E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 10 de julho de 2012

Interditada pela Justiça CDP de Chapadinha, MA recebe viatura para transporte de detentos


Por CN1

Terça-Feira, 10 de Julho de 2012
Adjunto da Sejap, João Bispo Serejo, entrega chave ao diretor do CDP de Chapadinha, Raimundo Peres

Mais um veículo foi entregue pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). Desta vez, a viatura modelo Eco Sport, placa NXP-9407, foi destinada para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chapadinha. O diretor da unidade, Raimundo Peres, recebeu as chaves das mãos do secretário adjunto de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo, na tarde desta terça-feira (10).  

O automóvel, que faz parte da frota de 15 carros que servirão para deslocamento de detentos do sistema carcerário maranhense, é o quarto a ser entregue. Até o momento, foram contempladas as unidades de Bacabal, Açailândia e Timon. “Esse é o quarto carro que entregamos; o quinto irá para Davinopolis”, adiantou o assessor especial da Assessoria de Planejamento da Sejap, Roberto Costa Araújo.    

Todos os veículos servirão para que detentos sejam levados para audiências públicas, atendimentos hospitalares e, se for o caso, transferidos de um município a outro no interior do estado. “Com a política de regionalização, vamos precisar de carros para transferir internos daqui da capital para cumprirem pena em seus municípios de origem”, complementou Serejo.

O diretor do CDP de Chapadinha falou da importância de ter recebido o veículo. De acordo com ele, o único carro disponível para o transporte de detentos estava com muitos problemas mecânicos e, com a chegada do novo veículo, todo o procedimento será agilizado. “Esse carro é de suma importância para o transporte dos internos. Esse é um serviço essencial”, observou Raimundo Peres.

Ele relatou, ainda, que o serviço de transporte dos internos é realizado com freqüência naquela unidade. Ele contou que às terças e quintas são feitos os transportes de internos para as audiências judiciais e, às segundas e sextas, para as unidades hospitalares. “Acredito que por dia temos um total de quatro internos que necessitam serem deslocados para algum destes fins”, pontuou.      

Os carros foram todos caracterizados com os logotipos da Sejap e Governo do Estado. O secretário Sergio Tamer destacou que melhorias estão sendo implementadas no sistema prisional, entre elas o transporte de detentos. “Agora, temos carros exclusivos para o transporte e, com certeza, o interno é quem ganha com isso”, declarou Tamer.

Interdição Parcial  no CDP de Chapadinha continua


















O CDP (Centro de Detenção Provisória de Chapadinha), foi interditado parcialmente na sexta-feira (06), por determinação do Juiz das Execuções Penais da Comarca de Chapadinha, Cristiano Simas de Sousa, por apresentar condições inadequadas de confinamento de presos encaminhados à unidade.

Segunda a Portaria  produzida pelo juiz, além das más condições precárias de salubridade, o CDP abriga presos acima de sua capacidade operacional. A capacidade é para abrigar  40 presos,  o CDP mantém atualmente 75 presos.  


Segundo o Juiz de Execuções Penais, ficou  estabelecido um prazo de 45 (quarenta e cinco dias), para que o CDP  adote medidas urgentes para resolução da problemática observada na Unidade Prisional,  caso não seja cumprido a interdição no CDP será total.

Prefeitura de Mata Roma recebe retroescavadeira do Governo Federal



 
Como estava previsto e este Blog anunciou em primeira mão que a prefeitura de Mata Roma iria receber uma retroescavadeira ainda este ano através Governo Federal e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pelo programa PAC-2, nesta terça (10/07) a retroescavadeira chegou ao município e é com muita alegria que o povo recebe mais um beneficio do governo Federal.

99 municípios foram contemplados e muitos assim como Mata Roma já receberam o beneficio, esperamos que os administradores façam um bom uso em favor da população.
É um beneficio muito importante para o município essa máquina será útil na recuperação, manutenção e construção das estradas vicinais e, também, contribuir para amenizar os impactos da estiagem na região ajudando na abertura de barragens e açudes
A destinação de retroescavadeiras aos municípios através do MDA, de acordo com o representante do Governo Federal, tem como objetivo melhorar a infra-estrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens dos municípios contemplados, destinadas à agricultura familiar.
Fonte: Mata Roma em Foco

Mãos Obra! Escola Agustinho Ribeiro de Aguiar recebe retoques finais para o volta as aulas.

A U.I. Agustinho Ribeiro de Aguiar, localizada no Bairro Novo Castelo, está recebendo os retoques finais na ampliação interna e externa da escola.
A ampliação e reforma foi adquirida através de uma emenda do Deputado Estadual Magno Bacelar, para o município de Chapadinha.

A escola conta com 11 salas de aula, e uma sala destinada ao PROINF, Programa na área de informática, que conta com vários computadores para o uso dos alunos.

A escola vai lecionar aulas para alunos do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, e segundo a Secretária de Educação, Enir Ferreira Lima que está acompanhando de perto a obra da escola, está previsto uma sala para o ensino médio no período noturno implantado pelo Estado.
A previsão para a entrega da obra está prevista para o final deste mês "JULHO", e já no início de Agosto, a escola retornará com as aulas dos alunos.

Segundo o Secretário de Obras, Reginaldo Marinho, a Escola tem uma área construída no total de 438m² e uma área total de 1.067 m², incluindo uma quadra de esporte que já está sendo finalizada para a educação física dos alunos.

A Diretora Darliane Araújo e a Assistente Hildegarde dizem estar muito feliz por esta grande obra, e que todos os dias os pais dos alunos visitam a unidade para ver de perto o avanço e o grande projeto de ampliação e melhoria no espaço físico da escola.



Reciclagem em Chapadinha ! Veja onde vender o ferro, o plástico e o alumínio

Hoje, 10, pela manhã, eu ví uma imagem bastante interessante para a sustentabilidade e lucratividade para várias pessoas que queiram reciclar, vendendo o ferro, o plástico ou o alumínio.
Veja essas imagens na WR reciclagem, localizado no fundo do mercadinho São Marcos.



Esta é uma grande Máquina que faz prensagem do material, em grande quantidade para ser transportado para o estado da Bahia, Ceará e Recife.


Segundo o proprietário da empresa de reciclagem, todo material é de Chapadinha e cidades vizinha, para você que quer doar ou vender o material, a WR reciclagem está localizada no fundo do mercadinho São Marcos.



Essa é uma grande idéia para a lucratividade, e uma forma de ganhar dinheiro reciclando.
Chapadinha é uma cidade que cresce todo dia e aumenta o número de lixo.

Esperamos contar com pessoas interessadas em reciclar papel e outros, para melhorar ainda mais a limpeza das ruas e deixar nossa cidade mais limpa e bonita.

Fica ai a ideía para quem quiser apostar na reciclagem do papel, estou indicando o meu amigo Wilson Baiano, que é o mais interessado, mas o mesmo já me explicou que a porcentagem é baixa e os impostos são altíssimo e a renda acaba sendo muito baixa.
mas mesmo assim ele tem muito interesse no projeto de uma cidade limpa.


4ª CI de Chapadinha presta homenagem ao Tenente Laerte


Cap. Jovan, Ten laerte e Maj Edvaldo
Foi realizado na ultima sexta feira dia 07 uma formatura geral para prestar justas homenagens ao 1º Tenente QOPM Linaldo Laerte Barbosa de Castro, que foi transferido desta Unidade Policial Militar para o 6º Batalhão na cidade de São Luis. Na oportunidade o mesmo recebeu das Mãos do comandante da Unidade Major Edvaldo Mesquita um certificado em reconhecimento ao trabalho prestado junto a esta unidade operacional.

Tenente Laerte sempre foi um oficial de destaque na tropa, por tratar-se de um exemplo de profissional, que chegou na 4ª CI como Aspirante, e hoje já é 1º Tenente, durante este periodo sempre procurou tornar as seções onde trabalho mais dinamica e menos burocratica, demosntrou muita competência e responsabilidade, e com isso ajudou a 4ª CI a manter-se sempre entre as melhores unidades de Policia Militar do MAranhão.

Tenente Laerte sempre teve o respeito e admiração de seus Superiores, pares e subordinados, e é um exemplo de pessoa ao qual muitos procuram se espelhar, exemplo de pai, filho, marido irmão e de companheiro, por estes motivos justo de tal homenagem por parte de todos aqueles que compõe a 4ª CI.

Todos nós que compomos a esta Unidade lhe desejamos muito sucesso nesta nova empreitada, e que por você vai desempenhar suas atividades alcançe o mesmo patamar que obteve na 4ª CI, pedimos ao senhor nosso DEUS que abençõe ricamente sua vida juntamente com seus familiares, e afirmamos que por aqui você deixou grandes amigos, felicidades, são so votos da familia 4ª CI.
Fonte: Blog da 4ª CI.


Chapadinha cumpre 100% da meta da Campanha Nacional de Combate à Poliomielite.



Por: Ações e Destaques


A secretária municipal de saúde, Maria José Pereira Coutinho, fez um balanço positivo da campanha nacional de combate à poliomielite, em Chapadinha, finalizada no último final de semana.
 A meta da campanha em todo o território municipal era imunizar oito mil crianças, resultado alcançado com sucesso em Chapadinha, onde foram vacinadas 100% das crianças menores de cinco anos de idade.

“Eu quero agradecer a cada membro da nossa equipe de saúde, a nossa coordenadora de imunização, Maciane Meireles e, a todos que se empenharam para atingir a meta da campanha contra a paralisia infantil,” frisou a secretária de saúde. 

A secretária destaca que, mesmo com o término da campanha as doses da vacina ainda continuam disponíveis em todos os postos de saúde, espalhados pela cidade.

Fotos e vídeo da Parada Gay em São Luis na Avenida Litorânea neste domingo

Do G1 MA
Travestis fazem perfomance em cima de trio elétrico na Parada Gay de São Luís (Foto: De Jesus/O Estado)


Multidão lota a Avenida Litorânea na Parada Gay de São Luís (Foto: De Jesus/O Estado)Multidão lota a Avenida Litorânea na Parada Gay de
São Luís (Foto: De Jesus/O Estado)
Milhares de pessoas lotaram a Avenida Litorânea neste domingo (8) para fazer frente à luta contra a homofobia na Parada da Diversidade Sexual e Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) que, este ano, traz o lema "São Luís + 400, com Dignidade e Justiça".
A festa começou às 16h e continua sem hora para acabar. Como em todos os anos, as atrações são muitas. Além dos personagens irreverentes que todos os anos aparecem na avenida, trios elétricos e várias bandas animaram a festa.
A parada deste ano contou com a presença de muitos jovens realmente engajados com a causa, como no caso da estudante de hotelaria, Raissa Soares, 19, que acredita que o movimento é importante para mudar a rotina da comunidade gay de São Luís.

Além de militantes, a iniciativa reúne toda a população que apóia a liberdade da preferência sexual e que combate qualquer tipo de violência e preconceito contra os homossexuais. O quarto centenário de São Luís é visto pelos organizadores do evento como uma oportunidade para se avaliar a realidade gay na cidade
"O público GLS, em São Luís, assim como em várias outras cidades do Brasil, permanece escondido, sem tranquilidade e, talvez, até com medo de frequentar lugares comuns a todos com seus parceiros, agindo como tais. Participar da Parada Gay em São Luís não é simplesmente lutar pelos seus direitos e, sim, mostrar a outra parte da sociedade que não é errado ser gay, que somos normais e mais ainda, que estamos aqui", desabafou.
veja o vídeo no Imirante
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger