E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 20 de maio de 2014

Cresceu! Chapadinha já tem mais de 100 mil habitantes, diz site e IBGE.

Só está faltando segurança, SAMU, uma Batalhão da PM, Corpo de Bombeiro  e uma administração que se preocupe com nossa cidade para ver o crescimento e o desenvolvimento do município. Cresceu a população e os problemas aumentaram.

Cidade de Chapadinha, MA/Foto: Melquisedeque Mendes Silva

Por: Blog do Foguinho, 20 de maio de 2014.


O Site Wikipédia que tem as informações e dados de todo os município brasileiros, divulgou um novo número para a quantidade de habitantes que tem a cidade de Chapadinha-MA, totalizando um número 100.456 habitantes segundo dados estatísticos do IBGE do ano de 2013.

 

Dados antigos- ano 2012.

 

Em junho de 2012, data do último Censo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgou as estimativas da população de Chapadinha, que tinha um total de 75.167 habitantes sendo a cidade mais populosa da região do Baixo Parnaíba.

 

Novos dados- ano 2014.

 

Em 2014 a cidade de Chapadinha de acordo com o IBGE e o site Wikipédia, o município já tem mais de 100 mil habitantes, continuando a cidade mais populosa da região do Baixo Parnaíba.

 

De acordo com o Censo do IBGE de 2011, Chapadinha é a 15ª maior cidade do Maranhão, entre os 217 municípios.


Leia outras notícias no Blog do Foguinho e acompanhe nosso Blog pelo facebook ou envie notícias pelo WhatsApp- (098) 9147-3880.

 

Veja algumas características da cidade de acordo com o IBGE e o site Wikipédia.

 





Bairros: Vila N. Sª de Fátima, Parque Independência, Bairro da Cruz, Novo Castelo, Tigela, Campo Velho, Bairro Novo, Aparecida, São José, Cohab, Terras Duras, Boa Vista, Corrente, Caterpillar, Centro, Aldeia, Japão, Areal, Recanto dos Pássaros, Vila Isamara, Multirão, Vila vitória, Vila Vagner, Liberdade e outros.

Rodovias: Com a complementação da BR 222 e a MA 230, ligando o Maranhão com o Ceará, através da ponte da Jandira sobre o rio Parnaíba, dando assim mais esperança a Chapadinha de melhorar sua estrutura socioeconômica em razão do fluxo de veículos que circula por este trecho, que diminuiu também a distância entre São Luís e a cidade de Fortaleza no Ceará. .


Órgãos públicos federais:Tribunal Regional do Trabalho, IBGE, INSS, ICMBio (RESEX Chapada Limpa) e outros orgãos.

Secretaria Municipal de Saúde: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a mesma mantém 2 hospitais no município o Hospital municipal Benú Mendes e também o Hospital do Estado, Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), que atualmente é administrado pelo município.

 

Ciretran: O Ciretran de chapadinha atende a toda a região do baixo Parnaíba e Alto Munim, com a emissão de carteira de habilitação e fiscalização do transito.

Quartel de Policia Militar: Em Chapadinha tem sede a 4ª Cia Independente de Polícia Militar. Também sedia em Chapadinha a Guarda Civil Municipal, onde conta com um contingente de 62 Guardas Municipais.

Ensino Superior: Chapadinha por ser uma cidade polo da microrregião em referência as demais cidades circunvizinhas, detém todos os polos de Universidades Públicas e Particulares. Assim como as Universidas Públicas UFMA (Univesrsidade Federal do Maranhão) e UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), se destacam várias outras particulares como a maior Faculdade Particular da cidade: FAP.

 

Na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) podemos encontrar os cursos: Biologia, Zootecnia e Agronomia.
A construção de uma Universidade Pública/Federal na cidade facilitou a vida de muitos jovens que terminam o ensino médio, pois a universidade mais próxima é na capital São Luís, que fica a cerca de 300 km daqui. Apesar da distância, conseguir uma vaga em uma universidade federal da capital requer muito esforço e uma grande pontuação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que é o principal meio para conseguir estudar nela.

Telecomunicações: Na cidade de Chapadinha atualmente encontra-se a cobertura de 4 operadoras de telefonia móvel celular: OI, TIM, VIVO E CLARO. Além disso ainda existem serviços de Telefonia Fixa e Banda Larga da operadora OI assim como de o várias outras operadoras locais de internet via rádio.

 

Festa e Cultura: Uma manifestação tradicional cultural e religiosa da cidade está no Festejo de Nossa Senhora das Dores que acontece todo ano no mês de setembro, e também as festividades carnavalescas que já foram declaradas as melhores, maiores e mais animadas do estado, exercendo forte influência até em estados vizinhos atraindo diversos visitantes de muitos lugares brasileiros e até estrangeiros.



12 comentários em “Cresceu! Chapadinha já tem mais de 100 mil habitantes, diz site e IBGE.”

  • 20 de maio de 2014 às 14:59
    Anônimo Disse:

    Aumentaram um pouquinho, nunca vi estrangeiros em nossa cidade no periodo de carnaval e se continuar fraco como os dois ultimos carnavais no proximo ate o povo de chapadinha se manda. Kkkkk

    delete
  • 20 de maio de 2014 às 18:38
    Anônimo Disse:

    Meu caro, Wikipédia não pode servir como referencia pra ninguém; Afinal, qualquer um pode postar informações lá. A verdadeira população de Chapadinha é 76.217.
    Fonte oficial: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=210320&search=maranhao|chapadinha.

    delete
  • 20 de maio de 2014 às 21:56
    samya Disse:

    Fiz um trabalho de pesquisa geografica com meus alunos e consta nos dados de pesquisa do IBGE, umA POPULAÇÃO DE 100 MIL HABITANTES. eNTÃO MOSTRA SIM, QUE A POPULAÇÃO CRESCEU MAS INFELIZMENTE DE UMA FORMA DESORDENADA.

    delete
  • 20 de maio de 2014 às 22:53
    Anônimo Disse:

    mais isso já faz quantos anos?

    delete
  • 21 de maio de 2014 às 11:31
    Anônimo Disse:

    População estimada 2013 76.217. É o que diz o site do IBGE, o que passa disso é falsa informação

    delete
  • 21 de maio de 2014 às 12:34
    Anônimo Disse:

    a população não cresce de forma desordenadas, as cidades sim, crescem de forma desordenadas.

    delete
  • 21 de maio de 2014 às 12:50
    Anônimo Disse:

    http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=210320&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas
    Segundo o Próprio IBGE.

    População estimada 2013 76.217
    População 2010 73.350
    Área da unidade territorial (km²) 3.247,383
    Densidade demográfica (hab/km²) 22,59
    Código do Município 2103208
    Gentílico chapadinhense
    Prefeito
    MARIA DUCILENE PONTES CORDEIRO

    delete
  • 21 de maio de 2014 às 15:28
    Anônimo Disse:

    Isso é mentira para gerar subsídios para o município. Como aconteceu em São Luís, onde nunca chegou a casa dos 1 milhão de habitantes, onde pessoal que trabalham dentro do IBGE não escondem que colocaram a faca no pescoço dos mesmos para chegar a essa população o que gera lucro para a prefeitura e orçamento triplica. E outra, Wikipédia não pode ser usado como fonte em citações pois qualquer um pode editar sem o menor esforço. Qui dirá o pobre IBGE com sua baixa credilidade. kkkkkkkk

    delete
  • 22 de maio de 2014 às 08:53
    Anônimo Disse:

    Acredito que deve está por volta de 90.000

    delete
  • 23 de maio de 2014 às 14:46
    Anônimo Disse:

    Amigo, antes de passar informação, olhe em fontes seguras, Wikipédia qualquer um pode entrar e editar as informações.

    delete
  • 23 de maio de 2014 às 22:59
    Anônimo Disse:

    olha chapadinha so vai amelhora quando governo levar muitas industria para a cidade e tudo fica bem ok

    delete
  • 6 de junho de 2014 às 15:18
    Anônimo Disse:

    Transporte publico, saude , seguranca, educacao de qualidade... Ainda estao em falta !

    delete

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger