E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pedrinhas está proibido de receber presos do interior e cidade de Brejo ganhará um novo presídio



Presídios de São Luis estão proibidos de receber presos do interior.

O juiz Roberto de Paula, que responde pela 1ª Vara de Execuções Penais de São Luis, determinou através da Portaria nº 105/2013 a interdição parcial de todas as unidades prisionais de São Luis para recebimento de presos provisórios e definitivos, salvo dos Termos Judiciários da Comarca da Ilha de São Luís, até que sejam feitas as reformas e construções anunciadas para superar a superlotação e o domínio das facções criminosas.
Para elaborar o documento, Roberto de Paula destacou que o governo do Estado decretou, em outubro deste ano, o estado de emergência no sistema penitenciário do Maranhão, pelo período de 180 dias. Na oportunidade, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária anunciou a construção de um presídio de segurança máxima na capital, bem como a recuperação dos já existentes, a reforma e ampliação das unidades de Coroatá, Codó e Balsas e a conclusão da construção do presídio de Imperatriz.
O secretário anunciou, ainda, diversas obras em Açailândia, Pedreiras, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra e Brejo, com a previsão de que, até dezembro do ano que vem, sejam criadas mais 2.800 vagas em unidades prisionais maranhenses, eliminando o déficit carcerário no Maranhão. “Levamos em consideração, também, o fato de que até a construção e reforma de unidades prisionais no Complexo Penitenciário de São Luís, as unidades permanecerão com superlotação insuportável e desumana”, ressaltou o juiz.
“Essa superlotação torna inadmissível que as unidades prisionais da capital continuem recebendo diariamente presos provisórios e definitivos do interior do Estado, eis que só fomenta mortes e violência entre os presos”, continuou Roberto de Paula.
A Portaria já está em vigor, e cópias foram enviadas ao Tribunal de Justiça, à Corregedoria Geral da Justiça, ao Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária.
A cidade de Brejo que tem pouco policiais, concerteza vai aumentar o numero do efetivo com a chegada de mais PM no Maranhão. Mas o povo não aprova muito a idéia da construção do presídio na cidade.
Espero que a construção deste presídio na cidade de Brejo seja com a total segurança e que receba somente os presos daquela cidade e cidades vizinhas.
O Prefeito Dr. Omar já solicitou do Governo do Estafo reforço policial para combater a violência e a criminalidade que vem aterrorizando os moradores.
Vamos aguardar mais informações.

Com contribuições do Blog do Neto Ferreira

0 comentários em “Pedrinhas está proibido de receber presos do interior e cidade de Brejo ganhará um novo presídio”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger