E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 6 de março de 2013

Secretaria Municipal de Saúde leva atendimento médico para presos do CDP de Chapadinha





O serviço foi solicitado pela direção do Centro de Detenção Provisória de Chapadinha e foi atendido prontamente pela prefeitura de chapadinha, por meio da secretaria municipal de saúde. O objetivo dessa ação é diminuir gastos com deslocamentos de presos para hospital e evitar doenças dentro da unidade.

De acordo com o diretor da unidade, Raimundo Peres Galvão, há 15 dias foi feita uma triagem dos pacientes que precisavam de atendimento e hoje ( 06 ), médico e técnico em enfermagem do município, realizam o serviço de consulta, aferição de pressão e entrega de medicamentos básicos, tais como: anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, antibióticos e soro.



“ O atendimento humanizado ajuda a mudar o comportamento dos detentos, que passam a ter assistência médica, melhorando também, a autoestima dos mesmos que passam a ter mais dignidade”, disse o diretor.


Essa é a primeira vez que o município realiza um trabalho dessa natureza. A última vez que os detentos tiveram atendimento foi em agosto do ano passado durante a semana do encarcerado promovida pelo Governo do Estado.

O detento J.C.C de 21 anos tem gastrite e conta que há muito tempo toma remédio para tratar a doença, agora preso, mas com assistência médica, ele vai poder continuar o tratamento.

“ Acho muito bom esse atendimento. Eu sofro muito com dores no estômago. Depois da consulta, vou poder continuar tomando os remédios”, disse o detento.

A consulta é feita pelo médico Silvio Andrade que avalia o estado de saúde dos detentos analisa o quadro clínico e prescreve a medicação correta. Alguns medicamentos básicos já são logo entregues outros devem ser adquiridos.

O médico conta que realiza atendimento carcerário pela primeira vez e afirma que o serviço é igual aos postos de saúde e consultórios.

De acordo com o médico, quando presas, as pessoas ficam mais ansiosas e tendem a intensificar dores e desconfortos. A atenção deve ser voltada para identificar esses sintomas e fazer a prescrição adequada. Mas no geral, os casos são de problemas respiratórios (gripes e resfriados ), dores musculares, hipertensão, inflamações e fungos.

“ Possibilitar aos detentos um atendimento médico preventivo ajuda a melhorar a qualidade de vida e também o convívio dos mesmos dentro da cadeia”, afirmou o médico.

Assessoria de Comunicação 
Fotos Kim Pereira 







Programação! Prefeitura de Chapadinha se prepara para o dia da Mulher


A prefeitura municipal de Chapadinha, através da secretaria da Mulher, prepara uma programação diversificada para homenagear as mulheres chapadinhenses no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher.

Uma parceria entre as secretarias de Saúde, Igualdade Racial, Cultura e Assistência Social vai promover uma serie de atividades que incluem a entrega de título de cidadã chapadinhense; reconhecimento e valorização profissional, palestras onde serão abordados o enfrentamento à violência e saúde da mulher, realização de exames preventivos, atendimento odontológico, avaliação nutricional, danças entre outros.

De acordo com a secretária da Mulher, Nildinha Teles, todas as atividades serão compartilhadas com as demais áreas do governo, envolvendo também toda a comunidade. “O nosso objetivo é promover um momento diferente para as mulheres do município que muitas vezes estão bastante atarefadas com as atribuições do trabalho e da família, precisam de um momento único e exclusivo para elas, queremos envolve-las em atividades culturais e de bem estar”, - disse ela.

O evento será realizado nas dependências do Aldeota Clube, durante todo o dia.

Programação
Local: Aldeota Clube

  • PALESTRAS
8h00 as 09h00- Violência contra a Mulher
(Dr. Mary Jane)

009h00 às 10h00- Saúde da mulher
(Dr Eliana Marchi)
  • AÇÕES
08h00 às 16h00
  1. Realização de exames preventivos;
  2. Atendimento odontológico e avaliação nutricional;
  3. Profissionais da Assistência como: Psicólogo e Assistente Social com atendimento informativo, “tirando duvidas”;
  4. Distribuição do livro com a lei Maria da Penha;
  5. Dança, entre outros.
  6. Câmara Municipal
  7. Entrega de título de cidadã chapadinhense

Fio de Alta Tensão cai e atinge carro em frente a Prefeitura de Chapadinha


Foto Comunicação em Foco

Por: Blog do Foguinho: 06 de Março de 2013.

Um foi de Alta Tensão da CEMAR ,caiu hoje pela manhã em cima de um carro na frente da Prefeitura de Chapadinha.

Um "Urubu" atingiu a rede elétrica que partiu o fio, e quando a parte do fio caiu no chão atingiu uma ponta de ferro que fez o chamado "terra" onde descarregou a energia de aproximadamente 3 mil volts.


A ponta do fio atingiu  o pneu de um carro que estava estacionado e quase provoca um incêndio. Ninguém ficou ferido.
Pessoas que passavam no local apagaram com extintor as pequenas chamas  que poderia causar um grande estrago.

Toda cidade de Chapadinha ficou sem energia durante a manhã inteira, a Guarda Municipal isolou a área e a CEMAR  concertou o problema.



Vocalista do Charlie Brown Jr. é encontrado morto em SP


Foto: Reprodução/Divulgação
Morreu, na madrugada desta quarta-feira (6), o vocalista da banda Charlie Brown Jr., Chorão, aos 42 anos. Segundo informações, o músico foi encontrado morto pelo seu motorista, que o encontrou desacordado e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O vocalista do Charlie Brown Jr. foi atendido já sem vida. Ainda não foi divulgado a causa da morte do músico.
Chorão liderava a banda paulista desde os anos 90, tendo ganhado vários prêmios com o grupo, inclusive o Grammy Latino. Nascido em 9 de abril de 1970, o músico sempre demonstrou, ao longo da carreira, sua paixão por três coisas: skate, música e Santos.
Com a banda paulista, o cantor emplacou diversos hits, como ‘Lugar Ao Sol’, ‘Só Os Loucos Sabem’, ‘Tamo Aí Na Atividade’ e ‘Papo Reto.
Fonte: Imirante
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger