E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Fundação Antonio Dino é homenageada em Sessão Solene organizada por Hildo Rocha

Resultado de imagem para Deputado Hildo Rocha

Por iniciativa do deputado Hildo Rocha (PMDB/MA), a Câmara dos deputados realizou ontem (14) Sessão Solene para em homenagem aos 40 anos da Fundação Antonio Dino, instituição mantenedora do Hospital Aldenora Belo.  “Criada com o objetivo de manter o Hospital do Câncer Aldenora Bello, a Fundação Antônio Dino vem cumprindo, nestes 40 anos de existência, sua missão de aliviar o sofrimento dos portadores da doença, especialmente dos mais carentes. Desse modo, a Fundação dá continuidade ao nobre trabalho desenvolvido por seu patrono, o médico, professor e político maranhense Antônio Jorge Dino. Portanto, esta homenagem também constitui uma manifestação de respeito à sua memória e ao seu exemplo de vida”, destacou Hildo Rocha.

A instituição foi representada pelos diretores Antonio Dino Tavares (vice-presidente) e Rui Lopes Freiras (diretor financeiro). O ato foi prestigiado pelos deputados federais Cleber Verde (PRB/MA); Mauro Pereira (PMDB/RS). O deputado estadual Léo Cunha também prestigiou o evento.

Serviços relevantes
O deputado ressaltou a Fundação executa um trabalho solidário de máxima relevância para os maranhenses e citou estatísticas que confirmam a importância dos serviços prestados pela instituição. “Conforme o propósito original, a Fundação Antonio Dino mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, único Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Estado, responsável por realizar mais de 56 mil consultas, quase 900 cirurgias, 30 mil quimioterapias e seis mil radioterapias por ano”, enfatizou Hildo Rocha.
Dedicação
O parlamentar destacou a dedicação da presidente da instituição, D. Enide Dino, pioneira no trabalho de combate ao Câncer, no Maranhão. “Com 90 anos de idade, dos quais mais de 70 dedicados à nobre causa do combate ao câncer, no âmbito do Estado do Maranhão, D. Enide é merecedora do nosso respeito, da nossa admiração. Por isso, hoje realizamos tão significativa homenagem a ela extensiva a todos os envolvidos com o trabalho desenvolvido pela Fundação nestes 40 anos de existência”, declarou Hildo Rocha.

Além do Hospital, a Fundação presidida por D. Enide Dino ocupa-se da manutenção do Centro de Ensino e Pesquisa, que coordena cursos, congressos e trabalhos científicos no campo da medicina oncológica; do Centro de Prevenção e Diagnóstico, que promove campanhas e ações de mobilização da comunidade; o Núcleo de Voluntários, que congrega pessoas dispostas a trabalhar em benefício dos pacientes; Casas de Apoio, que hospedam, alimentam, transportam e apoiam pessoas carentes vindas do interior para se tratar no Hospital Aldenora Bello e unidades, destinadas a arrecadar fundos para a manutenção das atividades realizadas pela instituição.

Contribuição
Hildo Rocha lembrou que destinou emenda parlamentar, de sua autoria, por meio da qual o Hospital Aldenora Belo adquiriu três Focos Cirúrgicos de Teto com Câmera, de ultima geração. “Esses equipamentos são importantíssimos, pois servem para facilitar os trabalhos dos médicos durante as cirurgias”, destacou o parlamentar.

Ações preventivas
De acordo com o parlamentar, mais da metade dos novos casos de câncer de pacientes residentes no Estado são diagnosticados nos atendimentos realizados pelo Hospital Aldenora Belo. “Isso se torna relevante porque o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de vencer e tratar o câncer”, destacou Hildo Rocha.

Antonio Dino
Natural de Cururupu (MA), Antonio Dino ingressou na política, exercendo as funções de Deputado Estadual, Deputado Federal e Vice-Governador. Chegou a substituir o então Governador José Sarney no governo do Estado, por quase um ano, e, ao fim desse período, retomou a vocação maior, passando a se dedicar integralmente à medicina e ao ensino.


Foi professor titular da cadeira de Cirurgia da Universidade Federal do Maranhão e membro da Academia Maranhense de Medicina. Desde 1965, quando assumiu a presidência da Liga Maranhense de Combate ao Câncer, até sua morte em 1976, empenhou-se na luta contra essa terrível doença. No mesmo ano da sua morte, para dar continuidade ao seu legado, D. Enide Dino (viúva) criou a Fundação Antônio Dino.

Veja o vídeo.

Se deu MAL: Assaltante tomba em confronto com Policiais Militares em Urbano Santos


Ontem 14/08/2017 por volta das 17:20h, os Policiais Militares de serviço na cidade de Urbano Santos - MA, foram acionados por uma vitima de furto, onde a mesma relatou a guarnição que a sua motocicleta de marca Honda, modelo FAN, de placa NXM 6677, havia sido furtada em frente a casa lotérica daquele município. De imediato os Policiais Militares começaram a fazer busca no intuito de capturar o autor do delito, tempos depois, os mesmos foram informados que o autor do furto havia seguido em direção a cidade de São Benedito do Rio Preto.


Nas proximidades da fazenda Carine, os Policiais Militares avistaram o suspeito, e ao tentarem interceptar o mesmo, onde o acusado veio a abandonar o veiculo em tela, e sacando uma arma de fogo em direção aos Policiais Militares, a Guarnição revidou de imediato a injusta agressão, vindo a alvejar o suspeito. O mesmo foi socorrido até o hospital, mas veio a óbito.

O suspeito não possuía nenhum tipo de identificação, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para as providências cabíveis, a arma de fogo (garrucha) e o veiculo recuperado, entregues no plantão central da delegacia de Polícia Civil de Urbano Santos - MA, para conhecimento e as providências que o caso requer.

Do Blog Sala Vip.

Dupla é presa após realizar assalto a mão armada a posto de combustível em Santana do Maranhão

 No dia 11/08/2017 por volta das 13:40 horas, os Policiais Militares de serviço na cidade de Santana do Maranhão, foram informados através de uma ligação telefônica, que 02 (dois) indivíduos haviam assaltado um posto de combustível, ao chegar no local informado os Policiais constataram a veracidade da informação e se dirigiram até o povoado Coqueiro, onde os meliantes abandonaram o veiculo usado no crime, uma moto POP, de cor preta, e adentraram a um matagal existente naquele local. 
 

Várias buscas foram feitas por toda a região, e por volta das 19:00 horas, no povoado São João, os Policiais Militares lograram êxito e conseguiram efetuar a prisão de Cidrão Ferreira Lima, 23 anos de idade, e de Francisco das Chagas Silva Oliveira, 21 anos de idade, ambos residentes na cidade de Santa Quitéria do Maranhão. Com a dupla foi encontrado um Revólver calibre 38, com 03 (três) munições intactas e uma cápsula deflagrada.

Os acusados juntamente com a arma de fogo e o veiculo apreendido, foram entregues no plantão central da delegacia de Polícia Civil de São Bernardo, para conhecimento e as providências que o caso requer.

Cantor Márcio Oliveira sofre acidente de carro, mas passa bem



O cantor Márcio Oliveira, sofreu um acidente, próximo a cidade de Brejo. De acordo com informações do blog do Ronaldo Araújo,  
Márcio Oliveira, estaria seguindo para a  cidade de Milagres, onde participaria do  encerramento dos festejos. Márcio viajava com a família, mas todos passam bem. No local, ninguém soube informar como aconteceu o acidente, que envolveu dois veículos.
Do  Portal  CN1

Terça-Feira, 15 de agosto de 2017

Prefeito Magno Bacelar e Secretário de Segurança Jeferson Portela participam de aula com centenas de alunos na FAP.


Com o tema: "Direitos humanos e as liberdades fundamentais da sociedade contemporânea.", o Secretário de Segurança, Jeferson Miller Portela e Silva, proferiu com maestria a palestra que marcou o início do semestre letivo na Faculdade do Alto Parnaíba (FAP). O evento ocorreu na noite de ontem, 14/08/17. Estiveram presentes na ocasião, várias autoridades, dentre eles, o Prefeito Municipal de Chapadinha, Dr. Magno Bacelar, o CMT do 16° Batalhão, ten. Cel Glauber, Vereador Netinho, representante da Camara de Vereadores e o CMT da Guarda Municipal, Inspetor Ferreira, dentre outros.

O prefeito Magno Bacelar e o Secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela, ainda foram homenageados pela diretora da FAP, professora Noni Braga. Magno e Jeferson receberam uma placa como reconhecimento da unidade.














Chapadinha: Prefeitura Informa Sobre Pagamento de Agosto




As Secretarias de Administração e de Finanças da Prefeitura de Chapadinha já se preparam para efetuar o pagamento dos salários dos servidores referentes ao mês de agosto e, apesar da grave crise financeira pela qual o país passa, o esforço está sendo feito para que Chapadinha não acompanhe o caminho de outros municípios no atraso dos salários.

“Queremos pagar todos ainda dentro do mês trabalhado”, avisa a tesoureira do município, Terezinha Almeida. Devido ao tamanho da folha dos concursados e a queda recente de receitas, os servidores da Secretaria de Educação serão pagos no dia 30 de agosto. São mais de R$ 4,2 milhões o necessário para pagar os salários dos servidores efetivos da Educação com todos os encargos.

“Como o saldo atual do Fundeb é de pouco mais R$ 1,7 milhão, não adianta criar falsa expectativa destes salários serem efetuados no dia 20. Será necessário aguardarmos a parcela que o município receberá no dia 30 com a complementação da União”, esclarece ainda Terezinha Almeida.

Junto aos salários da Educação serão pagos também os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Chapadinha (IPC), os contratados e os comissionados. Os servidores efetivos da Secretaria de Saúde, de Assistência Social e da Administração receberão logo no dia 20, conforme vem sendo feito desde o início do ano e como se pretende que todos recebam tão logo seja possível. “Só não será pago dia 20 aquilo que não for possível”, garante o prefeito Magno Bacelar.

As Secretarias de Administração e de Finanças da Prefeitura de Chapadinha já se preparam para efetuar o pagamento dos salários dos servidores referentes ao mês de agosto e, apesar da grave crise financeira pela qual o país passa, o esforço está sendo feito para que Chapadinha não acompanhe o caminho de outros municípios no atraso dos salários.

“Queremos pagar todos ainda dentro do mês trabalhado”, avisa a tesoureira do município, Terezinha Almeida. Devido ao tamanho da folha dos concursados e a queda recente de receitas, os servidores da Secretaria de Educação serão pagos no dia 30 de agosto. São mais de R$ 4,2 milhões o necessário para pagar os salários dos servidores efetivos da Educação com todos os encargos.

“Como o saldo atual do Fundeb é de pouco mais R$ 1,7 milhão, não adianta criar falsa expectativa destes salários serem efetuados no dia 20. Será necessário aguardarmos a parcela que o município receberá no dia 30 com a complementação da União”, esclarece ainda Terezinha Almeida.

Junto aos salários da Educação serão pagos também os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Chapadinha (IPC), os contratados e os comissionados. Os servidores efetivos da Secretaria de Saúde, de Assistência Social e da Administração receberão logo no dia 20, conforme vem sendo feito desde o início do ano e como se pretende que todos recebam tão logo seja possível. “Só não será pago dia 20 aquilo que não for possível”, garante o prefeito Magno Bacelar.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger