E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com Fone: (098) 99147-3880

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Prefeitura de Mata Roma faz entrega de Próteses Dentárias e devolve o sorriso e a autoestima da população mais carente.




Hoje foi dado início a entrega das próteses dentárias totais e parciais, devolvendo funções de mastigação, fala, sorriso e uma melhor qualidade de vida para a população.

Durante a entrega estiveram presentes os cirurgiões dentistas Drª. Fabiana Ben e Drº. Magno Junior, e o Técnico Protético, Marcio, que destacaram a importância da higiene, cuidados e adaptação.



Deputados e especialistas em finanças públicas apontam alternativas para tirar municípios da crise.



De acordo com estudo da Federação das indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), 86% dos municípios brasileiros apresentam situação financeira difícil ou crítica. Por que os municípios chegaram ao fundo do poço? As consequências? Como resolver a crise financeira? Com o objetivo de obter respostas, o Programa Expressão Nacional, da TV Câmara, ouviu deputados e especialistas em finanças públicas.

O debate teve a participação dos deputados federais, Hildo Rocha (PMDB-MA) e Pedro Uczai (PT/SC); da economista e especialista em responsabilidade fiscal, Selene Nunes e do secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos, Gilberto Perre.
Ações emergenciais
Rocha destacou que o dinheiro da repatriação, que foi creditado nas contas das prefeituras, em janeiro de 2017, foi a tábua de salvação para 714 prefeituras que deixaram restos a pagar sem que houvesse garantia de recursos para honrar os compromissos. “Os gestores enquadrados nessa situação sabem que desrespeitaram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e estão passíveis de punições”, declarou.

Nova lei do ISS
De acordo com Hildo Rocha, a aprovação da nova lei do ISS. “Conseguimos aprovar uma emenda de plenário que permitirá aos municípios participarem do rateio da arrecadação do ISS proveniente de operações com cartões de crédito. “Antes pouco mais de 30 municípios ficavam com aproximadamente R$ 6 bilhões. Nós conseguimos alterar essa distorção” observou.


A solução definitiva
Segundo o deputado Hildo Rocha, sem a reforma tributária o problema continuará afetando a maioria dos municípios, especialmente os menores. “A situação chegou ao ponto crítico porque o sistema tributário brasileiro está completamente ultrapassado. Vejamos, por exemplo, a questão do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). Há quatro anos, esse tributo respondia por 25% da composição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Hoje é de apenas 11%. Ou seja, a arrecadação vem caindo na linha inversa das despesas que aumentam a cada dia”, argumentou o parlamentar.

Rocha enfatizou que mesmo com a recuperação da economia nacional a crise dos municípios continuará existindo. “Pensar que melhorando a economia a arrecadação irá aumentar é ilusão. Sem reforma tributária a situação dos municípios não mudará”, assegurou o deputado.

Responsabilidade fiscal
De acordo com Hildo Rocha, embora a nova lei do ISS possibilite considerável reforço de caixa os recursos que serão gerados são insuficientes para resolver todas as dificuldades financeiras dos governos municipais. “É indispensável que haja planejamento; irrestrito cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal; corte de despesas e aumento da arrecadação. Sem essas quatro condições, mais da metade dos municípios brasileiros em breve estarão em situação de penúria”, alertou o parlamentar.

Bom exemplo
O programa mostrou depoimento do prefeito Gustavo Martins Piccolo, de Gavião Peixoto, município que figura entre os poucos que conseguiram índices de excelência de acordo com o índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), metodologia que avalia o equilíbrio financeiro e o cumprimento da LRF.

No município está instalada a fábrica da Embraer, mas, por conta de programas de incentivos fiscais, até o final do ano passado não recebia tributos gerados pela empresa. O prefeito disse que para superar a crise cortou despesas; extinguiu cargos comissionados e não gasta nada com publicidade, exceto as publicações legais obrigatórias. A estrutura administrativa é composta por 12 secretarias sendo que apenas três estão ocupadas. O prefeito responde por seis secretarias, incluindo a de educação, que é a maior.


“Esse é um exemplo a ser seguido. Se não houver planejamento; controle de gastos; e racionalização dos investimentos não há dinheiro que seja suficiente para atender a todas as necessidades da administração pública municipal”, argumentou Hildo Rocha.

Bomba: vice-prefeita de Santa Quitéria, Ana Cláudia Costa, rompe com o prefeito Alberto Rocha


Um cenário de total caos está sendo vivenciado pela população de Santa Quitéria/MA. A gestão do atual prefeito Alberto Rocha (PDT) tem sido uma verdadeira decepção para os quiterienses, que foram as urnas tomados pela esperança de dias melhores. 

Com atrasos de 2 meses em diversos setores e injustificada demissão em massa de servidores contratados, problemas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, principalmente na zona rural (assunto que será tornado público aqui em breve) Alberto Rocha que perdeu ao menos 5 secretários e adjuntos logo nos primeiros meses de sua gestão, perde agora um dos principais pilares de sua campanha, a vice-prefeita Ana Claúdia Costa. 

Vice-prefeita de Santa Quitéria, Ana Claúdia Costa, durante visita ao governador do estado, Flávio Dino 
Inconformada com as ações arbitrárias do mandatário, que tem punido de maneira brutal à população, Ana Claúdia que há meses demonstrava insatisfação com o atual governo, tendo inclusive seu esposo, Dr. Junior Bastos, entregue logo no primeiro mês de mandato o comando da pasta da saúde, rompeu a aliança deixando claro que buscará ao máximo cobrar do executivo a devida atenção ao povo. 

Sua primeira grande ação foi percorrer povoados da zona rural, constatando "in loco" o descaso com as comunidades. Escolas sem merenda escolar, água potável, ausência de educadores, minimo de estrutura. Um cenário revoltante, que inclusive se repete quando o assunto é a saúde. 

Os postos da zona rural, salvo raras exceções estão abandonados, enquanto à população pena por atendimentos e o mínimo do que se considera Atenção Básica. 

A vice-prefeita ouviu o clamor do povo, se comprometendo a lutar pelos seus direitos, obrigando o atual governo a exercer de fato a gestão que à população tanto esperava, já sinalizando o surgimento de uma nova alternativa política no município, que privilegiei não interesses isolados, mas sim a vontade do povo. 


Nossa equipe esteve acompanhando essas visitas e breve estaremos postando aqui imagens e vídeos com relatos chocantes, que escancaram a realidade escondida a 7 chaves pela atual gestão. 

FOTOS : Conheça os ganhadores da 116° Extração do show de prêmios CHAPADA FELIZ


1º Prêmio Mil e Quinhentos Reais - (1.500,00)
Nome : Vanaria da Silva Carvalho
Cartela : 01544-41
Rua : Pov . Centro dos Abreus  S/N
Bairro : Zona Rural
Cidade : Brejo-MA
Vendedor : Pelé do Carrapato
2 º Prêmio Dois Mil Reais - (2.000,00)
Nome : Davi Araújo Sousa
Cartela : 04681-76
Rua : Travessa Sirialo    N° 43
Bairro : Tigela
Cidade : Chapadinha-MA
Vendedor : Rony
3 º Prêmio – Mil e Quinhentos Reais (1.500,00)
Nome : Roseny Siqueira Araújo (1° Ganhador)
Cartela : 07319-91
Rua : Avenida Kennedy    N° 103
Bairros : Terras Duras
Cidade : Chapadinha-MA
Vendedor : Maria Iraneide da Silva
Nome : Adilson dos Santos (2° Ganhador)
Cartela : 03959-49
Rua : Povoado Viado  Branco
Bairros : Sem 
Cidade : Milagre
Vendedor : Farmácia Aragão
4 º Prêmio - Dois Mil Reais (2.000,00)
Nome : Hoston dos Patins
Cartela : 09126-68
Rua : Mil Casas  S/N
Bairro : Mil Casas
Cidade : Chapadinha-MA
Vendedor : X
5 º Prêmio (Bros 160CC)
Nome : Jefferson Chaves de Sousa
Cartela : 19674-68
Rua : Povoado Água Rica  S/N
Bairro : Sem 
Cidade : Anapurus-MA
Vendedor : Layane

Mata Roma de Luto: Duas jovens matarromense morrem em acidente de moto na cidade de Teresina - Piauí


Uma colisão entre moto e carro por volta das 8h30 desta quarta-feira (30) no Bairro Palitolândia, Zona Sul de Teresina, tirou a vida das jovens Silvana e Maria que são natural da cidade de Mata Roma. As duas irmãs são filha de uma mulher identificada por Da Paz, que mora em Mata Roma.

De acordo com o G1 Piauí.

Motorista foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina (Foto: Fernando Brito/G1)
Motorista foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina (Foto: Fernando Brito/G1)

Segundo o major Waldson, da Companhia de Policiamento de Trânsito (Ciptran), as duas vítimas seguiam de moto, quando foram esmagadas por um caminhão caçamba de uma construtora.

"O acidente aconteceu por trás do posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal. A mulher que conduzia a moto foi identificada como Maria Lenilda Ferreira Pinto dos Santos. Já a passageira ainda não sabemos o nome", informou.

Ainda de acordo com a polícia, em depoimento o motorista disse que no local tem muita poeira e que a visibilidade estava ruim. "Relatou que só ouviu o barulho e logo parou pensando que o veículo tivesse quebrado, mas quando olhou percebeu o acidente", disse o major.

O motorista da caçamba permaneceu no local e foi encaminhado por uma viatura para a Central de Flagrantes. Os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal para os procedimentos necessários. Uma perícia foi feita no local e um laudo com as causas deverá sair em 10 dias.

As duas irmã estudaram no Colégio Oliveira Roma em Mata Roma, e estavam residindo em Teresina onde faziam faculdade.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl