E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Prefeita Belezinha consegue Centro de Hemodiálise para Chapadinha


A prefeita Ducilene Belezinha anunciou na noite desta quinta-feira ( 18 ), mais conquista para o município junto ao Governo do Estado, através da Governadora Roseana Sarney e do secretário de estado de saúde, Dr. Ricardo Murad. Um Centro de Hemodiálise para Chapadinha e região do Baixo Parnaíba e Alto Munim, com capacidade de 60 cadeiras. O tamanho da área já foi definido e será de 8.400 metros quadrados.

Só em Chapadinha 12 pacientes fazem tratamento e todos precisam de acompanhantes para as viagens realizadas 3 vezes por semana para as sessões de hemodiálise em São Luís. O tempo de cada sessão dura em média até 4 horas. Se se levar em conta o tempo médio da viagem de ida e volta da capital cerca de sete horas e somado mais o tempo da sessão é um dia inteiro de tratamento fora de casa, o que provoca desgaste ao paciente já fragilizado por causa do medicamento.

“Estou muito feliz com essa conquista para o povo chapadinhense. Nós já estávamos tratando desse assunto com o secretário de estado Dr. Rocardo Murad já há algum tempo e hoje, o sonho de ter um centro de Hemodiálise em Chapadinha está perto de ser realizado”, declarou Ducilene Belezinha.

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Uma sessão convencional de hemodiálise tem, em média, a duração de 4 horas e freqüência de três vezes por semana. Entretanto, de acordo com as necessidades de cada paciente, a sessão de hemodiálise pode durar três horas e meia ou até mesmo cinco horas, e a freqüência pode variar de duas vezes por semana até hemodiálise diária em casos selecionados, como a dialisse kn.

ASCOM/PMC

0 comentários em “Prefeita Belezinha consegue Centro de Hemodiálise para Chapadinha”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger