E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Morte de Criança com Doença Rara e Incurável É Distorcida e Denunciada Como Erro Médico em Rede Social

Por: Alexandre Pinheiro
Samara Almeida Mostra Exames e Laudos da Doença da Filha  

O sofrimento de uma mãe pela morte precoce da filha de 3 anos de idade, acabou sendo usado nas redes sociais da internet para desacreditar médicos e outros profissionais da saúde de Chapadinha, por motivação política.

A Denúncia do Facebook
Em conversa no “bate-papo” reservado do Facebook a mãe diz que a filha chegou ao HCC com 40 graus de febre e que teria morrido após uma auxiliar aplicar medicação não prescrita por médicos. Depois – relata a mãe – outra pessoa que trabalha na saúde do bairro (supostamente uma ACS) teria dito que um médico confirmara o erro da auxiliar e pedira segredo.

A conversa se deu entre a mãe da criança Samara Almeida e um internauta identificado por Rodrigo Lima, que tratou de publicar o diálogo na página do Fórum de Discussão dos Problemas de Chapadinha com o título: MAIS UM ERRO MÉDICO EM CHAPADINHA, seguido de publicação de foto da criança no caixão.

Seguiram ao diálogo mais de 70 comentários ofensivos aos médicos e ao sistema de saúde de Chapadinha.

Doença Rara: Leucodistrofia Metacromática
O blog se interessou pela história e procurou ouvir Samara Alves Almeida, de 25 anos, mãe de Rayanne e de mais um casal de filhos para buscar informações sobre o caso e acabou descobrindo fato importante omitido na denúncia da rede social.  A mãe Samara Almeida disse a nossa reportagem que a filha Rayanne Eduarda Alves Almeida era portadora de uma doença degenerativa rara chamada Leucodistrofia Metacromática. Ainda segundo a mãe, a criança começou a apresentar os primeiros sinais da doença, quando tinha um ano de idade e foi levada a São Luís, passou um mês internada no Materno Infantil, quando uma ressonância definiu o diagnóstico da doença que não havia cura.

Rayanne Eduarda foi atendida também no Hospital Sarah Kubitschek.

Em São Luís, a neuropediatra Maria José, do Materno Infantil, acompanhou o caso da pequena Rayanne Eduarda e revelou à família da criança que a doença era extremamente rara, pois ainda não havia registro dela no Maranhão e a expectativa de vida neste caso era muito reduzida.

Samara Almeida nos falou ainda que a doença é genética e que, de acordo com as recomendações da neuropediatra a criança deveria ser estudada por especialistas numa universidade e aconselhou que o irmão de Rayanne, Pedro Henrique, de um ano e meio de idade, fosse avaliado com o objetivo de verificar se é portador da mesma doença que acometeu Rayanne, o que ainda não foi feito pela família.

Médicos da capital também disseram que devido aos constantes refluxos gástricos a criança poderia desenvolver uma infecção e, por conta disso, a família deveria redobrar a atenção ao alimentar Rayanne, em função da possibilidade de complicações no processo de deglutição, podendo ir a óbito também por engasgue.

Nos últimos meses Rayanne não enxergava e nem andava mais em decorrência da doença e um mês antes de falecer havia sido “despachada” pelos médicos, conforme relatou a mãe.

Informações do HCC
A direção do HCC, após verificar o prontuário informou que Rayanne chegou ao hospital por volta de 8h e foi atendida pela pediatra Tereza Carlota Carvalho Caldas, que tratou da criança e prescreveu os medicamentos indicados para o caso e solicitou um exame de “raio x” que estava sendo realizado no HAPA, quando a criança teve uma parada cardíaca e faleceu, por volta das 10h.

Mãe Não Confirma Denúncia
Durante a entrevista a mãe lembrou do sofrimento que a pequena Rayanne vinha passando no seu último ano de vida e mostrava certa resignação. Indagada sobre quem teria levantando a possibilidade do erro médico ela contou que foi “o Rodrigo Lima que falou que poderia ter sido, porque eu comentei o caso, ele me pediu pra botar no Facebook e eu aceitei”, disse Samara Almeida, finalizando com a afirmação de que nenhum profissional de saúde, médico ou enfermeiro tenha falado ou especulado a possibilidade de erro. 


Recorte da Denúncia do Facebook 

Veja várias fotos do Léo Magalhães em Chapadinha no Hotel Creusa Lopes

O Blog do Foguinho foi convidado pelo amigo Netinho do Vale, para tomar uma cervejinha com o cantor Léo Magalhães e toda sua equipe  no Hotel Creusa Lopes.



O cantor está no hotel com toda sua equipe e aproveitando para se deliciar com uma boa comida Chapadinhense e uma cerveja gelada.
Daqui a pouco léo vai estar na praça do povo realizando um mega show na abertura do São João 2012.



Homem é econtrado morto em avançado estado de decomposição.

Por: Blog Ações e Destaques

Foi encontrado por volta das cinco e meia da tarde de ontem, em estado de decomposição, o corpo de Joselan Diniz Teixeira, de 31 anos de idade.

Foto ilustrativa
O corpo foi localizado pelo irmão da vítima, Nelton Alves Diniz, em uma área de mata, no povoado Vereda, no município de Anapurus-MA.

Segundo relatos da família às polícias civil e militar, Joselan Diniz Teixeira, estava desaparecido há mais de 24 horas. Os familiares só iniciaram as buscas após receberem uma mensagem via celular, de uma mulher, possivelmente ex-namorada da vítima, dizendo que eles deveriam ter bastante atenção com Joselan, pois o mesmo poderia tentar contra a própria vida.

Ao chegarem ao local onde o corpo foi localizado, às polícias encontraram a motocicleta de propriedade da vítima, frascos de bebida alcoólica e outras substâncias, ainda não identificadas.

Devido ao elevado estado de decomposição e, a pedido da família, o corpo não foi encaminhado ao hospital local, sendo velado e sepultado na própria localidade rural Vereda, onde Joselan Diniz Teixeira residia com os pais.

A principal linha de investigação é a de suicídio, haja vista que, não foi encontrado nenhum sinal de violência no corpo da vítima. 

Hoje tem Léo Magalhães na Abertura do são João 2012

O São João 2012 começa a partir das 20h com apresentação da dança Country Encanto Juvenil de  São Luis, e logo após tem um mega show com o cantor Léo Magalhães na praça do povo.

Veja a dança Country Encanto Juvenil de São Luis que se apresentará na praça do povo na abertura do São joão 2012.


O Blog do Foguinho tem o apoio da Chapadinha Celular autorizada Vivo


Veja as fotos do Arraial da Escola Oliveira Roma

A Escola Oliveira Roma realizou ontem, 13, um grande arraial com várias apresentações de danças e quadrilhas.
Fotos:  Kim Pereira  

Divulgue seu arraial em nosso blog gratuitamente contato: 91473880 Foguinho







Veja mais fotos: Clique aqui.
Esse Blog tem o apoio da Chapadinha celular autorizada vivo

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger