E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Pai da Prefeita Belezinha sofre acidente de moto e é levado para São Luis.


Genésio Pontes, Pai da Prefeita de Chapadinha, Ducilene Pontes "Belezinha" sofreu um acidente de moto, hoje, 26, por volta das 19:00 próximo a Cerâmica do Barreto.

O Secretário de Obras Aluízio Santos informou ao Blog do Foguinho que o idoso colidiu com uma caçamba que estava estacionada.


Ele sofreu um corte no rosto e foi levado para o HAPA para os atendimentos de Primeiros socorros, a Prefeita Belezinha preocupada com a Saúde do Pai levou ele para a UDI em São Luis no Bairro Renascença, para realizar os exames de tomografia.

O Estado de Saúde dele é estável, daqui a pouco mais informações no Blog do Foguinho





Blog do Foguinho é um dos mais acessados da Região


O Blog do Foguinho com seu jeito humilde de ser e que tem o maior carinho por todos os internautas que acessam esta página diariamente, está se tornando um dos Blogs mais acessadas da Região. 
O Blog registra diariamente de 5 a 6 mil acessos, de internautas que já se tornaram fãs e amigos de todos os dias e todas as horas da manhã, tarde e noite para ficar por dentro das informações que acontece em Chapadinha e Região.

O Blog do Foguinho com 1 ano e 6 meses de internet, já está se aproximando a 1.500.000 ( 1 milhão e meio) de acessos.

Ontem, 25 o Blog registrou  5.601 acessos e hoje, 26, registramos  7.147 acessos, que teve o total de 12.748 acessos em dois dias, isso nos coloca como uma das páginas mais acessadas do momento.

As estatísticas são feitas no sistema Blogger, onde colocamos as postagens e administramos a nossa página, esses são acessos claros que podem ser visto por qualquer Blogueiro que entende da página.

Obs.: não é acessos únicos e sim todas as vezes que ele é visto diariamente é feito a contagem.
Obrigado a todos os amigos e internautas. Esta página garante levar todas as informações necessárias para a população ficar bem informada.

Nunca precisamos falar mau ou criticar qualquer Blogueiro para garantir acessos, eu faço é parabenizar todos aqueles que tem Blogs e ajudam na comunicação de Chapadinha ou Região, Obrigados aos Blogueiros que tem o  nosso link  na sua página.

Abaixo tem o nosso gráfico que mostra as estatísticas do mês, da semana e diariamente  e logo após tem outras fotos mais ampliada com a soma do dia 25 e 26.




Técnico do CETECMA veio a Chapadinha garantir aula inaugural para o estágio do Viva meu 1º emprego




O Técnico Operacional do CETECMA na Região, Adriano Cavalcante, esteve na tarde desta Terça-feira, 26, visitando a sala do SINE em Chapadinha, a visita foi para testar os equipamentos e a parte técnica, para dar início às aulas do curso preparatório para ingressar no programa viva meu 1º emprego.

O Secretário do Trabalho e Coordenador do SINE, Zezinho Lima, esteve acompanhando, o técnico para garantir amanhã, uma boa aula inaugural.

As aulas terão início amanhã, 27, no SINE e começará com 120 alunos que receberão aulas técnicas através de vídeo aula que vai abranger várias cidades do maranhão.

O Técnico Adriano disse ao Blog do Foguinho que este é um sistema via satélite que vai abranger 183 cidades com aulas em tempo real de forma que o aluno possa interagir com o professor.
O sistema estar instalado e será transmitido  amanhã, 27, nos 11 pólos do CETECMA, incluindo Chapadinha, a Governadora Roseana Sarney vai estar na cidade de Timon assistindo a aula Inaugural que começa as 08h00min da manhã.

Obs: O Curso de capacitação em Chapadinha vai durar 3 meses e no final os selecionados serão incluídos no Programa Viva Meu 1º emprego.


Carlos Mesquita sofre acidente de Moto na BR 222 e está no HAPA


Carlos Mesquita 59 anos, mas conhecido por "seu Carlos" que mora na Rua Sebastião Almeida, no centro de Chapadinha, sofreu um um acidente próximo ao Baixão na BR 222.

Seu Carlos contou ao Blog do Foguinho, que estava vindo da cidade de Vargem Grande para Chapadinha, quando um carro de modelo  Fiat Idea,  bateu na traseira de sua moto quando ele fazia uma curva próximo ao Baixão na BR 222, Carlos caiu na pista sofrendo vários ferimentos no corpo inteiro, ele foi socorrido e levado para o HAPA em Chapadinha.

Carlos não sofreu neuma fratura mas está muito ralado nas costas, pernas e braços ele ficou de observação.

Carlos mesquita é irmão do professor de Educação Física Lisboa e cunhado do Presidente do SINDCHAP professor Armando.

A família está acompanhado a sua recuperação.

Bomba! Concurso de Vargem Grande foi mesmo anulado


O Concurso Público realizado em Vargem Grande acaba de ser anulado oficialmente.

A Promotoria informa que a Prefeitura Municipal tem até o dia 31 de Agosto do corrente ano para que os Aprovados estejam em seus devidos cargos.

Os motivos para essa decisão foram muitos, dentre eles:

- A realização de provas em locais inadequados, por exemplo, os ginásios.
- Fiscais que trabalharam os dois turnos, isso não é permitido.
- Os muitos Boletins de Ocorrências feitos na Delegacia.

No primeiro momento o Instituto Vicente Nelson não poderia realizar novamente as provas, mas, devido à um  pedido do Prefeito Edvaldo Nascimento essa questão vai ser revista.

Aguardamos para ver o pronunciamento do IVIN sobre o caso.

Aos candidatos que não haviam sido aprovados o que resta é estudar para tentar fazer uma melhor prova e aos que tinham sido aprovados, é tentar manter o mesmo nível para conseguir o mesmo êxito.

Boa sorte à todos.

Fonte: Blog do Alpanir Mesquita.

Charles Bacellar anuncia que Chapadinha conquistou a construção de uma UPA no município





Chapadinha terá uma UPA ( Unidade de Pronto Atendimento ) de porte II, a informação foi dada pelo secretário de saúde Dr. Charles Barcellar, na noite da última segunda-feira ( 25 ). Durante a reunião da CIR ( Comissão Intergestora Regional ) realizada na cidade de São Bernardo, foi apresentada a contemplação do município de Chapadinha.
 Em todo o país foram aprovadas 225 unidades, para o Maranhão foram 8, entre elas a de Chapadinha.

"O secretário de saúde  já encaminhou a documentação para o Governo do Estado que posteriormente, deve ser encaminhada para o Ministério da Saúde. Um dos critérios para a implantação da UPA é um número populacional de 100 mil a 200 mil habitantes. Como a região de Chapadinha atende a 13 cidades, o número é bem superior a esse total”, disse a secretário adjunta de saúde, Valnice Meneses.

Ainda durante a reunião ficou decidido o calendário anual da CIR para última segunda-feira de cada mês. E os municípios, que compõem a regional, devem fazer um levantamento da capacidade instalada com referencia ao que podem realizar de cirurgias eletivas.

Na oportunidade também, foi debatida a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) que substitui a Programação Pactuada Integrada (PPI) de 2004 e define uma nova repactuação de recursos, serviços e ações de saúde que serão desenvolvidos com qualidade em cada uma das 19 regiões do Maranhão.


Participaram da reunião os secretário de saúde de São Bernardo, Antonio José Carvalho Duailib, de Chapadinha, Charles Barcellar, de Milagres, Marlene Maria Caldas, de Anapurus, Genaro Alves Vieira, de Santa Quitéria ( representante ), Elisabeth de Sousa Correa, Brejo, Lílian Caldas, Santana do MA, Sandra Maria da Costa e Tutóia, Francisco José Carvalho (representante).

O que são UPAS porte II

Uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. ( MS )

UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.
 



Por: ASCOM/PMC


Veja abaixo essa matéria que o Blog do Foguinho fez em São Luis, na UPA do Bairro Vinhais e fala sobre o atendimento das UPAs no Maranhão.


A UPA, Unidade de Pronto Atendimento, um projeto criado no Governo Roseana Sarney e com o Secretário de Saúde Ricardo Murad, está sendo elogiado em todo país, por ser um sistema de saúde diferente e com qualidade total.
Uma visita na UPA do Bairro Vinhais, percebi de perto o atendimento e o respeito pelo paciente que ali se encontra em busca de saúde. ao chegar na UPA você encontra uma equipe de recepcionista que trata todo mundo com educação, incluindo a equipe de enfermagem e equipe médica que  procura oferecer o melhor para o paciente.
Os exames são de total qualidade que podem ser recebido em um prazo com menos de 6 hs, e podem ser retirado através da internet em qualquer lugar do país ou na recepção da UPA.

As salas são todas limpas e higienizadas,  comportando toda estrutura de um mega hospital de emergência.
A UPA atende pacientes de todo Maranhão. Em São luis tem 5 unidades e várias outras no interior do estado.
Parabéns ao Secretário de Saúde Ricardo Murad pelo Grande projeto voltado para a saúde do povo maranhense.




Parabéns de hoje vai para minha mãe Carmelita


Hoje, 26, quero dedicar o maior parabéns que esta página já ofereceu, é para minha rainha e a mulher mais bela deste mundo, aquela que me deu a vida, me educou, me ensinando a caminhar de forma correta e sonhando para mim um futuro digno com muito amor e carinho.

Deseja a minha mãe toda felicidade do mundo que Deus abençoe e ilumine seus paços ao lado do meu pai que é um Guerreiro e durante muitos anos mesmo enfrentando as dificuldades da vida o amor prevaleceu.

Um abraço e um beijo a você minha mãe. Feliz aniversário

Anapurus: iniciada a 1ª Jornada Pedagógica


Texto e fotos: do Blog do Ravel  Reis

 A abertura da I semana pedagógica do município de Anapurus  aconteceu hoje segunda-feira 25, por volta das 08:30 da manhã, na U.E Thales Ribeiro Gonçalves.

Com o tema: “Novos olhares a formação continuada: Ressignificando as práticas pedagógicas na Educação Básica”

Na mesa se fizeram presente o Secretário de Educação Robert Monteles ,Secretário adjunto de Educação Edjanio, Secretária de Cultura Ednalva Monteles, Vice-prefeito Ademar, O Presidente do sindicato dos servidores públicos municipal Genai, a Gestora da U.E Thales Ribeiro Gonçalves Cruz, Vereador Riba Monteles, Vereador e Presidente da Câmara municipal Anastácio, e a Coordenadora da UEMA net do  polo Anapurus Ana Célia.

Após a composição da mesa, puseram-se de pé todos os presentes para a execução do Hino Nacional Brasileiro e em seguida o Hino de Anapurus.

Antes das palavras dos componentes da mesa teve um pequeno momento cultural, onde foram cantadas musicas do Rei do Baião Luiz Gonsaga.

Na palavra o Secretário de Educação Robert, agradeceu pela presença de todos, e falou sobre o novo slogan da secretaria “EDUCAR PARA A VIDA”. Também enfatizou a importância da qualificação profissional dos educadores, principalmente dos que atuam no ensino infantil. “O ensino infantil é a base da vida pois é aonde as crianças desenvolvem seus conhecimentos e aprimoramentos para toda a vida” disse Robert. O mesmo também agradeceu os professores pelos votos  adquiridos na eleição de 2012 aonde venceu em 2ª lugar para vereador.



Cordenadora da UEMA net, Ana Célia, Vereador e presidente da Câmara Anastacio, Vice prefeito Ademar, Secretario Robert, e Prof.ª Josilene

Secretario adjunto Edjanio, Vereador Riba, e Presidente do Sindicato dos servidores públicos Genai
Secretrio de Educação Robert Monteles

O secretario adjunto Edjane, elogiou a “nova” equipe da SEMED (secretaria municipal de educação), composta por profissionais capacitados e informados da atualidade, frisando que “um profissional que se mantém atualizado junto com os avanços tecnológicos, trará melhores resultados no crescimento e na aprendizagem do Munícipio” disse Edjane.
Na vez, o Presidente do Sindicato dos  servidores públicos municipais de Anapurus, Genai, também elogiou a equipe SEMED e parabenizou o Secretario Robert. Na oportunidade, mesmo pediu diretamente aos vereadores e secretários ali presentes, que não fizessem como aconteceu na nossa cidade vizinha MATA ROMA, aonde como muitos sabem, reduziram a GAM dos professores de 50% para 22%. Genai foi bem aplaudido e elogiado pelos professores, que o apoiaram pelas suas palavras.
Presidente do Sindicato dos servidores Públicos Genai
A dona da empresa Rodrigues Aguiar LTDA “Assessoria e consultoria pedagógica”  Prof.ª Josilene, explicou aos educadores, como seria a metodologia de ensino, durante toda a semana pedagógica.


Em seguida a Prof.ª Rosa Amália, fez um histórico sobre Alusão á educação Especial, uma educação que trabalha de maneira adequada com as crianças especiais na sala de aula.


Por fim, o Prof.º João Damiani, deu um show de palestra, aonde falou sobre os princípios de um professor, a metodologia de dar aula, ás lutas do dia-dia na sala de aula, as formas e comportamentos do aluno, e diversos outros temas importantes na vida de um Educador e Aluno. 
Prof.º João Damiani
Veja as imagens:

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger