E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com Fone: (098) 99147-3880

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Polícia Militar apreende motocicleta que realizava manobras arriscadas nas ruas de Chapadinha



Por CN1

Quinta-Feira, 29 de novembro de 2012



Policiais Militares da viatura 043 apreenderam uma motocicleta, modelo Yamaha, cor azul com chassi adulterado, sem farol, painel, pisca e também sem a lanterna traseira.

De acordo com os policiais, a moto transitava na Travessa Coelho Neto, bairro Terras Duras. O condutor realizava manobras arriscadas na via pública, ao  perceber a presença da policia, abandou a moto e se evadiu.

A motocicleta foi encaminhada para delegacia e o caso está sendo investigado pelo 1º Distrito Policial.  

Fotos! Veja como foi o levante do Mastro no pov. Bomsucesso em Mata Roma

Ontem, 28, foi abertura oficial do festejo do povoado Bomsucesso, município de Mata Roma,  a festa  centenária que já é tradição de 2 mastros, que segundo seu Zequinha Correia os, dois mastros simboliza a festa antiga e a festa jovem do povoado em homenagem a Nossa senhora da Conceição.

A festa foi festejada com muita reza na capela e muito tambor de crioula com tradições quilombola que já faz parte da cultura da comunidade.
A festa vai até o dia 08, com a missa e a procissão de Nossa Senhora da Conceição. A festa recebeu gente de várias cidades com um grande público de Mata Roma, Anapurus e Chapadinha.


Em destaque tem o vereador Preto Diniz, o vice Prefeito de Anapurus Ademar, o empresário Araújo Diniz,  o Secretário de finanças de Anapurus Julio Cesar, o vereador de Mata Roma Alfredo Marques, o vereador de Anapurus Anastácio e demais correligionários políticos que se fizeram presente na abertura do festejo de Nossa Senhora da Conceição no povoado Bomsucesso.

O Vereador Preto Diniz, o empresário Araújo Diniz e o Secretário Julio Cesar, demostraram alegria  e animação no levante do mastro que atraiu milhares de pessoas de toda Região.
A festa vai continuar com as novenas e no dia 07, o penúltimo dia,  tem Washington Brasileiro, animando e levantando toda população no festejo mais badalado da Região.
O próximo encontro será dia 07 com a presença da Prefeita Carmem Neto e do futuro Deputado Paulo Neto.
Clique aqui e veja várias fotos  da festa


Clique aqui e veja várias fotos  da festa




Clique aqui e veja várias fotos  da festa
Clique aqui e veja várias fotos  da festa
 Veja a abaixo como foi a dança do tambor de crioula que fez todo munda dançar e se animar
Clique aqui e veja várias fotos  da festa


Loja no centro da cidade de Chapadinha é arrombada por ladrões



Por CN1/Luis Carlos Júnior

Bandidos estouraram o cadeado e  quebraram a porta de vidro para invadir o estabelecimento. É a segunda loja arrombada em menos de três dias no centro da cidade.



Quinta-Feira, 29 de novembro de 2012

Uma loja foi furtada durante a madrugada desta quinta-feira (29), na Rua Celina Araújo, no centro de Chapadinha. Segundo a proprietária, os bandidos levaram vários itens como roupas e cosméticos.  

A vítima disse a reportagem do Blog CN1 que o prejuízo foi em torno de   R$ 4.000,00 (quatro mil reais). “Quando em cheguei na minha loja, o portão estava arrombado,  eles quebraram o cadeado, quebraram todo o vidro e entraram levando  muitos objetos, principalmente cosméticos e camisas”, disse a proprietária da loja que registrou a ocorrência na delegacia de polícia.



Esta é a segunda loja arrombada em menos de três dias  por ladrões  no centro de Chapadinha. Na segunda-feira a loja Mila Fashion localizada na Av. Oliveira Roma, localiza no mesmo quarteirão da loja Caprichosa, foi alvo dos bandidos.

Policiais civis  estão investigando o caso, para  identificar os  autores do crime.

Anapurus! Agora oposição morre, Tina Monteles vence mais uma vez


Quinta, 29 de novembro de 2012




A Minsitra Relatora NANCY ANDRIGHI, negou seguimento, em decisão monocrática, ao recurso interposto pela coligação De Mãos Dadas para Mudar, que pedia a cassação do registro de candidatura da prefeita eleita Tina Monteles.  

Leia abaixo, o teor da decisão:
Publicado em 27/11/2012 no Publicado em Sessão
DECISÃO

Vistos.
Trata-se de recursos especiais eleitorais interpostos pela Coligação De Mãos Dadas para Mudar contra acórdãos proferidos pelo TRE/MA assim ementados (fls. 534 e 557):

RECURSO ELEITORAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. ELEIÇÕES 2012. CARGO DE PREFEITO. CONTAS DE GOVERNO. PARECER PRÉVIO. CARÁTER OPINATIVO. DECISÃO DA CÂMARA MUNICIPAL. APROVAÇÃO DAS CONTAS. CONHECIMENTO. DESPROVIMENTO.

- O órgão competente para apreciar e julgar as contas de governo do prefeito é a Câmara municipal, tendo o parecer prévio do Tribunal de Contas caráter meramente opinativo, não vinculando o Poder Legislativo local.

- Recursos a que se conhecem e negam provimento.


EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO ELEITORAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. ELEIÇÕES 2012. ALEGAÇÃO DE OMISSÃO. INEXISTÊNCIA. REJEIÇÃO.

Na espécie, as Coligações De Mãos Dadas para Mudar e Anapurus É de Todos Nós impugnaram o pedido de registro de candidatura de Cleomaltina Moreira Monteles ao cargo de prefeito do Município de Anapurus/MA nas Eleições 2012 com fundamento na inelegibilidade prevista no art. 1º, I, g, da LC 64/90.

As impugnações foram julgadas improcedentes em primeiro grau de jurisdição, deferindo-se o registro de candidatura de Cleomaltina Moreira Monteles.


O TRE/MA negou provimento aos recursos eleitorais e manteve o deferimento do pedido de registro por entender descaracterizada a inelegibilidade do art. 1º, I, g, da LC 64/90. Afirmou a validade da aprovação das contas pela Câmara de Vereadores, bem como a suspensão dos efeitos de parecer prévio e acórdão do TCE/MA referentes à prestação de contas da candidata no exercício de 2004.


As coligações que impugnaram o registro apresentaram embargos de declaração, os quais o TRE/MA rejeitou.

Seguiu-se a interposição de recurso especial eleitoral pela Coligação De Mãos Dadas para Mudar, no qual alega violação do art. 1º, I, g, da LC 64/90, aduzindo que as contas da candidata do exercício de 2004 foram devidamente desaprovadas pelo TCE/MA e pela Câmara Municipal.

Sustenta que no segundo mandato como prefeita municipal, a candidata conseguiu que a Câmara Municipal votasse novamente suas contas já desaprovadas; todavia, essa segunda votação não poderia ter ocorrido.

Ademais, argumentou que:

a) as contas já tinham sido desaprovadas;

b) a retratação pelo Poder Legislativo é ilegal;

c) o procedimento violou o art. 58 da Lei Orgânica Municipal e houve grave influência política;

d) o decreto que anulou a desaprovação das contas não poderia também aprová-las;

e) o procedimento administrativo possui todos os seus atos administrativos autenticados em outro município.

O recorrido não apresentou contrarrazões (fl. 576).

A Procuradoria-Geral Eleitoral opina pelo não conhecimento do recurso especial (fls. 584-586).

Relatados, decido.

A caracterização da inelegibilidade prevista no art. 1º, I, g, da

LC 64/90 pressupõe a rejeição de contas relativas ao exercício de cargo ou função pública por decisão irrecorrível proferida pelo órgão competente em razão de irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, salvo se essa decisão for suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

Na espécie, o TRE/MA, após requisitar e analisar documentação complementar, concluiu que as contas em questão foram aprovadas pela Câmara de Vereadores de Anapurus, que rejeitou o parecer prévio do TCE/MA, sendo respeitados os direitos constitucionais e o quórum mínimo para desconstituição do referido parecer. Afirmou, ainda, que os efeitos do parecer prévio e do acórdão do Tribunal de Contas foram suspensos, prevalecendo a decisão da Câmara Municipal.

Conclusão diversa - no sentido da invalidade do segundo pronunciamento da Câmara de Vereadores e prevalência da primeira decisão que desaprovou as contas - demandaria o reexame de fatos e provas, providência inviável em sede de recurso especial, a teor do disposto na Súmula 7/STJ.

Forte nessas razões, nego seguimento ao recurso especial eleitoral, nos termos do art. 36, § 6º, do RI-TSE.
Publique-se.

Brasília (DF), 23 de novembro de 2012.

MINISTRA NANCY ANDRIGHI

Relatora
Extraído Do Blog do William Fernandes

Veja daqui a pouco a festa do levante do mastro no Bomsucesso em Mata Roma

Daqui a pouco nós iremos mostrar como foi a festa do levante do mastro no povoado Bomsucesso no município de Mata Roma.





Encontro Entre Danúbia e Belezinha Inicia Transição


O encontro entre as prefeitas Belezinha (eleita, em 7 de outubro) e Danúbia Carneiro teve local diferente do anunciado, mas aconteceu na tarde de hoje, como previsto. A reunião foi no prédio da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de atuais e futuros secretários municipais, além de Danúbia e Belezinha.

Fotos acima: João Damiani
Após a abertura do evento, feita pela prefeita Danúbia, Belezinha reiterou compromisso com a melhoria da cidade, com a transparência na administração e relatou alguns desafios exigidos e dificuldades impostas pela gestão pública atual.

Deliberações
Durante a reunião as equipes responsáveis por cada área foram apresentadas e marcaram reuniões setoriais de trabalho para a próxima segunda-feira (3). Na oportunidade a prefeita Belezinha indicou a filha Karol Pontes como presidente da comissão de transição.

Elegância de Parte a Parte
Quase todos os presentes falaram durante o encontro. Enquanto a equipe de Danúbia desejava sucesso à futura gestão, o grupo de Belezinha era só elogios à atual prefeita pela iniciativa da transição inédita na política chapadinhense.

Conversa Reservada
Depois de encerrada a reunião Danúbia e Belezinha conversaram a sós no gabinete da secretária de educação. O teor da conversa não foi revelado.


Tribunal do Júri se reúne nesta quinta-feira para julgar homicídio de comerciante em Chapadinha



Por CN1/Luis Carlos Júnior

Quarta-Feira, 29 de novembro de 2012




O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Chapadinha,  estará reunido amanhã (29) para julgar o réu,  Antonio José Machado Almeida, vulgo “Rambo”,  pelo  crime, tipificado como o de homicídio simples, que ocorreu no dia 22 de agosto de 2005, em Chapadinha.

O réu Antonio José Machado – o “Rambo” é acusado de matar com golpes de faca, o comerciante Francisco Lívio Monteiro Vasconcelos.  De acordo com o processo, o crime ocorreu durante um desentendimento entre a vítima e o acusado. Ambos estavam trabalhando no açougue que Lívio era proprietário.

O acusado  foi preso e  libertado para responder o crime em liberdade. 
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl