E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2014

Chapadinhenses participam de grande marcha pela paz

Realizou-se ontem, dia 03 de maio, a marcha pele paz e pela vida. Diga-se de passagem, uma das maiores manifestações da sociedade civil já realizada em Chapadinha.       
Inspirados na Declaração dos Direitos Humanos em que diz: “Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal” O MOVIMENTO TODOS PELA PAZ E PELA VIDA organizado pela sociedade civil de Chapadinha, representado pelas Igrejas Evangélicas, Igreja Católica, OAB, instituições de Ensino, Empresários, Professores, Estudantes e demais seguimentos.

Foto: facebook de João Damiani


A PAZ É A GENTE QUE FAZ!

A marcha deu inicio no Bairro do Areal e ganhou as ruas de Chapadinha em direção a praça do povo, expressando a sua insatisfação com a segurança pública, que nos últimos tempos vem sufocando cruelmente os Chapadinhenses e o desejo de viver com segurança, em paz, em harmonia e com dignidade.
Mas para isso, também se faz necessário garantir políticas públicas sustentável, de educação, saúde, segurança, emprego e renda, entre outras com dotações orçamentárias que viabilize a efetivação desses direitos.
QUEREMOS VIVER! BASTA DE VIOLÊNCIA! DIGA SIM A VIDA.
A ausência de ações mais efetivas do Estado, aliada a precariedade das relações humanas, tem levado a uma situação de degradação do ser humano, a ponto de banalizar a vida, podendo ser observado nos altos índices de criminalidade do país, que vai dos grandes centros urbanos às pequenas cidades.
Chapadinha, um dos 217 municípios do maranhão, com população de 75 mil habitantes, os assaltos a mão armada, e os altos índices de violência e homicídios crescem  vertiginosamente. Com base nos boletins de ocorrências, no ano de 2012 foram registrados: 48 Homicídios – 4 Latrocínios – 60 Furtos a pessoas -  32 Roubos a pessoas – 31 Assaltos a mão armada – 2 Seqüestros –47 Furtos a Comércios – 79 Furtos a Residências – 20 Roubos a Estabelecimentos Comerciais – 20 Roubos a Residências – 7 Roubos a Casas Lotéricas – 10 Roubos a Postos de Gasolina – 5 Roubos de Automóveis – 8Arrombamento de Comércios -10 Arrombamento de Residências – 29 Roubos de Motocicletas – 6 Estrupos  Consumados – 40 Tráficos de Drogas  e 89Apreensão de Armas de Fogo. Acrescentam-se, ainda, a essas estatísticas o desrespeito ao ser humano, de modo assustador, as atrocidades no trânsito que tem dizimado muitas vidas.
É diante dessa realidade que o MOVIMENTO TODOS PELA PAZ E PELA VIDAvem externar a insatisfação gerada pelo estado de insegurança que se instalou em Chapadinha e reivindicar dos órgãos competentes, providências efetivas no sentido de extirpar toda e qualquer forma de violência

Leia outras notícias no Blog do Foguinho e acompanhe nosso Blog pelo facebook ou envie notícias pelo WhatsApp- (098) 9147-3880.

Por Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor

Do blog A Prosa 
Fonte: CARTA  ABERTA À COMUNIDADE.

2 comentários em “Chapadinhenses participam de grande marcha pela paz”

  • 6 de maio de 2014 às 13:01
    Anônimo Disse:

    Não sou muito de ficar comentando, porém... Fico feliz por essa atitude da sociedade, realmente nos últimos anos o índice de criminalidade tem crescido e alguma coisa precisa ser feita de FATO!
    Mas o que mais me preocupa nesta cidade e não só nela mas em todo Maranhão, é a violência no trânsito, desafio o dono do Blog a levantar uma pesquisa de quantos acidentes envolvendo motocicleta acontecem em Chapadinha-MA, tenho certeza que o número será maior do que uma cidade satélite de Brasília-DF que comporta mais de 200 (duzentos mil) abitantes, o Gama-Df por exemplo. A solução é tomar medidas severas em relação ao trânsito de Chapadinha e entorno também, estabelecer concursos para a área de trânsito, promover auto-escolas especializadas e banir as clandestinas, com organização iremos mostrar que a coisa não é bagunçada como os outros (bandidos, ladrões, enfim...) pensam, assim as famílias de Chapadinha poderão dormir mais tranquilo sabendo que seus filhos irão voltar pra casa.

    delete
  • 6 de maio de 2014 às 15:49
    felipe Disse:

    Sei do tamanho da importância de uma manifestaçao tao importante para a sociedade chapadinhense pelo momento que passa de insegurança e medo. Mas foi infeliz num grupo de manifestantes motoqueiros, a maioria sem capacetes, porque uma manifestaçao pedido pela paz e pela "vida", eles q deveria ao menos dar o exemplo, porque respeito a vida depende muito tambem da paz no trânsito.

    delete

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger