E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 12 de março de 2013

Anapurus! Prefeita Tina Monteles e CODEVASF convida a população para uma palestra Sexta-feira


Conheça um pouco sobre a atuação da  Codevasf  na Região e qual a finalidade de estar na cidade de Anapurus para levar mais crescimento e desenvolvimento para a cidade.
A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. Com a Lei Nº 12.196, sancionada em 14 de janeiro de 2010, passa a atuar também nos vales dos rios Itapecuru e Mearim, no estado do Maranhão.
A Empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro.
Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações. Um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação.
Por meio das PPPs (Parcerias Público-Privadas), a Companhia tem buscado parceiros para viabilizar importantes projetos de irrigação em andamento.
A Codevasf participa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, implantando obras em diversos municípios, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.
Uma ação de destaque na área de responsabilidade social é o Projeto Amanhã, através do qual a Empresa promove a capacitação profissional de jovens rurais em atividades agrícolas e não agrícolas relacionadas com as necessidades do mercado regional.

Os programas e as ações da Codevasf têm como foco principal o desenvolvimento regional. A revitalização da bacia do rio São Francisco, os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (Planap), o Projeto Amanhã, o Programa de Desenvolvimento Florestal, as ações ambientais, entre outras iniciativas, permitem que a Companhia crie novas perspectivas e oportunidades para a comunidade. Apesar de representarem potencial de desenvolvimento, essas ações precisam ser articuladas visando contribuir para organização, crescimento e melhoria da economia regional, gerando emprego e renda para a população.
Todos esses programas exigem gerenciamento, acompanhamento, operacionalização, articulação institucional, fiscalização e implementação, além de um grande esforço empreendedor. Em geral, são medidas que partem de uma realidade que têm como característica básica a escassez de iniciativas ou trabalhos concretos. Os programas e as ações da Codevasf promovem mudanças e permitem que o crescimento chegue à sociedade.

área de atuação da Codevasf compreende os vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, conforme a Lei Nº 12.196, sancionada em 14 de janeiro de 2010.
Em continuidade ao modelo de desenvolvimento adotado para a bacia hidrográfica do rio São Francisco, idealizado pelas antecessoras Comissão do Vale do São Francisco – C.V.S.F e Superintendência do Vale do São Francisco – SUVALE, a Codevasf adotou a bacia hidrográfica como unidade de planejamento, princípio determinante para atuação na bacia do rio São Francisco e que foi extendido às bacias hidrográficas dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim.
Conhecer as potencialidades das regiões é o primeiro passo para planejar as ações promotoras do desenvolvimento, pois além de exibir o resultado da ação da Companhia, os pólos fornecem dados animadores, na área da agricultura irrigada, nas estações de piscicultura, nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) ou na revitalização das bacias hidrográficas.
A partir da identificação das bacias e das potencialidades das regiões, a Codevasf apresenta alguns aspectos relacionados às características de cada região. Nos itens municípios estão os links onde são encontradas mais informações dos vales, como relação dos municípios integrantes de cada uma das oito Superintências Regionais – SRs e mapas de suas localizações.




0 comentários em “Anapurus! Prefeita Tina Monteles e CODEVASF convida a população para uma palestra Sexta-feira”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger