E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 23 de maio de 2017

Hildo cobra fiscalização do BNDES em obras no Maranhão…


IRREGULARIDADES
Hildo Rocha em mais uma reunião com diretores do BNDES
A falta de esclarecimentos acerca do modo como o Governo do Maranhão está aplicando os recursos do financiamento do BNDES foi o tema de reunião entre o deputado federal Hildo Rocha (PMDB) e diretores da instituição.
– Desde o ano passado que estamos tentando obter informações, mas o governo do Estado nunca respondeu e os dados fornecidos pelo BNDES são incompletos, não respondem aos questionamentos que por diversas vezes encaminhamos ao órgão. O governo do Maranhão e o BNDES estão nos impedindo de realizar uma das atribuições dos parlamentares que é a de fiscalizar a aplicação de recursos públicos – disse Hildo Rocha.
O parlamentar lembrou que em outras oportunidades dirigentes do BNDES se comprometeram em fornecer as informações, entretanto, ficou só na promessa.
O deputado destacou que nas dez obras fiscalizadas pela CFFC, da Câmara Federal, foram encontradas irregularidades como desvios de finalidade; alterações grotescas de projetos; atrasos nos cronogramas e obras abandonadas.
– Esse conjunto de anormalidades caracteriza crimes de responsabilidade, pois são recursos públicos investidos sem que, de fato, gerem os melhoramentos que deveriam produzir em favor da sociedade. É dinheiro desperdiçado, impostos que os cidadãos pagam e não são revertidos em benefícios para a sociedade –declarou Rocha.
Principais irregularidades
MA-386: O governo anexou à obra 14 km que haviam sido construídos pela Suzano. Ou seja, o Estado aproveitou parte já construída por uma empresa privada quando na verdade deixou de fazer 14 km.
USC Imperatriz: Houve desvio de finalidade, pois os recursos foram emprestados para construir um prédio para funcionar a atividade fim da segurança pública. O imóvel deveria abrigar a polícia civil; unidade corpo de bombeiros; polícia policia militar e outros órgãos de segurança. Mas o governador transformou o prédio em quartel da polícia militar.
Unidade de Ressocialização (FUNAC/Imperatriz): Obra está abandonada desde maio de 2015. Mas o governador prefere alugar imóveis caros e inadequados. Rocha lembrou que os aluguéis já motivaram polêmicas pois o objetivo seria apenas beneficiar filiados ao PCdoB, partido político do governador Flávio Dino.
Hospital Regional de Chapadinha: Obra deveria ter sido concluída em 2015. Há dois anos o governo faz de conta que está dando continuidade aos trabalhos. 
Centro de Hemodiálise (Chapadinha): Obra está paralisada. O material pré-moldado que se encontrava no local está se deteriorando e sendo roubado sem que o governo faça nada para impedir. “É mais um caso grave de desperdício de recursos públicos. Portanto, crime de improbidade administrativa”, afirma Hildo Rocha. 
Duplicação da estrada do Araçagi (São Luis): A retirada do VLT desfigurou o projeto. O objetivo era melhorar a mobilidade urbana. Com a alteração a melhoria será praticamente zero. 
Saneamento básico: De acordo com Hildo Rocha, o contrato previa obras de saneamento básico nas localidades onde há escassez de água boa para consumo humano. Mas, segundo o parlamentar, o governador desviou os recursos para obras eleitoreiras.

Em Santa-Quitéria, alunos empurram "Ônibus Escolar " e arriscam a vidas em veículos precários.


Por: Blog do Foguinho, 23 de maio de 2017.

A situação em que o prefeito Alberto Rocha vem tratando a educação de Santa-Quitéria continua sendo motivo de denúncias por parte dos pais de alunos e moradores da cidade.

A última denúncia, foi um fato lamentável, em que um morador do povoado “Pau Cerrado” mostra os alunos empurrando um ônibus sucateado que serve como transporte escolar. Na imagem mostra que o carro que é bastante antigo, está totalmente sucateado e com certeza apresenta diversas irregularidades.

Este fato é lamentável, onde mostra que o ônibus contratado não tem condições alguma para o Transporte Escolar, como manda o Ministério da Educação.

Contrato sem licitação.

Há algo mais grave, o blog descobriu que os ônibus estão sendo usado de forma irregular, pois não há contrato e nem processo licitatório para a contratação de veículo.

A CPL (Comissão Permanente de Licitação) publicou no Diário Oficial do Maranhão que a licitação para a contratação de Transporte Escolar vai acontecer somente dia 26, sexta-feira. Agora pergunta, como estes ônibus sucateados estão sendo pagos? qual a forma de pagamento?

Veja o aviso de licitação para sexta-feira, dia 26, para contratação de transporte escolar.


Na tarde de ontem, 22, houve uma acidente com um ônibus em São José de Ribamar, e de acordo com informações, o motivos seria a estrutura precária do transporte.

Clique no link abaixo.

Blog do Neto Ferreira.

Ônibus escolar capota e deixa 45 crianças feridas em São José de Ribamar 

IMG_1668
Um grave acidente envolvendo um ônibus que fazia transporte escolar de São José de Ribamar foi registrado na tarde de ontem (22).
Segundo informações o blog Ribamais, o veículo, que transportava cerca de 45 crianças, capotou nas proximidades de Bom Jardim, na Zona Rural de São José de Ribamar.
O ônibus escolar saiu da pista, próximo a uma curva por motivos a serem investigados.
Com o acidente, diversas crianças ficaram feridas e foram socorridas por veículos que passaram pelo local.
Ainda de acordo com testemunhas, as condições do ônibus eram precárias. “Foi desesperador, achamos que íamos todos morrer, o ônibus vinha lotado com muita criança em pé e só ouvimos o freio e a zuada caindo no mato. De agora em diante, prefiro ir pra escola andando do que entrar num ônibus da prefeitura”, declarou uma estudante, ainda nervosa e ferida.
Assista ao vídeo:

É grave o estado de saúde do prefeito Herialdo Pelúcio da cidade de Presidente Vargas



Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (23) que a cidade de Presidente Vargas está aflita com a piora no estado de saúde do Prefeito Herialdo Pelúcio, que se encontra internado no Hospital UDI, em São Luís, para tratamento de um câncer. Ele pediu afastamento do cargo na semana passada e seu vice, Wellington Uchôa, está comandando o município desde então.

Nas redes sociais, diversas pessoas publicaram fotos do prefeito com palavras motivacionais e torcendo por sua recuperação. Ficamos aqui também nessa torcida!

Veja algumas publicações: 







Por Blog do Alpanir Mesquita.

Prefeitura de Brejo assina convênio para instalação da Escola de Música do município.


Por: Blog do Foguinho, 23 de maio de 2017.

Na manhã desta terça-feira, 23, o Secretário de Cultura Junior Moraes, o vice-prefeito Gó e o Coordenador do Projeto Maranhão Musical participaram do ato de assinatura de convênio para a aquisição de instrumentos onde será instalado a casa da música na cidade de Brejo.

De acordo com Júnior Moraes, esta é uma grande conquista para o município, onde os jovens terão oportunidade para ganhar conhecimento no mundo da música e assim ter oportunidades de trabalho como profissionais.


A escola terá diversos instrumentos como: Teclado, Violão, Baixo e outros, que com certeza será de fundamental importância para os alunos das escolas municipais, em que poderão praticar aulas na casa da música.

O início do projeto está previsto para o mês de julho.


A casa da música já está pronta e só falta chegar os equipamentos, que tem previsão para o meio do ano, disse Junior Moraes.


Luto: Morre em Chapadinha, "Manoel Barbeiro" o Barbeiro mais antigo de Chapadinha.


Por: Blog do Foguinho, 23 de maio de 2017.

Faleceu por volta do meio dia desta terça-feira, 23, o chapadinhense, Manoel Soares Almeida da Silva, aos 89 anos, ( Manoel Barbeiro)

Manoel Barbeiro, como era conhecido, foi um dos primeiros babeiro em Chapadinha e sempre trabalhou no Abrigo Central, no Centro da cidade.

Manoel Barbeiro vai deixar história e um legado pela convivência e profissão, em que era considerado o barbeiro mais antigo desde aquela época.

Em março de 2012, o Blog do Foguinho conversou com o Sr. Manoel Barbeiro, e  ele nos contou um pouco da história da construção do Abrigo Central.


Reveja a matéria publicada em março de 2012.


A história do Abrigo Central com Manoel Barbeiro para Chapadinha.

23 de março de 2012.


Essa é uma história do Barbeiro Mais Velho de Chapadinha, Manoel Barbeiro, 84 anos, que fala um pouco de sua história com o Abrigo central, um dos prédios mais antigos de Chapadinha.

Manoel Barbeiro contou ao nosso blog como foi construído o abrigo central naquela época em que não existia cimento e nem ferro para construção.

Manoel Barbeiro contou que o Prefeito  Benedito Martins resolveu criar o abrigo central na praça da Coronel Luis Vieira, Lembrando que ainda não existia praça era só capim diz Manoel.

E como não existia cimento, o material usado na construção foi Tijolo e Cal misturado com areia, e o teto ou lage foi construído com arame farpado e cal  no ano de 1946 ou 1947, ele não lembrava direito o ano certo, mas foi um dos dois. 

obs: ( não existia ferro para construção)

Manoel Barbeiro tem 84 anos de idade, 64 anos de profissão e 54 anos que trabalha como Barbeiro no Abrigo Central.


Manoel contou para nós que a cadeira usada para o cliente sentar na barbearia, foi feita em 1950 e junto ele fez a seu armário no mesmo ano em 1950, ou seja a cadeira eo armário tem 62 anos.
Ele ainda usa a cadeira e o armário.



Ele ainda falou que a parte de cima do Abrigo era feita de madeira e quando a madeira apodreceu, foi construído outra com cimento e tijolo, o mesmo lembrou  que a igreja Matriz era só uma casa pequena, e que não existia praça na época da construção do Abrigo, anos depois foi que o Prefeito Benedito Martins fez a prça da Bandeira.

Essa é uma história para ser lembrada nos 74 anos do aniversário de Chapadinha


Paraíba.....


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger