E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Reitor do IFMA diz que Chapadinha deverá ter Campus a partir de 2014

Prefeita Belezinha não está medindo esforços para trazer o Campus do IFMA para Chapadinha.
Hoje pela manhã ela recebeu o Reitor do IFMA, Roberto Brandão, para tratar do assunto.

Por William Fernandes e CN1- quinta, 21 de novembro de 2013

Com 21 unidades em todo o Maranhão, o IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, irá ampliar seu alcance no estado e deve chegar a 29 a partir de 2014, em sua quarta fase se expansão. Nas três fases anteriores, o instituto passou “raspando” em Chapadinha, mas por falta de interesse político, não se instalou no município.

Mas essa realidade poderá mudar, possivelmente, a partir de fevereiro do ano que vem. Inquieta com a situação, a prefeita Belezinha não esperou o IFMA cair do céu e resolveu ir atrás.

A convite dela, esteve em Chapadinha, na manhã desta quinta, em reunião na prefeitura, o reitor do instituto, Roberto Brandão, para tratar da vinda do IFMA para o município.

De acordo com Brandão, para que seja instalado um Campus Avançado imediatamente, depende somente da contrapartida do município, cedendo o espaço físico [provisório] para o funcionamento dos cursos.

Belezinha ofereceu, gratuitamente, o prédio de sua propriedade onde funcionou a secretaria de Saúde e que ainda abriga a de Assistência Social, que se mudará brevemente para outro local.

Após visitar o prédio, Brandão saiu satisfeito e disse que o lugar, bem localizado e com salas amplas, é perfeito para o funcionamento do Campus Avançado, até que se defina a vinda do Campus para Chapadinha, ainda em 2014.


Os cursos a serem ministrados em Chapadinha devem ser definidos após uma Audiência Pública, onde a própria comunidade fará as escolhas, de acordo com a demanda da Região. 

Os detalhes desta importante reunião ocorrida hoje, serão postados em outra matéria. Aguarde.

Confira lista com alguns dos cursos oferecidos pelo IFMA:

CURSOS TÉCNICOS
*INTEGRADOS:
- Técnico em Alimentos
- Técnico em Design de Produto
- Técnico em Design Gráfico
- Técnico em Eletrotécnica
- Técnico em Eletrônica
- Técnico em Informática
- Técnico em Telecomunicações

* CONCOMITANTES:
- Técnico em Eletromecânica
- Técnico em Eletrotécnica
- Técnico em Mecânica
- Técnico em Metalurgia e Materiais

* SUBSEQUENTES:
- Técnico em Análise Química
- Técnico em Edificações
- Técnico em Ferrovia
- Técnico em Saneamento Ambiental
- Técnico em Segurança do Trabalho
- Técnico em Portos
- Técnico em Programação de Computadores

ENSINO SUPERIOR
- Bacharelado em Sistemas de Informação
- Bacharelado em Engenharia Civil
- Bacharelado em Engenharia Elétrica
- Bacharelado em Engenharia Mecânica
- Licenciatura em Biologia
- Licenciatura em Ciências Agrárias
- Licenciatura em Física
- Licenciatura em Informática
- Licenciatura em Matemática
- Licenciatura em Química
- Tecnologia em Eletrônica Industrial com enfase em: Informática Industrial; Telecomunicações e Eletrônica

PÓS-GRADUAÇÃO
*ESPECIALIZAÇÃO
- Educação Ambiental e Gestão Participativa de Recursos Hídricos
- Processamento em Biocombustíveis
- Engenharia de Projetos Industriais

*MESTRADO
- Engenharia de Materiais

Jovem é preso com arma (Rifle) em Chapadinha.

Armamento apreendido
Na manhã de hoje, 21.11.13, a 4ª Companhia PM Independente, através do serviço de inteligência da 4ª CI, juntamente com apoio da Força Tática, efetuaram a apreensão de outra arma de fogo em Chapadinha-MA.

O Rifle Rossi calibre .22 de nº G352861 estava em posse de Mailson Garcês Abreu, 21 anos, vulgo "Orelhão", já possuindo antecedentes criminais. O infrator confessou ser usuário de drogas e informou que havia furtado a arma durante a madrugada em uma residência.

Mailson Garcês Abreu foi preso em flagrante, no bairro Boa Vista, em posse ilegal da arma. Foi encaminhado à Delegacia Regional de Chapadinha para procedimentos.

Tatuagem

Da 4ª CIA


Começam as especulações na mudança do novo Comandante da 4ª CIA Independente de Chapadinha.


Por: Blog do Foguinho, 21 de novembro de 2013.

A 4ª CIA Independente de Chapadinha está em fase de mudança, as especulações é que seja mudado de comando no dia 29. Um policial Militar que é de Chapadinha já divulgou em sua página pessoal do facebook que o novo Comandante será o Major Glauber Miranda Silva, que está no comando da 12ª CIA Independente de Zé Doca.

Recentemente Major Glauber recebeu da Câmara Municipal de vereadores, um título de cidadão da cidade de Zé Doca pelo o reconhecimento aos relevantes trabalhos prestado a comunidade.

Quem está no comando de Chapadinha hoje é comandante Major Edvaldo Mesquita, que também tem prestado muitos trabalhos a toda sociedade Chapadinhense e no Baixo Parnaíba.

Essa mudança é em todo maranhão, onde o novo Comandante Geral da PMMA Zanoni Porto está usando as táticas para combater a criminalidade.

Vamos aguardar o pronunciamento do Major Edvaldo para sabermos a data certa, se haverá mudança ou não.

Major Gláuber recebendo o título de cidadão da cidade de Zé Doca.

Durante a solenidade onde o major Glauber recebeu o título de cidadão na cidade de Zé Doca ele disse,  “Major Gláuber finalizou seu discurso parafraseando a mensagem de Álvaro Lazzarini Desembargador aposentado de São Paulo que diz o seguinte” Na justiça as coisas funcionam em circulo, primeiro começa com a  Polícia Militar que tem contato com a comunidade, quando não resolve o problema do marginal, encaminha para a Polícia civil, não resolvendo, encaminha-se para o Tribunal de Justiça que uma vez condenado será encaminhado para o presídio, reabilitando-se, volta ao convívio da família”.

Veja a página do Policial Militar que divulgou em seu facebook.




Operação Rapina: Flávio Dino recebe apoio de mais um quadrilheiro preso pela PF

Sérgio Viana (da esq, para direita) e Flávio Dino
Sérgio Viana (da esq, para direita) e Flávio Dino
O ‘paladino da moral e dos bons costumes’ recebeu mais um apoio de um quadrilheiro preso pela Polícia Federal na Operação Rapina.
Desta vez o quadrilheiro é Sérgio Ricardo Viana Bastos, vice-prefeito de Coelho Neto-MA, que declarou ontem (20) apoio ao chefão do comunismo, Flávio Dino.
Sérgio Viana tem uma ficha corrida invejável perto dos outros integrantes que apoiam Dino. Ele foi um dos citados na operação Monte Carlos, da Polícia Federal, como sócio de uma empresa de comunicação que operava ilegalmente com o famoso bicheiro Carlinhos Cachoeira.
O novo apoio deixa o comunista com um leque de “Ocrim” para apoiar sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão. Ou quem sabe até banca-la.
O primeiro quadrilheiro a entrar para o bando de Dino foi o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que também foi preso pela PF na mesma operação, que teve por objetivo apurar responsabilidade criminal de integrantes de organização criminosa (Ocrim), especializada na produção de licitações e prestações de contas fraudulentas.
Como ex-juiz federal, Flávio Dino tem mostrado um grande exemplo ao receber apoios de políticos presos por corrupção, que contribuíram para o Maranhão ser um dos estados com maior proporção de miseráveis.
Abaixo algumas machetes e links sobre a ficha corrida do quadrilheiro Sérgio Ricardo:

Do Luis Pablo.

Após denúncia do blog, carro do empresário de Santa-Quitéria é encontrado na cidade de Brejo.

Por: Blog do Foguinho, 21 de novembro de 2013.

O Carro do empresário Alberto Monteiro, dono do Frigorífico o Galeto, que foi levado por bandidos na noite de terça-feira, 19, na cidade de Santa-Quitéria, foi encontrado na manhã desta quinta-feira, 21, no interior da cidade de Brejo.

O carro foi encontrado todo saqueado, onde os bandidos levaram pneus e outras peças de valores do veículo.

O parente do empresário disse por telefone ao blog do Foguinho que o carro só foi encontrado e os bandidos não levaram para uma cidade mais distante por motivos da denúncia feita pelo o blog. Isso evitou a saída do veículo.

Isso mostra como é um importante a denúncia e divulgação dos fatos que acontece no Baixo Parnaíba através do Blog do Foguinho.

A polícia já está investigando o caso.

Veja como aconteceu o assalto e o sequestro.

Imagem Ilustrativa

Na noite de terça-feira, 19, por volta das 23h, o empresário conhecido por Alberto Monteiro, dono do Frigorífico “O Galeto” em Santa Quitéria passou momentos de terror durante um assalto e sequestro nas mãos dos bandidos.

O empresário Alberto Monteiro disse ao Blog do Foguinho por telefone, que ele chegou em seu carro e entrou para o pátio de casa e os bandidos entraram em seguida, colocando arma na cabeça e pedindo o dinheiro do cofre.

Alberto então foi amarrado às mãos e colocado dentro do carro em seguida levado para um matagal que fica no Aeroporto e amarrados os pés, onde sofreu coronhadas na cabeça e agressão física.

No momento de distração dos bandidos no matagal, já na madrugada de hoje, 20, ele conseguiu se soltar e como conhecia o terreno ele fugiu para a casa de um amigo e escapou da morte.

O empresário disse que eles levaram dinheiro do bolso, celular, jóias, um som e seu carro Pálio, que tem apenas dois meses de uso.

O assalto aconteceu na sua residência que fica localizada na Rua  dos Tucanos no Bairro Passaram.

Os parabéns de hoje vai para "Iracema Lages" Primeira Dama de Nina Rodrigues



Blog do Foguinho, 21 de novembro de 2013.

Quem está completando mais um ano de vida hoje, é a nossa amiga Iracema Lages, Primeira Dama de Nina Rodrigues.

Iracema congratula mais uma primavera ao lado de amigos e familiares.

O blog do Foguinho deixa aqui a homenagem e esta guerreira de Nina Rodrigues.



https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger