânceres na família precisam fazer a mamografia a cada 12 meses.

Para que serve o preventivo ou papanicolau?

O exame de Papanicolau serve para se verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.

Papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por trichonomas. Algumas vezes, o teste pode dar informações sobre seus hormônios, principalmente progesterona e estrogênio.

Tragédia!!! Aluno esfaqueia e mata colega dentro da sala de aula na cidade de Santa Quitéria,


Por CN1

Sexta-Feira, 11 de Maio de 2012

URGENTE!!!
Escola Estadual Jerônimo Pinheiro



Um estudante de 20 anos foi esfaqueado pelo próprio colega dentro da sala de aula na manhã desta sexta-feira (11), em uma escola na cidade de Santa Quitéria. 

De acordo com a polícia militar o aluno que cometeu o crime levou para a escola um punhal e desferiu o golpe.

Segundo a PM , o suspeito Abrão Caldas Leitão, 19 anos  esfaqueou o estudante, Bruno de Sousa Martins, 20 anos.  A policia acredita que o crime pode ter sido motivado por vingança.

Após cometer o crime, Abraão Caldas Leitão fugiu, a polícia militar  nesse momento efetua diligências com intuito  de capturá-lo.

O crime ocorreu por volta das 07h45 da manhã de hoje (11), na Escola Estadual Jerônimo Pinheiro na cidade de Santa Quitéria, MA.

Foto:  Santa Quitéria em Foco

Aumento o consumo de bebidas entre os adolescentes na cidade de Chapadinha




Por: Sala VIP
Tenho observado com bastatnte atenção ao aumento do consumo de bebidas alcoolicas entres os jovens chapadinhenses, ao mesmo tempo em que a lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, é prática comum o consumo de álcool pelos jovens – seja no ambiente domiciliar, seja em festas, ou mesmo em ambientes públicos. Jovens chapadinhneses estão consumindo, cada vez mais cedo, bebidas alcoólicas como cerveja, uísque, vinho, vodca e cachaça, entre outras. Na verdade, o álcool é hoje a droga mais usada por adolescentes brasileiros.

Quase metade dos jovens com idade entre 12 e 17 anos já bebeu, enquanto nos anos 80 o consumo se iniciava entre os 16 e 17 anos, de acordo com o site www.alcoolismo.com.br. Essa questão social passou por grandes mudanças em não mais que três décadas. O consumo de bebidas alcoólicas era um certo tabu. Só os pais bebiam.", mas basta ir a qualquer festa aqui em Chapadinha para se constatar um monte de jovens consumindo bebidas alcoólicas.

A sociedade como um todo adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado condena o abuso de álcool pelos jovens, mas é tipicamente permissiva no estímulo ao consumo por meio da propaganda. Pesquisas feitas por orgãos governamentais, indicam que o número de jovens consumindo bebidas alcoólicas esteja tão alto devido a uma associação de fatores. "Tratando-se do jovem de classe média alta, pode-se dizer que, ao mesmo tempo em que são extremamente expostos ao exemplo dos pais, que consomem bebidas alcoólicas, os jovens estão ganhando liberdade cada vez mais cedo".

Basta sair na noite de Chapadinha e ver que é comum a ocorrência de adolescentes freqüentando bares. A união do mau exemplo com a liberdade é fator decisivo na opção do adolescente por consumir bebida alcoólica. Sem contar a facilidade com que se pode adquirir esse tipo de bebida no comércio. "Essas condições são as responsáveis por levar grande número de jovens ao alcoolismo", e não vejo nenhuma atitude por parte dos orgãos fiscalizadores de nossa cidade.

Essa facilidade na compra de bebidas alcoólicas não é praticada somentte na cidade de Chapadinha, mais em todos os estados da federação, os jovensnão tem nenhuma dificuldade em comprar bebidas.Nós que somos Pais nunca devemos confiar 100% na fiscalização e no cumprimento da lei. É necessário que os responsáveis passem para suas crianças e adolescentes toda a informação e o exemplo necessários para a formação de seus filhos nesse aspecto".

Peço ao Conselho Tutelar de Chapadinha, e aos demais orgãos fiscalizadores que procurem atuar nesta problemática, os nossos jovens não podem ficar a mercer dessa epidemia, vamos procurar fazer a nossa parte, por que os donos de bares só estão interessados no lucro de suas vendas, não importando para quem eles devam vender seus produtos.

Quem é ele ? veja as características verdadeiras e descubra o nome dele

Dia 14 de Maio é o aniversário dele, e essa foto foi tirada em sua casa em Chapadinha.



Agora vamos fornecer as características verdadeiras e dia 14 revelaremos a foto.

Amigo Fiel, Humilde, Gosta e se identifica com os mais carentes, carismático,educado, é querido pela população de Chapadinha, excelente profissional e competente.
Ele diz que seu nome é trabalho e seu sobrenome hora extra.


É BomD+,  e amigo fiel como eu afirmei anteriormente 

Mulher morde orelha de outra e quase arranca um pedaço durante uma briga na zona rural de Chapadinha, MA


Por CN1

Sexta-Feira, 11 de Maio de 2012
Orelha mordida da vítima/Foto: Blog CN1
O fato que  acabou na delegacia,  ocorreu no povoado Bom Princípio, zona rural de Chapadinha. A briga começou devido a passagem de duas bicicletas ao mesmo tempo   por uma vereda (caminho estreito). 


Vítima Arleth Araújo da Silva/Foto: Blog CN1
A vítima, Arleth Araújo da Silva, 41 anos, disse que foi agredida sem motivos,  pela também lavradora Maria da Luz da Conceição, 40 anos.  “Ela jogou pimenta no meu rosto  e em seguida mordeu  minha orelha que quase tirou um pedaço”, afirmou Arleth.

Agressora Maria da Luz da Conceição/Foto: Blog CN1
“Ela tirou um  fino de mim com sua  bicicleta”, alegou   Maria da Conceição que  confirmou as agressões. “Eu botei ela no chão e montei em cima dela e mordi a orelha  com meus próprios dentes. Eu não vou mentir, eu  andava com vidro de pimenta”, afirmou a agressora.

Foto: Blog CN1
O caso foi registrado na delegacia como lesão corporal, o delegado Jairon Timbó lavrou  um TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência que foi encaminhado à Justiça.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl