E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 6 de junho de 2017

Agora vai: Prefeito Magno Bacelar autoriza Secretaria de Obras a reformar o HAPA.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

O caos que se vivia no Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) aos poucos vai virando coisa do passado. A inauguração da Maternidade Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) desafogaram os serviços e permitiram que o governo municipal possa agora recuperar a infraestrutura do local.
Com esta intenção, o prefeito Magno Bacelar e o vice-prefeito Talvane Hortegal estiveram na manhã de hoje no Hapa acompanhados dos secretários de Obras, Beto Dantas, de Saúde, Mônica Pontes e de Comunicação, Eduardo Braga. A equipe acompanhou o diretor Reginaldo Correia em todas as alas de atendimento para definirem juntos as mudanças e recuperações que o hospital está precisando.


“O que nós recebemos não parecia um hospital. Eu entrei aqui e estava parecendo o Carandiru! Já há melhorias pontuais que conseguimos fazer com a abertura das novas unidades de atendimento, mas está precisando de uma melhoria geral. A equipe de Obras vai preparar o projeto para iniciarmos a recuperação desta estrutura o mais rápido possível”, garantiu o prefeito.
O secretário Beto Dantas lembrou que o prédio é muito antigo e precisa ser modernizado. “O piso vai ser todo trocado por um modelo que facilite a higienização. O telhado é feito com telhas muito antigas, depois de toda chuva recebemos reclamação de aparelhos queimados, vamos trocá-lo também. O transtorno será temporário e as melhorias permanentes”, alertou.
O prefeito fez questão de ir à farmácia do hospital e conferir pessoalmente a quantidade de remédios disponíveis aos pacientes. “É importante desmentir os boatos. Antes só tinha Dipirona aqui, agora temos um acompanhamento diário para não deixar faltar nem os medicamentos nem os insumos necessários para os atendimentos. Como médico, tenho a obrigação de priorizar a saúde e é isto que estamos fazendo”, concluiu.











Polícia Civil realiza operação em São Raimundo das Mangabeiras

A Polícia Civil, por meio da a Superintendência de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), deflagrou hoje (6) uma operação de combate à corrupção na cidade de São Raimundo das Mangabeiras.
Segundo as primeiras informações, a ação mira as gestões do prefeito Rodrigo Coêlho e do ex-prefeito, Francismar de Carvalho e é decorrente da investigação de um esquema que levou à prisão do ex-prefeito de Nova Colinas, Elano Martins Coelho, em maio de 2016 (reveja).
O procedimento apura desvios de verbas públicas da prefeitura, através da contratação de empresas de fachada, como a empresa MN Empreendimentos, envolvida no caso de Nova Colinas.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na cidade. Mas não há confirmação de prisões.

Hildo Rocha promove Sessão na Câmara Federal em homenagem ao Bumba-meu-boi


O deputado federal Hildo Rocha presidiu, pelo terceiro ano consecutivo, a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Bumba Meu Boi que é comemorado no dia 30 de junho, dia de São Marçal data em que em São Luis, comemora-se o Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi, instituído pela Lei Municipal nº 4544, de 23 de novembro de 2005.

Hildo Rocha lembrou que em 2011 o Bumba-meu-boi do Maranhão alcançou o status de Patrimônio Cultural do Brasil. De acordo com o parlamentar, o reconhecimento outorgado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) contou com o empenho da então governadora Roseana Sarney. “Essa é uma conquista que honra e enche de orgulho o povo maranhense. Nenhum outro Estado brasileiro tem um folclore tão bonito, tão diversificado quanto o Maranhão”, destacou Hildo Rocha.

Tradição secular
O parlamentar ressaltou que este ano a Sessão em homenagem ao Bumba-meu-boi teve um motivo a mais que ajudou a engrandecer a solenidade. “Tivemos a graça de poder realizar a solenidade em comemoração aos 120 anos do Bumba-meu-boi da Maioba, que é o maior do Brasil no sotaque de matraca”, explicou Rocha.

Boi de Morros
O deputado aproveitou para agradecer os organizadores do Boi de Morros pela honra de ter sido convidado para ser o padrinho da brincadeira. “Outro acontecimento marcante é que fui honrado com o convite para ser padrinho do Boi de Morros, um dos mais conhecidos pelo sotaque de orquestra. Tive a felicidade de participar do batismo do Boi que aconteceu no último fim de semana, na cidade de Morros”, disse o parlamentar.

Evento prestigiado
O evento reuniu personalidades ligadas aos setores da cultura, do turismo e da política nacional e estadual. Os deputados federais Cleber Verde; Waldir Maranhão e Zé Carlos da Caixa prestigiaram a solenidade. Também estavam presentes a Andréa Murad e Ricardo Rios, parlamentares estaduais do Maranhão.

O prefeito de Morros, Sidrack Feitosa; a presidente do IPHAN, Cátia Bogéa; o secretário Executivo do Ministério do Turismo Alberto Alves e o ex-vereador de São Luis, Fábio Câmara também marcaram presença.

Os grupos de Bumba-boi foram representados por José Inaldo Ferreira (Boi da Maioba); Lobato, do Boi de Morros e Guarapiranga (Boi de Seu Teodoro).

Divulgação
O Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, disse que o Maranhão está incluído na grande campanha que o que o órgão está realizando com o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas do Brasil e estimular a atividade no país.

Alves enfatizou de 23 a 25 de junho os mais importantes jornalistas e blogueiros brasileiros especializados em turismo visitarão o Maranhão com o objetivo de conhecer e divulgar os festejos juninos do estado. “Trata-se de uma solicitação do deputado Hildo Rocha que foi prontamente atendida pelo Ministro Max Beltrão”, destacou Alves.


Mano Dias toma posse como vereador na Câmara Municipal de Mata Roma


O suplente, Mano Dias, foi diplomado na tarde desta terça-feira, 06 de junho, no Cartório Eleitoral de Chapadinha e tomou posse como vereador durante uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Mata Roma.

Mano assumiu a vaga de vereador, no lugar da ex- vereadora Chaguinha, que teve o mandato cassado no TRE-MA, por atos de improbidade administrativa.

O vereador chega para reforçar o time da base governista, que vem ajudar o presidente Tiago Sousa e o prefeito Raimundo Ivaldo, Bode.

Mano que já tinha disputado diversas campanhas eleitorais, agora tem o privilégio de sentar na cadeira legislativa da Câmara Municipal de Mata Roma.



Boa sorte ao vereador.





Dr. Israel participa da XXV Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia


Dr. Israel Pereira Castelo Branco, proprietário da Ultra Clínica e um dos mais respeitados médico de Chapadinha participou neste último final de semana da XXV Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia em Teresina .
.

Vários temas foram abordados no congresso, entre eles sangramento uterino anormal, dor sexual e pélvica, infecções do trato urinário na gestação, diagnóstico de malformações fetais  e zika vírus .


A atualização em saúde é de extrema importância para os nossos pacientes, por esse motivo a Ultra Clínica sempre se faz presente nesses tipos de eventos . Dr. Israel Castelo Branco .


Ultra Clínica saúde para viver bem !!!

São Luís e Ribamar estão entre as cidades mais violentas do Brasil, aponta o Ipea

No Atlas da Violência, levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), São Luís aparece no ranking das 30 cidades mais violentas do Brasil.

IMG-20170605-WA0070
A capital ficou na 23ª posição com 758 homicídios e 36 mortes violentas com causa indeterminada. A população ludovicense supera 1 milhão de pessoas.
A cidade mais violenta do Maranhão é São José de Ribamar. Em 2015, ano base da pesquisa, foram 159 homicídios e nove mortes violentas com causa indeterminada (MVCI) para uma cidade que fica na Região Metropolitana de São Luís e tem pouco mais de 174 mil habitantes. Assim, a taxa de homicídio gira em torno de 89,2% e a taxa de mortes violentas com causa indeterminada chega a 5,2%.
O município de São José de Ribamar possui um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,708. A taxa de ocupação (pessoas economicamente ativas) é de pouco mais de 18 mil para uma cidade que passa dos 174 mil habitantes. O índice de pobreza é de 53,28%, de acordo com o censo de 2015. A cidade tem 1.601 professores que são distribuídos entre a pré-escola, ensinos médio e fundamental. O número de alunos nestas três etapas são 33.244 mil e os prédios que servem de escola são 248.
O ensino médio tem os menores números. São 248 professores para 3.768 mil alunos, que se concentram em 11 escolas. A população alfabetizada supera os 136 mil. A renda média por pessoa varia entre R$ 255 e R$ 320, considerando as diferenças entre moradores da zona rural e urbana.
São José de Ribamar é uma das cidades turísticas do estado e é reconhecida também por ter o santuário do padroeiro do Maranhão, que dá nome ao município. Entretanto tem problemas sérios com a infraestrutura, por exemplo. Nos últimos meses, uma série de manifestações foram realizadas em diversos bairros pelos mesmo motivo. Segurança, saúde e educação também já foram alvos de manifestações que bloquaram ruas e precisaram da presença policial.
SEGURANÇA
O batalhão da Polícia Militar responsável pela cidade é o 13º, comandado pelo tenente-coronel Alexandre Francisco. Contudo não só São José de Ribamar é missão do batalhão, mas também Paço do Lumiar e Raposa, que compõe a Região Metropolitana da capital. Na 1ª companhia de São José de Ribamar, são cerca de 66 policiais, na 2ª companhia em Paço do Lumiar são 52 policiais e na 3ª companhia da Raposa são 46 policiais.
Recentemente, em divulgação oficial, a Polícia Militar informou que as ações do 13º BPM, em Ribamar, foram intensificadas nas Vilas Campina, J. Câmara, Moropóia, Roseana Sarney, Vila São Raimundo e Vieira.
“Homens dos grupos Garra e Tático Móvel realizam diariamente rondas em toda a região. É mais uma ação presença da Polícia Militar. Com o policiamento de motocicletas nossas equipes tem mais mobilidade e podem agir com mais rapidez. Além da área urbana, o patrulhamento é voltado também para atender os locais mais afastados na zona rural”, disse ao site da própria PM o tenente-coronel Alexandre Francisco.
Nessas ações, as apreensões de arma branca são a maioria, contudo armas de fogo também são encontradas. Esses objetos são utilizados em diversos crimes, entre os quais homicídios.
São José de Ribamar também tem praias que atraem turistas, mas a presença de criminosos, inclusive com invasão de residências, tem registros toda semana. As principais praias do município são Panaquatira, Boa Vista e Juçatuba.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger