E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer morre aos 104 anos

Arquiteto de 104 anos estava internado desde 2 de novembro em Botafogo.

Reconhecido internacionalmente, ele faria 105 anos em 15 de dezembro.

G1

O arquiteto Oscar Niemeyer (Foto: Reuters)Arquiteto morreu, aos (Foto: Reuters)
Infográfico Niemeyer (Foto: Arte/G1)



O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em15 de dezembro. A morte dele foi confirmada às 21h55.
Nesta quarta-feira (5), um boletim médico informava que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave.
Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.
O hospital informou também que a piora do quadro clínico do paciente aconteceu após a visita do médico Fernando Gjorup nesta quarta-feira.
Histórico de internações
O arquiteto foi internado várias vezes ao longo dos últimos anos. A última foi em 2 de novembro, quando voltou ao Samaritano, seis dias depois de ter recebido alta. Desta vez, Niemeyer foi submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória.
No dia 13 de outubro, o arquiteto deu entrada no Hospital Samaritano após sentir-se mal, apresentando um quadro de desidratação. Ele ficou internado por duas semanas.
Em maio, Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.
Em 2010, Niemeyer também foi internado em abril, devido a uma infecção urinária.
Em 2009, o arquiteto ficou internado por 24 dias no Samaritano, entre setembro e outubro, após dores abdominais. Ele chegou a passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino grosso, uma semana depois de ter sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula.
Em junho do mesmo ano, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.
Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.
Filha do arquiteto morreu em junho
A designer Anna Maria Niemeyer, única filha de Oscar Niemeyer, morreu aos 82 anos, em consequência de um enfisema pulmonar, em 6 de junho.
Segundo o administrador Carlos Oscar Niemeyer, filho de Anna, o avô esteve pela última vez com sua mãe, três dias antes, durante uma visita ao Hospital Samaritano, onde Anna Maria ficou mais de 40 dias internada.
Ainda de acordo com Carlos Oscar, durante o tratamento, Anna chegou a receber alta, mas voltou a ser internada no dia 1º de junho. Ela teve cinco filhos,13 netos e quatro bisnetos.
Carlos Oscar contou que sua mãe e o avô eram muito próximos e costumavam se falar todos os dias. Ele disse que Niemeyer ficou muito abalado ao receber a notícia da morte da única filha.
"O pai receber a notícia da morte de um filho é uma coisa extremamente difícil, imagina para um pai de 104 anos, a situação é ainda mais complicada", comentou Carlos, durante o sepultamento de Anna Maria Niemeyer.
Oscar Niemeyer manifestou vontade de ir ao enterro da filha no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Mas, de acordo com os parentes, ele não compareceu após os médicos avaliarem que as condições de saúde do arquiteto não eram favoráveis.
Visita à Passarela do Samba
Em fevereiro, Niemeyer fez uma visita ao Sambódromo, durante a fase final das obras de reforma da Passarela do Samba que mantiveram o traçado original que o arquiteto projetou há 30 anos. Ele enfrentou o sol forte de meio-dia e percorreu num carrinho aberto toda a extensão da Avenida.
"Está muito bom. Melhorou muito. Este não é um trabalho só meu, é o trabalho de um grupo. Estou entusiasmado", disse Niemeyer, na ocasião.
O projeto de Niemeyer previa um equilíbrio entre os dois lados da Sapucaí, como se fosse um espelho. Com a obra, a Sapucaí passou a ter 12.500 lugares a mais, podendo acomodar 72.500 pessoas.
Trabalho em ateliê para festejar 104 anos
Autor de mais de 600 projetos arquitetônicos, Niemeyer decidiu festejar os seus 104 anos do jeito que mais gostava: trabalhando em seu ateliê de janelas amplas diante da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Em agosto de 2011, ele lançou o livro "As igrejas de Oscar Niemeyer" (Editora Nosso Caminho), na galeria de um shopping da Zona Sul do Rio.
Embora ateu convicto, o arquiteto selecionou fotos e desenhos das 16 obras religiosas, entre capelas e igrejas, que realizou ao longo de sua carreira.
"As pessoas se espantam pelo fato de, mesmo sendo comunista, me interessar pelas igrejas. E a coisa é tão natural. Eu morava com meus avós, que eram religiosos. Tinha até missa na minha casa. E eu fui criado num clima assim. Esse passado junto da família me deixou com a ideia de que os católicos são bons, que querem melhorar a vida e fazer um mundo melhor", explicou Niemeyer, na ocasião.


FOTOS: Clique aqui ! Obras de Oscar Niemeyer

Veja as fotos dos Formandos que comemoram vitória na colação de grau em Chapadinha.





Trinta e quatro concludentes do primeiro semestre de 2012 receberam o grau, segunda (3), no Auditório Central do CCAA, sendo nove formandos do Curso de Agronomia, 10 de Zootecnia e 15 do Curso de Ciências Biológicas.

O diretor do Campus, Jocélio dos Santos Araújo, falou que os cursos que são oferecidos pela Instituição têm haver com a necessidade do Município. “Nós temos hoje 650 alunos e muitos deles se sobressaem no mercado de trabalho. A demanda da nossa região por profissionais que ajudem na sustentabilidade e na diminuição da taxa de pobreza, que ainda é visível no nosso Município, é muito grande. Mas nosso Campus tem sido de grande valia na região, além de ser o único Centro que possui mestrado no interior. O corpo docente é altamente qualificado e a maioria dos professores são doutores, o que torna a formação dos alunos ainda melhor”, concluiu.

O Paraninfo oficial José Roberto Brito de Freitas, do curso de Agronomia, em seu discurso, ressaltou que é uma honra participar desse momento especial e saudou os pais, os chamando de colegas na arte de ensinar. Já a oradora Tianyara Silva Monteles, formanda do curso de Ciências Biológicas, demonstrou a emoção em ser a oradora da turma e agradeceu a Deus pela força durante os quatro anos e meio de estudos.

Na ocasião, a Pró-Reitora de Ensino, Sônia Almeida, que estava representando o reitor Natalino Salgado, falou da importância da família nesta etapa da vida dos formandos.


Fonte: UFMA
Extrarido do Ações e Destaques

Governo do Estado divulga novo edital para construção do Hospital em Chapadinha




A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou, na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União e em jornais locais de grande circulação, os novos editais de licitação para a construção dos hospitais macrorregionais de Imperatriz, Caxias, Pinheiro e Santa Inês. Também foi republicado o edital para a construção do Hospital Geral de Chapadinha.
A publicação se deu após a anulação do processo licitatório motivada pela necessidade de adequação dos editais de licitação exigida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição financiadora das obras. De acordo com as normas do BNDES, os editais devem estar em consonância com a Lei Federal 866/93 e os antigos editais obedeciam à Lei Estadual 9.579/2012 que trata de licitações e foi elaborada com a participação de órgãos de controle estaduais e federais como o Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Os hospitais de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz terão uma área construída de 5.526 metros quadrados cada um. Essas novas unidades de saúde da rede estadual terão, individualmente, capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI.
As unidades de saúde terão, cada uma, centros cirúrgicos com quatro salas e os hospitais disporão ainda de centros de imagem para exames de tomografia, Raio-X, ultrassonografia, mamografia e endoscopia.
Os quatro hospitais colocarão à disposição dos pacientes o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), bem como laboratórios de análises clínicas.  O município de Chapadinha terá um Hospital Geral com capacidade de 50 leitos.
Os novos hospitais integram a segunda etapa do Programa Saúde é Vida, mantido pelo Governo do Maranhão. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões, o Programa Saúde é Vida foi concebido com o objetivo de construir, equipar e ajudar a operacionalizar hospitais em municípios maranhenses.
do Blog do Gilberto Léda

Em Chapadinha Aposentado é vítima de saidinha bancária, prende ladrão e recupera o dinheiro



Por CN1/Luis Carlos Júnior

"Esse dinheiro é meu, em dois dias eu vendi 15 redes e oito duzias de pano de prato, eu sou gente boa", declarou o piauiense  Maximiano Alves de Freitas na delegacia.

Quarta-Feira, 05 de dezembro de 2012




Chapadinha - O aposentado Dionísio Pereira de Oliveira, 63 anos foi vítima no final da manhã desta quarta-feira (05) na cidade de Chapadinha do golpe conhecido como “saidinha bancária”. 

Em entrevista ao Blog CN1, o aposentado disse que após  sacar R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais) do banco do Nordeste, caminhava em direção a agencia dos correios quando em frente a câmara municipal, foi abordado por um individuo que lhe pediu ajuda para colocar cerca de 5 quilos de arroz em outra sacola, pois a mesma havia furada. “Ele pediu pra eu colocar a mão no fundo da sacola porque estava derramando o arroz, foi quando o  parceiro dele chegou com duas sacolas para fazer a transferência do  arroz e foi ai que percebi que o outro estava próximo de  mim, em segundos  bati a mão no bolso e senti a falta do meu  dinheiro”, contou a vítima.



Após perceber que tinha sido roubado, a vítima foi trás de um dos  bandidos. “Consegui seguir um deles, ao chegar próximo  ao Armazém  Paraíba alcancei ele e perguntei pelo meu dinheiro. Pedi pra alguém chamar a polícia e fiquei aguardando juntamente com populares foi quando o bandido me disse para não chamar a polícia, porque  ele não queria ser preso e que me devolveria os 950 reais”, concluiu seu Dionísio.



Maximiano Alves de Freitas, 40 anos  natural de Teresina foi encaminhado para delegacia na qual negou que tenha roubado a vítima. Disse que está em Chapadinha há dois dias e que é vendedor de rede e pano de prato. Ele confirma que pediu o favor a vítima para segurar a sacola de arroz que estava furada, mas não conhece a outra pessoa (comparsa) que apareceu para ajuda-lo. Em relação aos 950 reais, Maximiano tentou explicar o inexplicável. "Esse dinheiro é meu, em dois dias eu vendi 15 redes e oito duzias de pano de prato, ofereci dinheiro para não ser preso, eu sou gente boa", declarou Maximiano. Com ele a policia apreendeu ainda R$ 585,00 (quinhentos e oitenta e cinco reais). A polícia investiga a origem deste dinheiro e se a identidade que ele apresentou é verdadeira. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial. 

Veja a agenda Cultural em Chapadinha, Brejo e Mata Roma


Dia 06- Quinta-feira-na cidade de Brejo: Banda Líbanos e Tropykália.

Dia 07-Sexta-feira- na cidade de Brejo: Forró Sacode

Dia 07-Sexta-feira-Em Bomsucesso-Washington Brasileiro

Dia 08-Sábado Itamaraty- na cidade de Brejo

Dia 09-Domingo-Damares em Chapadinha.




Dia 06- Quinta-feira-na cidade de Brejo: Banda Líbanos e Tropykália.

Dia 07-Sexta-feira- na cidade de Brejo: Forró Sacode

Dia 07-Sexta-feira-Em Bomsucesso-Washington Brasileiro

Dia 08-Sábado Itamaraty- na cidade de Brejo

Dia 09-Domingo-Damares em Chapadinha.

Candidatos querem a anulação do concurso da Segurança Pública no MA


É geral a reclamação dos candidatos que fizeram o concurso da Segurança Pública no Maranhão no último fim de semana. Após a prisão de uma quadrilha que tentou fraudar o concurso em São Luís e no interior do Estado, vários candidatos querem a anulação.
Centenas deles, segundo o blog do Luís Cardoso, ingressarão na Justiça pela anulação do concurso. Eles marcaram um grande encontro nesta sexta-feira, 7, na porta do Ministério Público Estadual (MP/MA), para que seja solicitada a Secretaria de Segurança Pública a anulação das provas.
Mais de 76 mil pessoas participaram do concurso para a SSP em três cidades
Mais de 76 mil pessoas participaram do concurso para a SSP em três cidades
Muitos desses candidatos estão revoltados com a decisão do secretário de Segurança, Aluísio Mendes, que afirmou que o concurso não será anulado.
Segundo Aluísio Mendes, “a ação da polícia evitou que o concurso fosse fraudado. Não há nenhuma possibilidade de algum candidato ter sido beneficiado com essa tentativa de fraude”.
Mesmo assim, os candidatos alegam que não houve concentração no momento das provas por conta das prisões dos envolvidos na fraude.
Durante a operação da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), foram presas 27 pessoas que tentaram fraudar o concurso. Entre os presos está o líder da quadrilha, Antônio Ferreira Lima Sobrinho, que tem histórico de aprovação em vários concursos no Brasil e fazia prova na cidade de Caxias.
Em média, cada candidato pagou R$ 15 mil pela aprovação. A quadrilha atuava em vários estados do Brasil. A maneira de fraudar os concursos envolvia duas técnicas: uma era com alteração do nome dos candidatos, permitindo que eles ficassem dentro de uma mesma sala. O gabarito era transmitido dentro dessa sala aos demais candidatos.
A outra tentativa era que o líder da quadrilha fazia a prova, fotografava o gabarito da prova e transmitindo via mensagem de celular para os outros candidatos.
Fonte: Luis Pablo
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger