E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Urbano Santos, Barreirinhas e Paulino Neves se unem pela construção do acesso aos lençóis; Via beneficiaria toda região

Extraído do Aconteceu Virou Notícias


As estradas de Urbano Santos a Barreirinhas (80km, carroçal) e de Barreirinhas a Paulino Neves (30 km, trilhas) são indispensáveis para o desenvolvimento das Regiões conhecidas como Baixo-Parnaíba maranhense e lençois.
Trecho de Paulino Neves a Barreirinhas: só de 4 x 4
Vocacionadas ao turismo, as referidas regiões estão inseridas na "Rota das Emoções", que compreende os point´sturísticos de Jericoacoara, Delta do Rio Parnaíba e Lençóis maranhenses, se relacionando assim a três estados: Ceará, Piauí e Maranhão.


No entanto, na parte maranhense falta estrutura de estradas, o que inviabiliza que a rota seja feita de forma mais econômica, rápida e confortável. O Maranhão tem perdido milhares de turistas pela falta dos trechos que ligam Barreirinhas a Paulino Neves e Urbano Santos a Barreirinhas.

Além da preocupação puramente turística, ressalta-se também a questão sócio-econômica posto que este  último trecho citado, está diretamente ligado a uma das cidade das mais pobres do Brasil: Belágua, que está bem próxima a Urbano Santos (12 km), inclusive tendo sido desmembrada desta em 1994, ano a partir do qual nunca deixou os noticiários nacionais como sinônimo de baixa renda e pobreza.


Portanto é indiscutível que o Maranhão precisa, de forma concomitante, dessas duas estradas, para assim criar a sinergia necessária para o desenvolvimento destas regiões portadoras dos mais baixos indicadores do Estado.

Essas estradas são o acesso necessário aos Lençóis, tanto para quem vem do Nordeste no caso do trecho Paulino - Barreirinhas como para quem vem do Sul/Sudeste/Centro-oeste no caso do trecho Urbano Santos - Barreirinhas, lembrando que aqui temos o adicional de que impactaria Belágua, cidade inserida como prioritária para ações de desenvolvimento, de acordo com o programa "Mais IDH" do Governo do Estado.


Clique na imagem para ampliar

Já existe rumores de pavimentação dos dois trechos... são palavras do próprio Governador Flávio Dino, sabedor do potencial que está sendo desperdiçado visto ter sido presidente da EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo): "As obras que estamos... planejando cumprem o importante papel de interligar as regiões, facilitar a circulação da produção e diminuir as distâncias. Em todas as regiões, buscamos dar atenção especial a obras estruturantes para o nosso desenvolvimento. Para citar alguns exemplos dentre os quais já estamos trabalhando, faço questão de frisar a estrada Barreirinhas – Paulino Neves, que vai finalmente incluir os Lençóis Maranhenses na Rota das Emoções junto com o Piauí e o Ceará." 

E por outro lado tivemos a inserção da Cidade de Belágua no Programa 'Mais IDH' onde está indicado o trecho Urbano Santos - Barreirinhas como essencial, indispensável, urgente... para assim ajudar a reverter os indicadores da cidade que mais vejo receber missões humanitárias de todo o Brasil.
Apoie essa ideia:

0 comentários em “Urbano Santos, Barreirinhas e Paulino Neves se unem pela construção do acesso aos lençóis; Via beneficiaria toda região”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger