E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com Fone: (098) 99147-3880

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Chapadinha! Três presos são pegos no flagra planejando fuga com objetos e pedaços de ferro dentro do CDP


Por: Blog do Foguinho, 24 de julho de 2013.

Hoje, 24, pela manhã, o diretor Peres e o agente Sandro, em uma visita de rotina no Centro de Detenção Provisória, CDP em Chapadinha, achou em uma das celas objetos com 03 presos, que planejavam uma fuga.


O diretor do CDP encaminhou os objetos à delegacia de Chapadinha, onde foi feito um TCO por tentativa de fuga e arma branca.

Os objetos são: pedaços de telha e papelão, que seriam usado como marreta para bater na ponta de ferro, que perfuraria a parede e abrir um grande buraco para realizar a fuga.


A tentativa de fuga foi frustrada, e fica o alerta para melhorar a segurança do sistema prisional.

Agora fica a pergunta, como entrou essas telhas e pedaços de ferro para dentro destas celas?


imagem ilustrativa.





Urgente! Casa pega fogo e mulher fica quase toda queimada na Zona Rural de Chapadinha


Por: Blog do Foguinho, 24 de Julho de 2013.

Joana de Oliveira Barros Ferreira, 42 anos, moradora da localidade, Boca da Mata dos Liras, Zona Rural de Chapadinha teve quase todo corpo queimado.

Joana estava em casa com os filhos pequenos, quando ela se dirigiu até o fogão que  estava vazando gás do botijão, na hora que a lavradora acendeu o fogo, o botijão explodiu, causando um grande incêndio.

As crianças correram para fora de casa e Joana ao tentar salvar alguns pertences como roupa, móveis e documentos pessoais, ela foi atingida pelo fogo e ficou bastante queimada.

                             Mulher sendo levada para São Luis

A lavradora foi levada as pressas para o HAPA onde passou por atendimentos emergenciais e foi encaminhada para São Luis.

Joana é casada e tem 5 filhos, o seu copo segundo os médicos teve 50% do corpo queimado, sendo os braços, pernas, tórax e rosto.

A casa ficou completamente destruída sem condições de moradia.
Solidariedade.

Veja as fotos da casa abaixo.

A casa ficou completamente destruída

A casa ficou completamente destruída

Solidariedade.

O Serviço Social do HAPA solicita as pessoas que queiram ajudar esta família humilde, com roupas, comidas ou financeiramente, que procure o HAPA para entregar a ajuda.





Comunicado da SEMAS aos sorteados das "Mil Casas", categorias: IDOSOS e NECESSIDADES ESPECIAIS.


Por: Blog do Helton Carlos - 24/07/2013

A SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, na representação do Secretário Paiva, convoca os sorteados na etapa 1 - Referente à categoria IDOSOS e  na etapa 2 - Referente à categoria NECESSIDADES ESPECIAIS do programa Minha Casa Minha Vida, para comparecerem no prédio da secretaria, para que sejam gerados o NIS (Número de Inscrição Social) das pessoas que ainda não possuem. 

Os convocados nestes critérios devem se apresentar com os documentos pessoais a partir de hoje (24) à secretaria, sendo que, os da categoria NECESSIDADES ESPECIAIS, devem comparecer munidos de Laudo Médico que comprovem a Deficiência e também o CID.

As pessoas que se enquadram nas duas categorias que já possui o NIS, não precisam comparecer (no momento) na Secretaria, somente na convocação geral.

Aos demais sorteados que não possui o NIS ainda, serão convocados por etapas.

Obs: Se você conhece pessoas contemplados nas categorias, IDOSOS e NECESSIDADES ESPECIAIS, favor comunicá-los sobre a convocação.


Prefeitura de Chapadinha Divulga Nota Sobre Sorteio das Mil Casas





Chapadinha, 24 de Julho de 2013.

O processo de inscrição foi realizado de maneira presencial e descentralizado em cinco polos para facilitar o acesso de todos os candidatos em geral, incluindo pessoas carentes e moradoras de áreas distantes, onde muitos não tem acesso à internet. O objetivo foi dá oportunidade a todos, reforçando não há lei que impeça a realização da inscrição de ninguém, pois o processo é aberto e gratuito. Destaca-se que foram sorteadas 1.300 pessoas, sendo que as 300 últimas formam o cadastro reserva, pois quando começar a triagem, que será realizada por 10 equipes, compostas por assistente social, agente comunitário de saúde e funcionários da secretaria de assistência social, é que serão avaliados todos os candidatos com a devida documentação para evitar que pessoas que não estejam dentro do perfil sejam beneficiadas. E só após esse processo é que a casa será entregue aos seus devidos proprietários!!!


Lembrando que os contemplados deverão apresentar toda documentação exigida, principalmente o NIS ( Número de Inscrição Social ) e cadastro atualizado.

A prefeitura municipal de Chapadinha, através da secretaria de assistência social, solicita que quem tiver informações, com provas concretas, sobre pessoas sorteadas que não precisam do imóvel, ou que não se enquadrem nas exigências do Programa Minha Casa, Minha Vida, que procurem a secretaria de assistência social localizada na Travessa da Corrente no bairro Campo Velho, para oficializar a denúncia, pois uma equipe foi formada para receber e apurar todas essas informações.

A Prefeitura de Chapadinha conta com a colaboração de todos que queiram ajudar!!!

ASCOM/PMC, Fotos: Blog do Foguinho.

Mutirão do Consumidor tem 334 audiências agendadas para o dia 30 em Chapadinha

Equipe do Juizado Especial de Chapadinha organiza mutirão do consumidor
Equipe do Juizado Especial de Chapadinha organiza mutirão do consumidor

O Juizado Especial Cível da Comarca de Chapadinha realiza na próxima terça-feira (30), no auditório do Júri João Motta de Oliveira Roma, no fórum da comarca, a primeira edição do Mutirão do Consumidor. Capitaneado pelo titular da 1ª Vara, juiz Cristiano Simas de Sousa, o mutirão contempla 334 audiências de conciliação, instrução e julgamento, todas com sentença prolatada em banca. As audiências ocorrem das 10h às 18h.
“Além das partes envolvidas nas audiências, o mutirão contará com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA) e dos órgãos voltados à defesa dos Direitos do Consumidor”, afirma Cristiano Simas.
Segundo o juiz, todas as ações do mutirão têm como demandada a operadora TIM. “Reuni todas elas e resolvi fazer em um único dia”, explica Simas.
A maioria das ações data do final de 2012 e início de 2013.
Mutirões - O magistrado relata que a realização de mutirões é uma prática adotada na comarca. De acordo com ele, as ações acontecem sempre que há demandas repetitivas.
Foi o que aconteceu em abril deste ano com processos que tinham como demandado o INSS, quando as 80 audiências de instrução realizadas durante dois dias resultaram em 95% de acordos, segundo explica o juiz. “E os 5% de processos restantes já estão todos sentenciados”, complementa.
Equipe - Simas ressalta ainda o tempo médio registrado entre reclamação e julgamento de processos na unidade: de 90 a 120 dias. De acordo com ele, o Juizado Especial Cível de Chapadinha já alcançou um nível de excelência. Para o juiz, a conquista se deve em grande parte ao envolvimento dos servidores. “Temos uma equipe muito boa”, elogia.
Constantemente os servidores, por iniciativa própria, fazem mutirões internos da Secretaria para agilizar os feitos. “Isso é o mais importante”, conclui.


E tome obras! Prefeitura de Anapurus inicia pavimentação de uma das principais ruas da cidade

Por Ravel Reis

A Secretaria de Infraestrutura de Anapurus, iniciou já alguns dias atrás, o recapamento e duplicação da rua Henrique de Lá Rock, (rua que dá acesso ao Recanto dos Buritis).



Para melhor o acesso ao balneário, a Prefeitura está recapeando e implantando asfalto até a ponte que da acesso ao Recanto dos Buritis. A rua também está sendo ampliada no sentido de largura, assim os veículos poderão trafegar livremente, pois antes os moradores estacionavam seus veículos nas beiras, que dificultava a passagem dos carros. 1.100 metros de asfalto serão
feitos nesta empreita, sendo 500 de recapamento e 600 de implantação.




Os recursos são da Prefeitura com parceria do Governo Estadual.

Hoje tem Washington Brasileiro e amanhã Silvano Sales nos Festejos de Buriti


Por: Blog do Foguinho, 24 de Julho de 2013.

Já começou os festejos da cidade de Burití e hoje, 24, tem o fera do forró, Washington Brasileiro, e amanhã, 25, tem Silvano Sales e para finalizar no dia 26, tem Cavaleiros do Forró.


Não perca este grande evento organizado por APB Batista e Chico da loja.

Luis Fernando inaugura trecho da MA-034, entre Buriti e Duque Bacelar


Do GI Portal

O secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, inaugurou, na
manhã desta terça-feira (23), mais um trecho da rodovia MA-034, entre os municípios de Buriti e Duque Bacelar.

O ato contou com a presença dos prefeitos Rafael Mesquita (Buriti) e Flávio Furtado (Duque Bacelar), dos secretários de Estado Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Clodomir Paz (Programas Especiais), além do deputado estadual Magno Bacelar, líder do governo na Assembleia Legislativa, prefeitos, vereadores, moradores e lideranças da região.

Foram investidos R$ 7.112.965,10 na obra de restauração e reabilitação de trecho de 41 Km da rodovia entre os dois importantes municípios da região Leste Maranhense.

Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e geraram 90 empregos diretos.



Na inauguração,  o secretário Luis Fernando ressaltou a importância da obra para a região e reafirmou o compromisso da governadora Roseana Sarney de continuar implementando mudanças que de fato melhorem a vida da população com obras que estimulem o crescimento econômico do estado.

“Esta estrada que o governo entrega à população é de extrema importância porque, além de servir como forma de alavancar o desenvolvimento regional, é a ligação do Leste Maranhense com a região dos Lençóis”, ressaltou o secretário.

Para Luis Fernando Silva, o governo tem trabalhado em todo o estado fazendo obras de qualidade, como a população merece.

“Fiz questão de percorrer esta rodovia antes para verificar a qualidade da execução dos serviços porque a obra é do povo e foi construída com recursos que saem do bolso do cidadão no momento em que ele paga seus impostos. Por isso, fazemos questão de estar aqui, inaugurando o serviço e falando  sobre cada centavo investido”, destacou Luis Fernando.


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl