E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Violência! Professora é assaltada e tem a moto levada no Centro de Chapadinha.

Nadja e sua motocicleta que foi levada pelo os bandidos

Por: Blog do Foguinho, 18 de setembro de 2014.

A Professora Nadja Nayara, relatou na sua página do facebook que foi assaltada por volta das 19:00hs desta quinta-feira, 18, na porta de sua casa no Centro de Chapadinha.

Nadja comentou que foi abordada por dois marginais que estavam armados e levaram a sua moto Broz de cor branca e modelo 2014.

A violência tem aumentado a cada dia que passa e nem no Centro da cidade não tem mais segurança.

Veja os relatos da professora abaixo.



Análises Indicam Contaminação Por Fezes em Poços Artesianos de Chapadinha

Poço da Rua do Matadouro: Contaminação Fecal  

Documentos a que o blog teve acesso com exclusividade revelam que a totalidade dos poços artesianos de responsabilidade da prefeitura municipal e que abastecem bairros e escolas, estariam expostos a contaminação que colocariam em risco milhares de usuários.

Quatro planilhas detalham exames que foram realizados pela própria secretaria de saúde, entre abril e maio de 2013 e indicam contaminação generalizada na rede poços artesianos de Chapadinha.

Todos Contaminados
Dos poços analisados nenhum estaria livre de microrganismos, de acordo com os exames realizados. 50 poços apresentam contaminação por coliformes totais, que indicam presença de bactérias na água de risco menor de gerar problemas para a saúde, mas que – segundo especialistas, que alertam para a urgência de uma apuração mais rigorosa – seriam indícios de falta de condições higiênicas adequadas em alguma etapa do abastecimento d’água.

Poço da Escola Raimundo Gomes Contaminado por Fezes

Sete Contaminados com Fezes
Caso mais grave se constataria em 7 poços artesianos sendo um no Bairro da Aldeia (que funciona dentro da Escola Raimundo Gomes e seria usado por alunos e comunidade), outro nas Terras Duras e 5 no Caterpilar que apresentaram contaminação (além de coliformes totais) também por coliformes fecais que indicaria um tipo grave de contaminação com alto risco para a saúde da população.

Com Coliformes Fecais:  Terras Duras, Caterpilar e Escola na Aldeia


Segundo o Ministério da Saúde as “bactérias do grupo coliformes fecais habitam normalmente o intestino de homens e animais, servindo, portanto, como indicadores da contaminação de uma amostra de água por fezes”, diz. “Como a maior parte das doenças associadas com a água é transmitida por via fecal, isto é, os organismos patogênicos (causadores de doenças), ao serem eliminados pelas fezes, atingem o ambiente aquático, podendo vir a contaminar as pessoas que se abastecem de forma inadequada dessa água, a presença de coliformes na água é um indicador de risco de transmissão dessas doenças”, finaliza o Ministério da Saúde, em recomendação de seu sistema de avaliação da qualidade da água.

Ex-Secretário Fala
Ouvido por nossa reportagem, ex-secretário Charles Bacelar confirma que a análise da qualidade da água foi feita pela SEMUS em sua gestão e diz que diante das constatações pediu providências à secretaria de obras, que até o final de 2013 nenhuma ação foi adotada e não sabe dizer se alguma medida foi tomada em 2014 para resolver o problema.

SEMUS se Pronuncia  
Em resposta ao blog, o atual secretário de saúde Allan Monteles reconheceu a planilha como verdadeira: “ao assumir esta secretaria, nos deparamos com um relatório no qual relatava que todos os poços estavam contaminados, e nos reunimos com o Dr. Eduardo Luiz da Silva (Coordenador da Vigilância Epidemiológica) que de imediato tomou as providências cabíveis”, disse Allan Monteles, sem detalhar as providências.

Ainda de acordo com o secretário Allan, em analises posteriores apenas um poço teria apresentado contaminação. “Chamamos a equipe de Vigilância da água do município para fazer análises de todos os poços e nos resultados apresentados foi constatado que somente um poço da zona rural estava contaminado. “Ao falarmos que estava, pois já foi feito o tratamento da água com hipoclorito de sódio, as pessoas da comunidade foram submetidas a consultas, exames e com distribuição de remédios”, completou o secretário de saúde.

“No mês de agosto (2014) realizamos distribuição de filtros e palestras educativas. E passamos adotar um monitoramento e avaliação mensal de todos os poços do município”, finalizou.

Suspeita Continua

Apesar da resposta do secretário, até por falta de detalhamento das providências e por se restringir a ações notoriamente paliativas, a qualidade da água servida ao povo de Chapadinha continua a merecer uma avaliação mais criteriosa e independente, sob pena de a população se manter consumindo a água que deveria ser insipida, incolor, inodora e saudável, permanecer com a evidente suspeita seguir contaminada por fezes.      

Relação de Poços Contaminados  




Do Blog do Alexandre.

Chapadinha - Graça Nunes assume cargo de vereadora no lugar de Eduardo Sá.

Graça Nunes fazendo o discurso e agradecimentos.

Por: Blog do Foguinho, 18 de setembro de 2014.

A suplente Maria das Graças Nunes Mesquita (PV) assumiu o cargo de vereadora em sessão realizada nesta quinta-feira, 18, na Câmara Municipal, no lugar do vereador afastado Antonio Eduardo Dantas de Sá (PRTB).

Eduardo Sá teve o mandato cassado no dia (10) através do Juíz Eleitoral Dr. Cristiano Simas de Sousa, da 42ª zona.

Graça Nunes e os advogados alegaram que Eduardo Sá estava com acúmulo de cargo, sendo o de vereador e uma nomeação na Superintendente de Recursos Florestais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão desde março de 2014.

Com isso ele teve o mandato cassado e o juiz determinou imediatamente a posse da suplente Graça Nunes (PV)

Graça Nunes tomou posse do mandato na sessão desta quinta-feira no lugar de Eduardo Sá.


Eduardo Sá já recorreu da decisão, caso ele consiga uma liminar no Tribunal de Justiça do Maranhão, em São Luis, ele retornará ao cargo de vereador.

Graça Nunes disse está feliz por este momento, mas gostaria de está ao lado de Eduardo Sá que é um grande companheiro de luta.

Obs: A vereadora Graça Nunes poderá permanecer até o fim do mandato ou cair do cargo a qualquer momento.

E tome obras! Prefeita Tina Monteles vai entregar duas Unidades Básicas de Saúde na zona rural de Anapurus.

Por: Blog do Foguinho, 18 de setembro de 2014.

A Prefeita Tina Monteles continua a maratona de inaugurações na zona rural do município.

Tina Monteles vai inaugurar neste sábado, 20, duas Unidades Básicas de Saúde da Família, uma no povoado Angical e outra no povoado Água Rica. As inaugurações será a partir das 8:00hs da manhã.

Isso mostra que Anapurus tem trabalho e muita obra que beneficia a população em todos os setores, principalmente na área da saúde.

Parabéns Tina Monteles pela as obras que serão entregues para o povo.

Veja a programação abaixo.


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger