E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Novo prefeito de São Benedito do Rio Preto derruba prédios públicos


A nova administração de São Benedito do Rio Preto começou avassaladora e já começou a trabalhar. Um dos primeiros atos do prefeito José Maurício Carneiro Fernandes, o Dr. Maurício (PMDB), foi derrubar prédios públicos.
Um deles fica na Praça Ribamar Fernandes, recém reformada e inaugurada pelo ex-prefeito do município, Dr. Creomar Mesquita (PL). Na praça, Creomar havia construído um local com dois banheiros e um ponto para lanchonete, mas o novo prefeito achou melhor derrubar a obra.
Flagra do momento exato em que a obra é derrubada a mando da atual gestão de São Benedito do Rio Preto. Foto: Reprodução
Flagra do momento exato em que a obra é derrubada a mando da atual gestão de São Benedito do Rio Preto. Foto: Reprodução
Outra ação da nova administração de São Benedito do Rio Preto foi derrubar um prédio construído na Avenida Brasil, onde deveria funcionar a escola de informático do município. O motivo para tal ato foi o mesmo do anterior: a obra foi construída pelo ex-prefeito Creomar Mesquita. A população de São Benedito do Rio Preto anda assustada com a birra e tais atitudes de Dr. Maurício.
Corre ainda a conversa de que ele pretende derrubar também o mercado público municipal e acabar com o campo de futebol da cidade. Resta esperar pra saber se é boato ou verdade.
Outros fatos que também estão deixando a população preocupada aconteceram na área da saúde. Uma mulher deu a luz a uma criança no corredor do hospital do município, pois no momento não tinha médico, nem enfermeiras para realizar o parto.
Flagra do momento exato em que a obra é derrubada a mando da atual gestão de São Benedito do Rio Preto. Foto: Reprodução
Flagra do momento exato em que a obra é derrubada a mando da atual gestão de São Benedito do Rio Preto. Foto: Reprodução
Ainda nesta semana, um grave acidente ocorrido no bairro Miguel Fernandes deixou dois condutores de moto bastante feridos. Também por falta de médico no Hospital Cassy Magalhães, foi preciso encaminhá-los para São Luis.
Como se percebe, para quem prometeu começar sua administração priorizando a saúde, a situação não é nada animadora com esses acontecimentos.

Extraído: Luis Cardoso.

Escolhidas as empresas que vão construir hospitais em Chapadinha e macrorregionais


O secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva.
O secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva.
O secretário-chefe da Casa Civil do Maranhão, Luis Fernando Silva, cumpre agenda, nesta terça-feira (08) em Pinheiro. Ele deve anunciar que, com a conclusão da correspondente licitação, foram definidas, ontem (07), as empresas responsáveis pela construção dos hospitais macrorregionais de Pinheiro, Santa Inês, Imperatriz e Caxias.
A construção dos hospitais de Pinheiro e Santa Inês ficará a cargo da Star Construções. Já os de Imperatriz e Caxias serão construídos pela Dimensão Engenharia.
De acordo com a Secretário de Saúde, o próximo passo é a homologação do processo, que deve ocorrer nas próximas horas, uma vez que a licitação transcorreu dentro da normalidade, não havendo recursos pendentes de julgamento. Após a homologação, as empresas serão convocadas para a assinatura dos contratos respectivos e emissão da ordem de serviço. A expectativa da SES é emitir a Ordem de Serviço em meados da próxima semana, o que marcará o início das obras.
Os hospitais de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz terão uma área construída de 5.526 metros quadrados cada um. Essas novas unidades de saúde da rede estadual terão, individualmente, capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI.
As unidades de saúde terão, cada uma, centros cirúrgicos com quatro salas e os hospitais disporão ainda de centros de imagem para exames de tomografia, Raio-X, ultrassonografia, mamografia e endoscopia.
Os quatro hospitais colocarão à disposição dos pacientes o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), bem como laboratórios de análises clínicas. O município de Chapadinha terá um Hospital Geral com capacidade de 50 leitos.
Os novos hospitais integram a segunda etapa do Programa Saúde é Vida, empreendido pelo Governo do Maranhão. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões, o Programa Saúde é Vida foi concebido com o objetivo de construir, equipar e ajudar a operacionalizar hospitais em municípios maranhenses.
Fonte: Luis Cardoso.

PT de Chapadinha traz Secretário de Estado do Trabalho e visitam a prefeita Belezinha em Chapadinha


Hoje,08, pela manhã o Secretário de Estado do Trabalho José Antonio Heluy, veio a Chapadinha a convite dos petistas da base aliada do governo municipal, sendo representada pelo Vereador Manin, o Secretário de Assistência Social Francisco Paiva e o Coordenador do SINE de Chapadinha  Zezinho Lima .
A visita do Secretário de Estado doTtrabalho José Antonio Heluy, em Chapadinha, foi para dar início aos trabalhos da Secretaria do Trabalho e do SINE de Chapadinha no Governo Municipal, que já estão instalados e funcionando na Avenida Ataliba Vieira de Almeida próximo ao Espaço Vemasa.



O  Secretário em seu discurso voltado para o SINE, mencionou que sua visita foi para anunciar que o setor funcionará em 2013, com um espaço maior, mais modernizado, com equipes técnicas para melhorar o atendimento a população, que procuram emprego no município através do Sistema Nacional de Emprego.
O Secretário garantiu a parceria com Chapadinha em todos os Setores e principalmente para o SINE , que é uma das pernas forte do País, do Estado e Municípios, que geram trabalho, renda e emprego para milhões de Brasileiros.

A Coordenadora da Secretaria de Economia Solidária, Mariana Nascimento, que também esteve nas visitas, falou do projeto que o Governo do Estado conseguiu no Governo Federal  para 40 município Maranhenses. Sendo 06 do Baixo Parnaíba, incluindo o município de Chapadinha. O projeto de catadores de resíduos sólidos beneficiará várias famílias Chapadinhenses, e o projeto começara no mês de Março com uma cooperativa de catadores que já existe em Chapadinha. Isso vai melhorar a limpeza pública que os moradores começarão a reciclar os lixos domésticos, finalizou a coordenadora Mariana.


Após a visita do Secretário no SINE. A equipe de Governo seguiu para a Secretaria Municipal de Assistência Social, à convite do Secretário Municipal Francisco Paiva, que pediu do Secretário de Estado mais olhares para o social juntamente ao Governo do Estado, Paiva destacou o trabalho da Secretaria e que a equipe técnica já está organizada e principalmente o CADÚNICO, que é responsável por todos os programas sociais do país . 

O Secretário parabenizou o amigo Paiva e destacou o nome certo para o cargo e firmou mais um compromisso com a população Chapadinhense através da Secretaria Municipal de Assistência Social.



O Secretário de Estado para finalizar sua visita, visitou o gabinete da prefeita Belezinha, que foi recebido por uma equipe de jornalistas na sala da prefeita.

A Prefeita pediu ao secretário a vinda do programa Viva meu 1º emprego no município de Chapadinha e o Centro Tecnológico (CETECMA). Que vai beneficiar vários jovens, dando oportunidade de emprego para muito Chapadinhenses.



O Secretário de Estado José Antonio Heluy, cedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Foguinho, que esclareceu o projeto do Viva meu 1º emprego em Chapadinha e a implantação do CETECMA no município.
O secretário falou sobre o Viva  Meu 1º emprego, que é um projeto do Governo do Estado que está sendo desenvolvido pela Secretaria  de Ciências e Tecnologias, que está disponibilizando 7.500 vagas no Maranhão e concerteza chegará em Chapadinha, o momento é de organização do Centro Tecnológico (CETECMA) e conseguir através de uma parceria a vinda do programa de inclusão dos jovens no mercado de trabalho, que é o projeto Viva meu 1º emprego.




O Espaço do CETECMA já está sendo viabilizando para Chapadinha.  Antes funcionava somente em Brejo e agora os jovens de Chapadinha ganharão este centro no município. E  que o 1º emprego ajudará  na qualificação dos jovens e uma oportunidade de inclusão de cada um no mercado de trabalho.
O Secretário disse que o Centro Tecnológico já está sendo viabilizado, o local e o espaço para ser implantado em Chapadinha. Finalizou o Secretário de Estado José Antonio Heluy.

OBS: O Blog do Foguinho registrou esta matéria a convite do PT de Chapadinha e do Secretário de Estado José Antonio Heluy, onde elaboramos o nosso papel de imprensa. Obrigado..

Anapurus promete um dos melhores carnavais da região


Por William Fernandes
Terça, 8 de janeiro de 2013

A prefeita de Anapurus, Tina Monteles informou ao blog que este ano fará um dos melhores carnavais de toda a região do Baixo Parnaíba. Os nomes das bandas já estão praticamente definidos e serão anunciados brevemente.

A abertura deve ser no sábado, com desfile dos principais blocos da cidade. É uma tradição que encanta os visitantes. Muita gente bonita e animada desfilando pela avenida principal de Anapurus. A cidade conta com vários balneários, onde os foliões locais e turistas podem se divertir durante o dia.

"Nosso carnaval está crescendo a cada ano e este ano será o maior de todos, com bandas que o povo gosta. Vamos patrocinar todos os blocos, independentemente de cor partidária. Como diz o slogan, o carnaval é 'Para Todos'”, disse a prefeita.

O secretário de finanças e gestão do município, Júlio Cesar, também conversou com o blog e disse que um dos pontos fortes do carnaval de Anapurus é a tranquilidade, além da animação. “O Major Edvaldo sempre envia um bom número de policiais para a cidade no período do carnaval e a prefeitura complementa com muitos seguranças particulares. Em nosso carnaval, nos últimos anos, o índice de violência foi praticamente zero”, afirma Júlio.

Breve o blog divulgará a programação do carnaval 2013 em Anapurus.

Alô secretário de Cultura como está o Carnaval? Qual as novidades? está na hora de divulgar


O Blog do Foguinho que teve uma entrevista na semana passada com o secretário de cultura  Herbert lago Castelo Branco, que em entrevista falou um pouco sobre o carnaval 2013 na praça do povo.

O Secretário falou que estava se reunindo na semana passada para conversar com a prefeita Belezinha, sobre o projeto do carnaval 2013, até o momento não sabemos qual as novidades e como está os preparativos. Sabemos que o local sera na praça do povo e terá muitas barracas de bebidas e alimentação. Esperamos que o governo pense também na segurança e que trabalhe juntamente com a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Civil e muita segurança Particular para que tenhamos um carnaval com segurança para os foliões Chapadinhenses e visitantes.

Alô secretário não esqueça de procurar e se reunir com as autoridades competentes tipo ministério publico, conselho tutelar e as polícias e faça um bom projeto para o nosso carnaval 2013. Não esqueça também dos banheiros públicos, na praça do povo, na praça da Bíblia e Coronel luis vieira. Onde há uma grande concentração de público.

Herbert lago Castelo Branco, garantiu que Chapadinha terá um bom carnaval...

Estamos aguardando a programação para que agente possa continuar o bom carnaval que Chapadinha sempre teve.

O Blog vai cobrar ao nosso secretário que seja feito um bom Carnaval..

CHAPADINHA: Gerência da Caema Amplia Frota com Recebimento de Veículo


Fachada da Caema em Chapadinha

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), por meio da Gerência de Suporte Administrativo, fez a entrega de 15 novas motos para os setores que possuem maior demanda de serviços operacionais e da área comercial. O objetivo é agilizar o desenvolvimento das atividades externas entre as diversas Gerências e setores da Companhia, como por exemplo, serviços de releitura e cortes.




Entre as áreas contempladas no interior do estado, destacam-se a Gerência de Imperatriz, que recebeu 2 motos; Gerência de Santa Inês, que também recebeu 2; Gerências de Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e Pedreiras, contempladas com 2 veículos cada uma. Foram entregues, ainda, uma para a Gerência de São João dos Patos e uma para Gerência de Chapadinha.




Na capital, a Gerência de Negócios do Vinhais e da Cidade Operária receberam uma moto cada uma. A Coordenadoria de Protocolo também recebeu uma moto, em substituição a atual que encontra-se com problemas.




Para o gerente de Suporte Administrativo, Hugo Fonseca, a aquisição dessas motos contribuirá para agilizar a demanda dos serviços, principalmente na área comercial e operacional. “A diretora de Gestão Administrativa Financeira e de Pessoas, Ivana Colvara de Sousa, vem realizando um excelente trabalho para suprir a necessidade de veículos automotores, visando maior eficiência nos serviços prestados pela Companhia”, disse o gerente.




Hugo Fonseca acrescentou que ao longo desta gestão, a Companhia adquiriu além das 15 motos, 30 veículos modelo Uno Mille; 5 Kombis; 3 veículos modelo Gol; 2 Caminhões Munck; 2 Caminhões modelo 3x4 e 2 veículos modelo Corsa Classic; 1 veículo Pick Up Montana.




Estiveram presentes no ato da entrega das motos, o superintendente do Interior Felipe Pinheiro Fernandes; o engenheiro Milne Silva Jorge, da Superintendência do Interior e o coordenador de Transportes do Sistema Sacavém, Orlando Cutrim.




CHAPADINHA: Secretaria Municipal de Saúde Esclarece Fatos Sobre Morte de Criança no HAPA


Fachada do HAPA
Diferentemente, do que foi veiculado em alguns blogs locais da cidade a respeito da morte de uma criança recém-nascida no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), a Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha esclarece que não há mistério neste caso.
Dos fatos: C.R.V 24 anos é da cidade de Afonso Cunha e deu entrada no hospital às 20h05 do último sábado (05) com dores de parto. Ela teve todo o acompanhamento necessário de médico pediatra e enfermeiras. O bebê do sexo masculino nasceu com 48 centímetros, 3 quilos e 172 gramas. Ele apresentou problemas respiratórios, cordão umbilical envolto no pescoço e ainda engoliu líquido amniótico. Durante a noite a criança teve várias crises de apneia.


Logo após o nascimento da criança, uma equipe de profissionais providenciou a remoção dela para São Luís. Já nos preparativos para a transferência a criança teve uma parada respiratória. O médico pediatra de plantão tentou reanimá-la, mas ela não resistiu. O óbito foi registrado às 11h50, da manhã desta segunda-feira (07).
De acordo com o médico cirurgião e obstetra, Roberto Roque de Miranda, todo o procedimento realizado foi despendido para salvar a vida da criança. Mas as UTI’s neonatal não são de competência do município, apenas São Luís tem condições para receber pacientes com esse quadro clínico.
Ainda segundo o médico, todos esses problemas poderiam ter sido evitados se a paciente tivesse recebido um acompanhamento adequado durante a gestação. Serviço que deve ser feito nos postos de saúde.
Ele conta que já trabalhou em Chapadinha por quase três anos (2003 a 2005), mas teve que deixar o quadro por falta de condições de trabalho. De volta à cidade, ele acredita que a partir de agora, terá recursos para trabalhar de maneira plena.
A mãe já teve alta e acompanhamento de uma assistente social que deu todo o apoio nesse momento difícil.

Por: Brendha Gomes - Local Notícias
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger