E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Charles Bacellar anuncia que Chapadinha conquistou a construção de uma UPA no município





Chapadinha terá uma UPA ( Unidade de Pronto Atendimento ) de porte II, a informação foi dada pelo secretário de saúde Dr. Charles Barcellar, na noite da última segunda-feira ( 25 ). Durante a reunião da CIR ( Comissão Intergestora Regional ) realizada na cidade de São Bernardo, foi apresentada a contemplação do município de Chapadinha.
 Em todo o país foram aprovadas 225 unidades, para o Maranhão foram 8, entre elas a de Chapadinha.

"O secretário de saúde  já encaminhou a documentação para o Governo do Estado que posteriormente, deve ser encaminhada para o Ministério da Saúde. Um dos critérios para a implantação da UPA é um número populacional de 100 mil a 200 mil habitantes. Como a região de Chapadinha atende a 13 cidades, o número é bem superior a esse total”, disse a secretário adjunta de saúde, Valnice Meneses.

Ainda durante a reunião ficou decidido o calendário anual da CIR para última segunda-feira de cada mês. E os municípios, que compõem a regional, devem fazer um levantamento da capacidade instalada com referencia ao que podem realizar de cirurgias eletivas.

Na oportunidade também, foi debatida a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) que substitui a Programação Pactuada Integrada (PPI) de 2004 e define uma nova repactuação de recursos, serviços e ações de saúde que serão desenvolvidos com qualidade em cada uma das 19 regiões do Maranhão.


Participaram da reunião os secretário de saúde de São Bernardo, Antonio José Carvalho Duailib, de Chapadinha, Charles Barcellar, de Milagres, Marlene Maria Caldas, de Anapurus, Genaro Alves Vieira, de Santa Quitéria ( representante ), Elisabeth de Sousa Correa, Brejo, Lílian Caldas, Santana do MA, Sandra Maria da Costa e Tutóia, Francisco José Carvalho (representante).

O que são UPAS porte II

Uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. ( MS )

UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.
 



Por: ASCOM/PMC


Veja abaixo essa matéria que o Blog do Foguinho fez em São Luis, na UPA do Bairro Vinhais e fala sobre o atendimento das UPAs no Maranhão.


A UPA, Unidade de Pronto Atendimento, um projeto criado no Governo Roseana Sarney e com o Secretário de Saúde Ricardo Murad, está sendo elogiado em todo país, por ser um sistema de saúde diferente e com qualidade total.
Uma visita na UPA do Bairro Vinhais, percebi de perto o atendimento e o respeito pelo paciente que ali se encontra em busca de saúde. ao chegar na UPA você encontra uma equipe de recepcionista que trata todo mundo com educação, incluindo a equipe de enfermagem e equipe médica que  procura oferecer o melhor para o paciente.
Os exames são de total qualidade que podem ser recebido em um prazo com menos de 6 hs, e podem ser retirado através da internet em qualquer lugar do país ou na recepção da UPA.

As salas são todas limpas e higienizadas,  comportando toda estrutura de um mega hospital de emergência.
A UPA atende pacientes de todo Maranhão. Em São luis tem 5 unidades e várias outras no interior do estado.
Parabéns ao Secretário de Saúde Ricardo Murad pelo Grande projeto voltado para a saúde do povo maranhense.




0 comentários em “Charles Bacellar anuncia que Chapadinha conquistou a construção de uma UPA no município”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger