A Prefeitura de Mata Roma fez um balanço das atividades do executivo referente ao ano de 2013, através de uma Audiência Pública proposta pela Paróquia de São Francisco, na pessoa dopároco Claudinei Pereira. O evento que foi realizado no Centro Paroquial, nesta terça-feira (1º), contou com a participação da prefeita Carmem Neto, dos secretários municipais, da vereadora Geysa Lobo, associações, entidades e da comunidade local.

Na oportunidade, os representantes das secretarias municipais pontuaram sobre as ações desenvolvidas neste período e do apoio e esforço da prefeita Carmem Neto em trazer melhorias para o município. O secretário de Administração, Zacarias Santos, deu início aos trabalhos fazendo uma explanação das atividades desenvolvidas ao longo do último ano, lembrando que o objetivo do governo é executar os trabalhos de maneira democrática, popular e transparente.
A secretaria de Obras destacou as ações do executivo que vem melhorando a infraestrutura da cidade com abertura de ruas, calçamentos, expansão da rede d’água e pavimentação asfáltica. Segundo o secretário da pasta, Antenor Carneiro, outras obras já estão agendadas para 2014, que além dessas já realizadas, contam ainda com estradas e perfuração de poços artesianos.

A secretaria de Educação abordou com louvor as atividades executadas pela pasta. Além de investir em capacitação e valorização do professor, que hoje é um dos mais bem pagos da região, o executivo, tem um cuidado especial pelo setor, visto que o processo de transformação da Educação é permanente. Em Mata Roma, as 17 escolas municipais estão desenvolvendo diversos programas que passam desde o esporte, saúde, assistência social até a cultura. A construção e reformas das unidades, merenda escolar em dia, fardamento e kit escolares devidamente distribuídos, é uma das grandes conquistas do governo.

A Saúde também é um dos carros chefes do executivo. A implantação e construção das Clínicas da Família mudou o retratou da saúde não só no município, mas em todo o Baixo Parnaíba. Para o secretário, Gustavo Correa, a reforma, aquisição de equipamentos e o investimento na odontologia (que será a maior cobertura da região) mostram o compromisso do governo com a população.  Em 2014 outras conquistas já tem data marcada para acontecer, mais quatro povoados celebram a chegada das Clínicas da Família, (povoado Mucuim, lagoinha, Riachão e Primeiros Campos) além  de mais uma Poli Clínica da Família no perímetro urbano.

A Secretaria de Assistência Social também apontou seus avanços com o fortalecimento dos programas sociais, fazendo-os chegar às casas mataromenses. Milhares de famílias que antes ficavam sem a cobertura desses programas, hoje contam com o auxílio e reforço dos mesmos para manter o equilíbrio do lar.
A Prefeita Carmem Neto destacou os projetos e metas para 2014. De acordo com ela, o município receberá grandes investimentos, como reformas, entre elas- na Praça José Sarney, poços artesianos, mais asfalto e calçamentos e a construção do tão esperado Mercado Municipal. Esses são apenas alguns das grandes obras que serão executados.

Após a exposição do Poder Executivo, os presentes puderam tirar dúvidas e dar sugestões, sob a coordenação do padre Ney.


Ao final, a Prefeita falou da importância da audiência, que é uma prerrogativa de todo governo compromissado com o povo, e que eventos como esse, estreitam os laços entre o poder público e a  população.  “Fazemos questão de dividir esses momentos com todos, para que acompanhem as ações e os programas que estão sendo desenvolvidos no município. Agradeço ao pároco pela oportunidade do encontro, e sempre que for solicitado, estaremos aqui para tirar dúvidas e receber  sugestões. Porque um governo democrático se faz assim, de mãos dadas com o povo”- disse a Carmem Neto.



Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Mata Roma