E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CHAPADINHA: Prefeita Recebe Comissão de Saúde da Assembleia e Acompanha Vistoria nos Hospitais


Ascom/PMC

A vistoria aconteceu na tarde da desta quarta-feira (06), quando a Comissão de Saúde formada pelas deputadas Valéria Macedo (PDT), Cleide Coutinho (PSB) e Francisca Primo (PT), se reuniram com a prefeita Ducilene Belezinha, secretário municipal de Saúde, Charles Bacellar, adjunta Valnice Meneses, vereadores irmão Carlos, Murici, Marcelo Meneses, Raimundinha, Márcia Gomes e Francisca Aguiar, membros do Conselho Municipal de Saúde e equipe técnica para apresentação dos relatórios de funcionamento das unidades de saúde do município referentes aos anos de 2012 e 2013.


O primeiro local a ser visitado foi o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde a comitiva passou por todas as instalações da unidade. Na sala de Raio X, enfermaria, consultórios, farmácia, setor de emergência e até centro cirúrgico. E em cada departamento, foram tiradas dúvidas e apresentados esclarecimentos de como os trabalhos estão sendo desenvolvidos no hospital.


A segunda parada, do grupo, foi no Centro de Saúde Benu Mendes, que vem passando por constantes melhorias na gestão da prefeita Ducilene Belezinha. Desde que assumiu o governo Ducilene Belezinha tem investido em pessoal e equipamentos para proporcionar condições dignas de saúde à população de Chapadinha. E isso pode ser constatado pela própria comissão que, após vistoriar as duas unidades de saúde, falou com propriedade que o município está cumprindo com suas obrigações e que necessita de mais recursos para oferecer à população mais qualidade de vida.


Como médica e gestora hospitalar me acostumei a seguir de constatação: se o hospital tem demanda é porque o povo vai atrás, e se vai atrás é porque tem atendimento! Onde fui hoje, aqui em Chapadinha, achei uma demanda grande, achei cirurgiões, achei médicos, achei enfermeiras, o que não achei foi ajuda do governo do estado. Eu lamento muito isso. Nas cidades que já fui participando da comissão, vi que todas estão de mãos estendidas precisando de ajuda. O que vi pela intenção da prefeita e de sua equipe é o de fazer muito, mas sem recurso não se faz nada”, disse a deputada Cleide Coutinho vice-presidente da comissão de saúde da assembléia.

A comissão de saúde da assembléia legislativa esteve em Chapadinha, após denúncia de que o município não estaria apresentando condições de atendimento à população, mas após a inspeção a presidente da comissão, deputada Valéria Macedo, adiantou que a administração de Chapadinha, dentro de suas limitações financeiras, está realizando seu trabalho.

A comissão, que é representativa, ou seja, representa o Governo do Estado e seus deputados, é formada por mim, que sou enfermeira e por mais duas médicas, que conhecem bem a realidade da saúde pública em nosso Estado. Para a saúde funcionar qualquer em município, tem que haver contrapartida dos governos estadual e federal. Nós estamos aqui e visitamos as instalações dos hospitais. De acordo com a denúncia, o hospital não estaria atendendo todo o município, mas o que constatamos, após as visitas, foi que há uma grande demanda não só de pacientes de Chapadinha e que o hospital está funcionando com a presença de médicos ortopedistas, anestesistas e clínicos. Vimos que há dificuldades e que tem a ver com recursos que não estão chegando no município. Vimos uma boa vontade da prefeita em trabalhar e resolver os problemas da saúde na cidade, mas ela precisa da contrapartida dos governos estadual e federal. A demanda é crescente e saúde é cara, precisa de investimento”, disse a deputada Valéria Macedo do PDT, que é presidente da comissão de saúde.

Ainda de acordo com a deputada, após a vistoria, a comissão deve elaborar um relatório contendo todas as informações adquiridas na cidade, quanto aos serviços que estão sendo oferecidos, tais como: exames, consultas e cirurgias e, também, com relação às dificuldades de se manter um hospital que não atende apenas a pacientes do município, bem como a pacientes de cidades vizinhas. A parlamentar informou que apresentará o relatório ao secretário de estado de saúde e também ao presidente da assembléia legislativa para que o município possa receber recursos do governo do estado.

0 comentários em “CHAPADINHA: Prefeita Recebe Comissão de Saúde da Assembleia e Acompanha Vistoria nos Hospitais”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger