E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Demandas de comunidades de Barra do Corda e Jenipapo são debatidas com a presença do deputado Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha voltou a se reunir com lideranças indígenas para debater acerca da situação e avaliação das ações viabilizadas por meio de ações do parlamentar em benefício de moradores das aldeias localizadas nos municípios de Jenipapo dos Vieiras; Grajaú; Itaipava do Grajaú e Barra do Corda.
O encontro aconteceu neste fim de semana, na Aldeia El Betel. Participaram do evento a vice-prefeita, Clerismar Fernandes, que no ato representou o prefeito, Moisés Ventura; o Secretário Nacional de Saúde Indígena (Sesai), Marcos Toccolini; o coordenador estadual do órgão, Alexandre Cantuária; e caciques de diversas aldeias. Também participaram do encontro o empresário e líder político Aristides Milhomem; sua esposa, a assistente social Jaine Milhomem e vereadores.
Recursos assegurados
Após ouvir relatos sobre carências, dificuldades e demandas dos indígenas, o Hildo Rocha fez um breve relato das ações que tem realizado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população indígena da região.
“Temos consciência dos problemas, das dificuldades e carências. Por isso, estamos fazendo a nossa parte. Conseguimos recursos para a reforma do posto de saúde indígena localizado no município de Jenipapo dos Vieiras. Também consegui recursos no valor de R$ 4 milhões que serão aplicados em obras de abastecimento de água que beneficiará moradores de 22 aldeias”, destacou Hildo Rocha.
Abandono
Rocha ressaltou que grande parte dos problemas vivenciados pelos índios deve-se à falta de atenção por parte do governo estadual que não cumpre com os deveres estabelecidos por lei. “O estado não consegue a regulação da saúde. Isso tem gerado grande descontentamento por parte dos índios porque quando eles precisam de atendimentos em algum hospital especializado não são atendidos por falta da regulação que o governo estadual não vem fazendo”, lamentou o parlamentar.
Rocha citou ainda a falta de atendimento aos estudantes indígenas. “Estão completamente desassistidos. Falta transporte, escolar, faltam professores, não tem merenda nem profissionais para preparar a alimentação escolar. O governo federal repassa regularmente os recursos para custear as despesas escolares dos estudantes dessas aldeias. Mas ninguém sabe o que o governador faz com o dinheiro”, enfatizou Hildo Rocha.
Ipiranga
O parlamentar participou de encontro com moradores do povoado Ipiranga, comunidade localizada no município de Barra do Corda. “Atendendo a convite da Nega do Ipiranga, líder da comunidade, visitei o precário sistema de abastecimento de água que serve mais de 3.500 moradores do distrito. Fiquei preocupado com a qualidade da água que é servida na localidade, pois não existe estação de tratamento e o rio que abastece o povoado recebe descargas sanitárias e outros poluentes vindos de cidades localizadas próximas. Isso explica o grande histórico de doenças transmitidas pela água e a elevada taxa de verminose que afeta principalmente as crianças”, disse o deputado.
Hildo Rocha disse que irá trabalhar com a finalidade de ajudar no atendimento da demanda. “Vou verificar no Ministério das Cidades e também junto à Funasa qual dessas duas instituições tem condições de construir uma estação, um reservatório e a substituição da adutora que já está danificada pela ação do tempo”, destacou.
Cavalgada
Ainda em Barra do Corda, Hildo Rocha prestigiou a grande cavalgada que aconteceu no povoado Clemente. “Não poderia deixar de atender ao carinhoso convite que recebi para participar desse maravilhoso evento. Fiquei feliz com a forma como fui recebido. Só me resta agradecer e também parabenizar os organizadores pelo sucesso da festa”, disse Hildo Rocha.

Prefeito Magno Bacelar acompanhado dos vereadores e da Secretária Mônica Pontes participa do encerramento da Campanha “Agosto Dourado”


Por: Blog do Foguinho, 28 de agosto de 2017.

O prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, acompanhado dos vereadores Netinho, Missecley, e Nonato Baleco estiveram na manhã desta segunda-feira. 28, participando do encerramento da campanha “Agosto Dourado” que conscientiza o aleitamento materno.

O evento foi uma organização da Diretora da Maternidade, da Secretária de Saúde Mônica Pontes, do médico Dr. Carlos Alberto e funcionários da maternidade.


O evento recebeu apoio da primeira-dama Danúbia Carneiro e do prefeito Magno Bacelar que juntos distribuíram lembrancinhas para as mamães que estiveram presente no evento.

Em entrevista ao blog, o prefeito destacou o bom andamento da maternidade que muito tem contribuído com as mamães de Chapadinha e Região, com um grande número de partos já realizados. Pra finalizar, o prefeito garantiu  que em breve o HAPA vai receber as obras de reforma e ampliação da unidade hospitalar.

Veja mais imagens.







Prefeito Magno Bacelar, secretários e vereadores acompanham de perto a atualização cadastral de servidores do município.



Por: Blog do Foguinho, 28 de agosto de 2017.

O prefeito de Chapadinha, Dr. Magno Bacelar, acompanhado da Secretária de Administração Anna Vilela, da Secretária de Saúde Mônica Pontes e dos vereadores Nonato Baleco, Missecley Araújo e Netinho Gedeão estiveram no Aldeota Clube onde acontece a atualização Cadastral dos Servidores Públicos Municipais.

De acordo com o prefeito, isso faz parte do cronograma de organização do administrativo, com o intuito de organizar os servidores e identificar o local de trabalho, para assim ajudar a população com o melhor andamento do setor público municipal.

Clique e Confira e entrevista do prefeito.



A Secretária Anna Vilela destacou a importância do servidor em está com a sua documentação solicitada pela administração.

Além destes já divulgado, o servidor tem que apresentar o CPF, PIS/ PASEP e Comprovante de Residência.

Local de atendimento, no Aldeota Clube.

Confira as datas de atualização.








Convite! 5ª Conferência Municipal de Saúde de Mata Roma nesta terça-feira, 29.

A Prefeitura Municipal de Mata Roma juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde convidam a população local para participarem da solenidade de abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde que será realizado nesta terça-feira, 29 de agosto de 2017 no Auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Mata Roma - SIMPSEMA.



Participe, sua presença é de inteira importância para a discussão de propostas para a qualidade da saúde dos matarromense!

Brejo vai ganhar duas modernas panificadores nesta quarta, dia 30 de agosto; Você é nosso convidado para as inaugurações


 A cidade de Brejo (MA) está de parabéns. Serão inauguradas num só dia, duas modernas panificadoras do grupo Bom Pão.


A inauguração acontece nesta quarta, dia 30 de agosto, a partir das 16h. Haverá sorteio de valiosos prêmios aos clientes que fizerem compras neste dia.

Ambiente interno de uma das padarias Bom Pão
 É a maior estrutura de panificação que Brejo já viu. São diversos tipos pães, bolos doces e salgados.

As panificadoras fiam no Centro da cidade: uma em frente o Armazém Paraíba e outra em frente à Casa Lotérica.

Prefeitura de Brejo entrega veículo para transporte de pacientes que faz tratamento de hemodiálise fora do município


A Prefeitura de Brejo fez aquisição de um veículo para servir à Secretaria de Saúde. Com recursos próprios da municipalidade, foi adquirido uma VAN, um dos mais completos da categoria, reunindo amplo conforto com total segurança para os passageiros que podem acomodar por vez.

O novo carro beneficiará aos pacientes do município que precisam se deslocar três vezes por semana para serem submetidos à hemodiálise e que realizam tratamento fora do domicílio.
 

O ato de entrega aconteceu na manhã do último domingo (27), em frente a sede do Ministério Público e teve a presença do prefeito José Farias, da Promotora da Comarca de Brejo - Dra. Herlany Fernandes, da Secretária de Saúde Pollyanna Castro, do presidente da Câmara, Sérgio Carvalho, demais secretários e vereadores, além dos pacientes que serão beneficiados com o novo meio de transporte.

Na ocasião da entrega do novo veículo, o prefeito José Farias enfatizou que é intensão de sua administração continuar dando prioridade à saúde para que a população tenha a certeza de atendimento com qualidade. “Os pacientes que fazem hemodiálise já sofrem muito com o tratamento e nós estamos proporcionando um melhor conforto durante a viagem para amenizar um pouco desse sofrimento”, explicou.
 
A secretária de Saúde, Pollyanna Castro informou que com a nova aquisição, todos serão levados de uma só vez, dando maior conforto, bem como diminuindo os custos para o município.

TRATAMENTO - A hemodiálise é um tratamento contínuo necessário em pessoas com insuficiência renal. Os pacientes são dependentes de um “rim artificial”, uma máquina que faz o processo de depuração do sangue, a retirada das toxinas e a remoção dos líquidos do corpo. O tratamento é necessário até que se consiga um doador compatível de rim e se faça um transplante.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger