E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Magno Bacelar anuncia autorização do Distrito Industrial de Chapadinha



Parlamentar também anunciou a conclusão do processo licitatório para a implantação do CETECMA de Chapadinha

Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (4), o deputado Magno Bacelar (PV) anunciou que o governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, concedeu, na última quarta, a licença ambiental prévia para funcionamento do Distrito Industrial de Chapadinha, nas presenças da prefeita do município, Danúbia Carneiro, e do próprio parlamentar.

O deputado aproveitou o pronunciamento para agradecer à governadora Roseana Sarney pela destinação do Distrito Industrial para a região do Baixo Parnaíba, com sede em Chapadinha, e a parabenizou pelo aniversário que comemorou na sexta-feira (1⁰).

Magno Bacelar disse que o anúncio é um grande feito e que o distrito vai trazer investimentos de R$ 1 bilhão. O deputado revelou que, com a licença prévia, a primeira empresa que já está autorizada a tomar empréstimo junto ao BNDES é a Suzano, para produzir energia a partir de madeira prensada, com contrapartida do município e do governo do Estado, por intermédio de isenções fiscais.

O deputado lembrou que vinha cobrando investimentos no Baixo Parnaíba, a exemplo do que o governo do Estado faz em outras regiões, e agradeceu, de forma enfática, à governadora por haver permitido o início da implantação do distrito.

Outra novidade anunciada por Magno Bacelar foi que já terminou o processo licitatório para a implantação do Centro de Ensino Técnico (Cetecma) de Chapadinha.

O deputado do PV garantiu que as ações do governo em diversas áreas, a exemplo da autorização para implantação da refinaria Premium, da Petrobrás, no valor de R$ 20 bilhões, ajudam a combater a pobreza e provoca a geração de emprego e renda.

Estudantes do CCAA/UFMA montam barricada na entrada do Campus IV, em Chapadinha.


Uma comissão de alunos dos cursos de Biologia, Zootecnia e Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão, em Chapadinha, aproveitou a paralisação nacional dos professores das instituições de Ensino Superior Federal, cuja adesão local foi parcial, para reivindicar melhorias no campus.


Como forma de protesto, os estudantes montaram uma barricada, hoje (04), pela manhã, na entrada do Campus IV, exigindo o cumprimento, da carga horária total do Curso de Biologia; professores adjuntos para o curso de Agronomia; Funcionamento do Restaurante Universitário; e estruturação para o funcionamento da Fazenda Universitária.
 De acordo com o Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Agronomia, Tiago Jansen, a paralisação estudantil é um movimento pacífico, por melhorias no Campus.

“A gente quer sanar problemas vivenciados hoje, como o funcionamento do Restaurante Universitário, a residência estudantil, área de vivência, maior número de bolsas de assistência estudantil, entre tantas outras mínimas coisas que, poderiam ser solucionadas e, evitando movimentos como o que está acontecendo aqui,” afirmou o estudante.

O representante da comissão estudantil disse ainda que, a direção da universidade é ciente dos problemas, mas ainda não tomou nenhum posicionamento, frente à situação.

“No primeiro dia do nosso movimento, a gente teve uma reunião com todas as representações estudantis, só que, diante de todas as nossas demandas, o diretor simplesmente falou que não pode atender certas reivindicações, porque não é da competência dele, tem que ser levada para uma instância superior e, também, depende de licitação, mas, a gente sabe que quando se quer, consegue,” destacou Tiago Jansen.

A também manifestante, Liliane Santos Sousa, Presidente do Centro Acadêmico de Biologia, ressaltou a boa qualidade do corpo docente do campus, no entanto, reclama da falta de transporte público até a universidade e o funcionamento do RU.

“Nós precisamos do Restaurante Universitário funcionando, porque a gente fica naquela de vir pela manhã, voltar ao centro, para almoçar e, retornar à tarde a universidade, então, isso é muito desgastante para o aluno,” reclamou a estudante.

Procurado por nossa reportagem, o reitor do CCAA, Jocélio Santos, falou que, todo e qualquer movimento, dentro da legalidade, conta com o apoio da direção, no entanto, os excessos, ou as ações, que fogem ao que a lei determina, não serão permitidos.

 Em relação à redução das aulas do curso de Biologia, o reitor afirmou que o Conselho Nacional de Educação estabelece uma carga horária mínima e máxima, para todo e qualquer curso, e que, o Plano Político e Pedagógico de qualquer curso de graduação, é estabelecido por normas.

“Então, se o curso ao qual, está sendo questionado aqui, reduziu, ou não, a sua carga horária, eu acredito que ele deva estar dentro do que a lei estabelece, caso contrário, ele irá sofrer reformulações para se adequar à legislação vigente,” afirmou o reitor.

O diretor do Campus frisou ainda que, antes da sua gestão, a Universidade Federal do Maranhão, através do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, oferecia apenas 30 bolsas de assistência estudantil, onde cada aluno recebia o valor de cem reais, por mês, hoje, esse número foi elevado para 48 e, cada estudante beneficiado, recebe um total de 300 reais.

“É um apoio para o estudante conseguir se manter na universidade , mas, além disso, eu quero dizer que, outras políticas estudantis foram tomadas, a exemplo da concessão de espaço público da cantina, para ser gerenciado pelos estudantes, a aquisição de micro-ônibus para viabilizar aulas práticas, outras modalidades de bolsas de mobilidade acadêmica nacional e internacional, onde inclusive, nós temos alunos estudando no México, ou seja, temos muitos alunos aproveitando essas oportunidades. Sem falar das modalidades de bolsas de iniciação científica; extensão; e estímulo à docência, o que implica dizer que, nós temos um centro que tem proporcionalmente o maior número de bolsas, tornando injustificável, tal solicitação,” ressaltou Jocélio Santos.

Quanto ao transporte até a universidade, o diretor do CCAA/UFMA disse que algumas pessoas confundem o papel da universidade, que é dar formação cidadã e profissional de nível superior àqueles que nela ingressam, sendo que, atividades básicas, como saúde, transporte, segurança, não são de competência da universidade. 

“É competência do Estado, então, o transporte, para vocês terem uma ideia, foi uma luta que, desde 2007, somando forças com os serviços da assistência social da universidade, o município abriu concessão pública para oferecer transporte para os estudantes e, lamentavelmente, isso não foi à frente, não fizeram uso desse transporte e hoje os estudantes reivindicam uma coisa que a direção se empenhou, de forma veemente, mas infelizmente, não souberam aproveitar, então, eu acho um pouco contraditória essa tal reivindicação.”

O reitor falou ainda que, a universidade tem um plano de qualificação docente, através do doutorado interinstitucional, entre a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual Paulista, o que implicará, em um prazo de dois anos e meio, a totalidade de 96% de professores doutores atuando no CCAA/UFMA, em Chapadinha.

“Isso nos coloca em condições de destaque em termo de qualificação, proporcional ao que existe em grandes centros urbanos do sul e sudeste do país, como foi colocado pelo Jornal Valor Econômico do Estado de São Paulo.”

O diretor enfatizou que muitas ações já foram tomadas, muito antes de alguém fazer qualquer exigência e, acredita que, a paralisação estudantil tem uma motivação política interna.

“A gente observa pelo perfil, pelo modelo de paralisação, que ela é muito pontual, ou seja, num total de 644 alunos, apenas um número reduzido de estudantes, estão envolvidos nessa manifestação.” 

 Jocélio Santos finalizou a entrevista destacando os avanços que a universidade tem alcançado nos últimos seis anos, em todos os aspectos.

"O campus está passando por um amplo processo de estruturação, como pavimentação, jardinagem, urbanização, construção de outros setores, enfim, o prédio principal foi totalmente climatizado, os demais ambientes também serão, quanto à acessibilidade, conseguimos um elevador para facilitar o acesso aos cadeirantes, que será instalado, em breve, sem mencionar que,  recentemente o CCAA/UFMA de Chapadinha, sediou a reunião regional da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que nada mais é, que o terceiro maior encontro científico do mundo e o primeiro da América Latina," finalizou o diretor.


Fonte: Ações e Destaques

Chapadinha!Homem agride Mulher no rosto com um casco de cerveja na Zona Rual

Elza Vieira da Conceição, 40 anos, foi agredida na localidade Macajuba por Francisco Gonçalves, vulgo( Chico Zangado).

Sábado dia 02, por volta das 19 h na localidade Macajuba, Elza foi atingida com um casco de cerveja no rosto, ela  recebeu vários socos e foi  ameaçada de morte pelo indivíduo Chico zangado.


Segundo Elza ela foi pega de surpresa quando estava em uma um bar tomando uma cerveja com as amigas, ela não lembra de nada, a pancada foi tão grande no rosto que ela desmaiou.


A Senhora foi levada para o Hospital de Afonso Cunha onde recebeu os atendimentos de emergências e logo após foi liberada.


Obs: o corte no rosto foi causado pelos estilhaços do casco de cerveja


Já foi registrado o BO na delegacia de Polícia de Civil de Chapadinha,  o delegado responsável pelo já está averiguando o caso.



Festas: dia 6 tem Forró Sacode em Anapurus e Sábado Noite do cupido na Boate Casarão

Dia 6, véspera de feriado, tem no inter-Clube de Anapurus, Tony Guerra e Forró Sacode, e no Sábado tem pra você a noite do cupido na Boate casarão.

Aqui você acompanha todas as festas e eventos de Chapadinha e cidades vizinhas, não perca forró Sacode em Anapurus Quarta-Feira dia 6 e no Sábado vamos curtir mais uma Balada na boate Casarão.

Sacode em Anapurus

Urgente! Fotos do Acidente no Bairro Areal



 Um morador do Bairro Areal registrou um acidente grave de trânsito, ocorrido no final da tarde de ontem (03), envolvendo uma motocicleta, modelo Biz e um caminhão, nas proximidades da Creche Municipal Luís Rocha Jr, onde um trailer da Polícia Militar encontra-se instalado.


 Segundo a testemunha, o motociclista Romário Bastos, de 20 anos de idade, vinha sozinho e, em alta velocidade, sentido Areal/Centro, quando perdeu o controle da moto, vindo a chocar-se, violentamente, na traseira de um caminhão baú, estacionado na Avenida José Sarney.

 O jovem sofreu uma fratura no fêmur direito, além de ter várias escoriações pelo corpo. Romário Bastos foi socorrido por populares e conduzido ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar, onde deverá ser encaminhado a São Luís.

O acidente chamou a atenção de muitos curiosos, devido à gravidade do impacto e o estado em que ficou a motocicleta e o condutor.


Fotos: João Oliveira/ Ações e Destaques 

Presenteie quem você ama com flores e plantas da Floricultura Sorriso da Natureza

A Floricultura Sorriso da natureza, está com grandes promoções para você presentear a pessoa que você ama no dia dos namorados.
Na floricultura você vai encontrar flores e plantas naturais, Buque de rosas, cestas de café da manhã, Cesta Romântica e cesta de chocolate.

Estamos localizado na Travessa 15 de novembro n° 62 B: Centro fone: (098)91279922 falar com Elizabeth.
Vendemos plantas e flores naturais para você cultivar seu jardim, deixando mais lindo e bonito, sua casa vai ficar com o perfume e o aroma das plantas mais cobiçadas do país, venha e nos faça uma visita.




Suzano! Prorrogadas Inscrições para o Programa CAPACITAR em Chapadinha e região




O SENAI/MA informa que foram prorrogadas até 13 de junho as inscrições para o Programa de formação Capacitar que abrange as cidades de Chapadinha, Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto. Para participar do processo seletivo os interessados deverão ter mais de 18 anos e apresentar no ato da inscrição cópia da identidade, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade.
O Capacitar oferece aos municípios mais de 1000 vagas em cursos nas áreas de construção civil e montagem industrial. O programa é gratuito e oferece todo o material didático, uniforme e lanche. O objetivo do Capacitar é qualificar pessoas para participarem do processo de seleção de profissionais para a construção da unidade fabril da Suzano Energia Renovável, além de contribuir com o aumento de empregabilidade e inclusão no mercado de trabalho.
No segmento da construção civil serão oferecidas vagas para os cursos de armador de ferragem, carpinteiro, instalador hidrosanitário, pedreiro, pintor e montador de andaime. Para a área de montagem industrial, os cursos serão nas áreas de caldeireiro, eletricista de força e controle, eletricista instrumentalista auxiliar, eletricista montador, encanador industrial, instrumentalista montador e mecânico.
Horário das inscrições: 8h às 12h e das 14h às 18h
Locais:
- Chapadinha: Escola CAIC – Rua Projetada, S/N – Areial
- Urbano Santos: Centro Social Urbano Peneirão – Av. Zeca Costa, S/N – Centro
- São Benedito do Rio Preto: Secretaria de Educação – é Rua Portílio Sousa, S/N, Centro.
Capacitar
O programa é uma parceria do SENAI com a Suzano Energia Renovável e as prefeituras de Chapadinha, Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto. O Capacitar foi lançado em 19 de abril, nos três municípios maranhenses. Essa iniciativa representa um investimento de R$ 1.8 milhões em formação de pessoas por meio de 13 cursos oferecidos à comunidade dos três municípios.
 A Suzano Energia Renovável
Com início da operação previsto para 2014, a unidade fabril da Suzano Energia Renovável em Chapadinha irá produzir dois milhões de toneladas/ano de pellets de biomassa.
Toda a produção terá como destino o mercado exportador para atender geradoras de energia no exterior, principalmente na Europa, em substituição ao carvão mineral, cuja queima contribui para o aumento do efeito estufa. Por se tratar de partículas desidratadas e prensadas de madeira moída, com elevado valor energético, os pellets se apresentam como a forma mais eficiente de transportar biomassa por longas distâncias.
A Suzano Energia Renovável integra a Suzano Papel e Celulose e oferece ao mercado uma alternativa diferenciada como fonte renovável de energia. A SER contribui para o objetivo de uma matriz mundial energética mais limpa e menos dependente dos combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.
Fotos do Sine de Chapadinha
Informações Blog do Foguinho e Assessoria da Suzano

Parabéns para o Jamilson Publicidade

Hoje Segunda-Feira 04 de Junho.
Nossas Homenagem para o amigo Jamilson Publicidade, desejamos muitas felicidades para ele e toda sua família.
Parabéns.

Parabéns desta Segunda- Feira vai para o amigo Antenor Ferreira do Blog Interligado

Nossos Parabéns  de hoje,04 de junho, vai para o amigo e parceiro Antenor Ferreira do Blog Interligado.
Parabéns


Antenor Ferreira e Namorada Aurinéya Jadão


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger