E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 25 de março de 2015

Hildo Rocha apresenta requerimento em defesa dos trabalhadores da indústria de ferro-gusa no Maranhão.


Em pronunciamento no plenário da Câmara Federal, terça-feira (24) o deputado Hildo Rocha manifestou apreensão com a crise vivenciada pelas indústrias de ferro-gusa instaladas no Maranhão que está ocasionando a demissão de trabalhadores do setor. O parlamentar citou o caso da Margusa, localizada no município de Bacabeira, que atua no Estado há 17 anos. “A empresa desligou as maquinas, fechou as portas e está demitindo 360 empregados”, argumentou. 
Rocha argumentou que para cada emprego, na indústria de gusa, são gerados cinco indiretamente. “Portanto, estamos falando de 1.800 pais ou mães de famílias desempregados, o impacto é muito forte na economia maranhense”, destacou. 
Crise
O Estado é o segundo maior produtor de ferro gusa do Brasil. 100% da produção maranhense tem como destino a exportação. Diferente de Minas Gerais que tem o mercado interno como principal comprador. Segundo o parlamentar, a atividade está ameaçada por causa da desvalorização da moeda chinesa, principal comprador da produção maranhense. 
Mas, o fator determinante para a crise do setor, é o descumprimento, por parte do Governo Federal da legislação do reintegra.  Desde o final do ano passado o tesouro nacional não está devolvendo o valor do PIS/COFINS arrecadado conforme estabelece a legislação do reintegra”, declarou.
Rocha alertou que a crise já se aproxima da cidade de Açailândia com a possibilidade do fechamento de mais quatro empresas: Gusa Nordeste; Viena; Siderúrgica Pindaré; e Siderúrgica Guarani. 
Providências
O parlamentar encaminhou, aos ministros, Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Joaquim Levy, da Fazenda, requerimento solicitando providências para a regularização do problema evitando, assim, que mais 11.000 mil famílias venham a ser prejudicadas.
Aço verde
Outra ação apontada por Hildo Rocha, para ajudar no fortalecimento da indústria guseira maranhense, é o apoio do Governo Federal na conclusão da Aciaria Nordeste. “Quando entrar em operação, a empresa irá adquirir parte do ferro-gusa produzido no Maranhão. Será a primeira indústria do mundo a produzir o aço verde”, afirmou.

Considera-se “verde” o aço produzido com a utilização de carvão vegetal obtido de madeira originária de reflorestamento, em substituição ao carvão mineral que é mais poluente e mais agressivo ao meio ambiente.

Buriti! Jovem morre em troca de tiros com a Polícia.

Francisco, o "Pantanal", morto em confronto com policiais.
O jovem conhecido por Pantanal, aproximadamente 21 anos, não resistiu aos feridos do confronto com policiais militares do 16º BPM (de Buriti e Chapadinha) e com policiais da Ronda Tática Móvel (Rotam) e morreu a caminho do atendimento médico em Coelho Neto.

PM no local
O confronto aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), na casa do avô do jovem, e resultou com a morte de um elemento e a prisão de outro. Segundo informações dos vizinhos, Pantanal, vinha ameaçando de morte, constantemente, seu próprio avô Luís Firme, que ontem (24) denunciou o caso à polícia.

Nesta manhã, policiais da Rotam foram à casa de Luís Firme para capturar o jovem ameaçador. Na chegada, teria havido troca de tiros e Pantanal foi baleado com três tiros. Junto com ele havia mais dois indivíduos que também foram levados pela polícia.

Junto com os elementos foram encontradas várias pedras de crack, armas artesanais e facas.

A polícia continua fazendo operações de desmantelamento de “bocas-de-fumo” em várias partes da cidade.

Corpo do Jovem Pantanal em Hospital de Coelho Neto
Pronunciamento da PM.


Em contato com a PM, o blog do Foguinho foi informado que jovem estava aparentemente drogado  e ameaçava o avô com um revolver .38, e rojões de artifício. A PM foi chamada e conseguiu salvar a vítima, no entanto, o jovem transtornado atirou na guarnição, e esta revidou a injusta agressão, alvejando o jovem na coxa, sendo o mesmo socorrido pela guarnição e encaminhado a Coelho Neto, onde infelizmente veio a óbito.

Veja abaixo o material apreendido que estava na casa do jovem, ele ameaçava matar o avô.




Do Correio Buritiense.

Prefeitura de Anapurus forma parceria com SEBRAE para micro e pequenos empreendedores.

Secretário de Assistência Social, Zominha, ao lado dos representantes do SEBRAE.

A Prefeitura Municipal de Anapurus, através da Secretaria de Assistência Social, formou uma grande parceria com o SEBRAE de Chapadinha para realizações de oficinas no município de Anapurus, para micro e pequenos empreendedores. 

Maiores informações a partir do dia 27 na Secretaria de Assistência Social.

Destaque! Chapadinha registra maior volume de chuva no país, nas últimas 24 horas

Editado por Blog do Foguinho, 25 de março de 2015, com informações do Imirante.com.

A cidade de Chapadinha-MA ganhou destaque com a matéria publicada no Imirante.com. A página traz a notícia que Chapadinha registrou o maior volume de chuva do país: 63,8mm nas últimas 24hs.

Os dados são do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).No Maranhão, Barreirinhas foi a segunda cidade da lista, com 48,6 mm. São Luis atingiu 45,4mm.



Mérito! 16º Batalhão Homenageia Policiais Militares que atuam contra a criminalidade em Chapadinha e Região.


Por: Blog do Foguinho, 25 de março de 2015.

Aproximadamente 40 Policiais do 16º Batalhão da PM de Chapadinha foram homenageados na manhã desta quarta-feira, 25, com as medalhas “Mérito Operacionais e Brigadeiro Falcão”, pelos relevantes serviços prestados à sociedade entre 10 e 20 anos de serviços prestado com a farda da PM, combatendo a criminalidade e promovendo cidadania a população de Chapadinha e outras cidades do Baixo Parnaíba.

O evento foi realizado no auditório do Fórum de Chapadinha com a presença do Major Glauber Miranda, do Promotor de Justiça Dr. Douglas Nojosa, do Secretário Municipal do Trabalho Zezinho Lima e outros Policiais Militares que compõe as 17 Regionais.

A medalha Brigadeiro Falcão é a maior comenda da Polícia Militar do Maranhão, parabéns aos policiais homenageados.


Informações: PM Leandro e Repórter Naiane Rodrigues.

TV Record Mostra a Pobreza, a Miséria e a Fome na cidade Belágua e outros municípios maranhenses.

Antenor Ferreira Interligado.
Reprodução reportagem rede Record 


A emissora mostrou a miséria, a pobreza e a fome na cidade de Belágua.

O Maranhão ficou estarrecido ao estampar mais uma vez um dos grandes veículos de comunicação do país, que mostrou a miséria que assola nosso estado. 

O programa Repórter Record, exibido recentemente na rede Record de televisão, mostrou a realidade de muitos maranhenses que sobrevivem comendo farinha e consumindo água suja, escancarando a triste realidade, a qual não gostaríamos que fizéssemos parte.  


No vídeo abaixo você confere a íntegra da chocante reportagem: 


Construção de Monumento Maçônico Gera Polêmica em Chapadinha


A construção de uma pirâmide na entrada de Chapadinha (retorno da Avenida Presidente Vargas) inicialmente despertou curiosidade das pessoas e depois discordância (de alguns) com a divulgação de que o monumento seria um símbolo maçônico.

Em meio à polêmica a prefeitura lançou uma nota resumida e pouco esclarecedora, diz apenas que a obra acontece em homenagem aos 50 anos da Loja Maçônica Oliveira Roma e estaria sendo tocada pela instituição. A inauguração deve acontecer no sábado dia 28, às 9 horas.

Procurado pelo blog o Venerável Mestre da Loja Oliveira Roma, José Ribamar  da Silva, Zé Baleco, confirmou as informações da prefeitura e acrescentou que a obra teve a aprovação da câmara e a concordância da prefeitura e que o custo da obra foi integralmente arcado pela Loja Maçônica. Baleco declarou que a obra terá revestimento de mármore e o detalhe do compasso e do esquadro cravado no obelisco. Sobre o significado do monumento, o venerável disse que era pirâmide era um símbolo da tradição maçônica.

Internautas divergem com relação ao obelisco, uns considerando que o monumento embelezará a entrada da cidade e lembram os serviços sociais e filantrópicos da Maçonaria, outros questionando o significado da obra e alguns – por razões religiosas – repudiando a pirâmide como símbolo ocultista.

A polêmica parece que ainda vai render.

Do Blog do Alexandre.

Homens presos pela SEIC em Chapadinha, pretendiam assaltar o Banco do Bradesco de Brejo.

Armas aprendidas com os assaltantes


Os três homens presos em Chapadinha na tarde de terça-feira, 24, pretendiam assaltar as Agências Bancárias de Brejo e Vitorino Freire.

Uma Operação da Polícia Civil por intermédio da Superintendência Especial de Investigações Criminais ( Seic) desarticulou uma quadrilha especializada em roubo a banco nessa terça-feira (24). Três homens foram presos suspeitos de aplicarem o golpe conhecido como "sapatinho", onde a quadrilha invade a residência de um funcionário, obrigando-o a facilitar a o acesso dos bancidos ao cofre da agência bancária.



Os suspeitos foram presos na tarde de terça-feira, em Chapadinha, todos foragidos do Maranhão e Piauí. Com a quadrilha foram apreendidos um revólver e uma pistola.


A polícia acredita que eles estavam planejando assaltar o Bradesco da cidade de Brejo, no Maranhão, e o Banco do Brasil de Vitorino Freire.  Os mesmos confessaram ainda o assalto ao Banco Basa da cidade de Vitória do Mearim, ocorrido no dia 22 de janeiro de 2015.


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger