E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Merece destaque: Vereador Netinho ajuda projeto social com aula de reforço para 15 crianças do Conjunto Mil Casas.


Por: Blog do Foguinho, 20 de outubro de 2017.

Na tarde desta sexta-feira, 20, o vereador Netinho visitou um projeto social no Residencial José de Sousa Almeida ( Mil Casas), que funciona com aula de reforço para 15 crianças.

De acordo com a professora Duda, ela trabalhava como voluntária no Projeto Mais Educação que funcionava na Escola Coronel Joaquim Nunes, mas terminou no começo deste ano.

Vídeo.


Quando finalizou as aulas do Mais Educação, as crianças e os pais o procuraram para receber suas aulas, ela se sensibilizou com a atitude e resolveu dar aulas pra estas crianças na casa de sua vizinha. Mas encontrou dificuldades por não ter livros, material escolar e nem lanche para as crianças, ela então resolveu procurar o vereador Netinho, que vem ajudando o projeto desde de fevereiro com os custos, inclusive com uma pequena ajuda para a professora mensalmente.

Na tarde de hoje, o vereador Netinho visitou o projeto, e para alegrar ainda mais estas crianças ele ainda levou brinquedos, um quadro negro e lanche.


As crianças professores e pais dos alunos estão felizes em receber o apoio do vereador Netinho que tem ajudado com a educação destas 15 crianças.

A vontade é de ajudar mais crianças com estas aulas de reforço, mas o local é pequeno e sem estrutura, pois tudo é feito em cima de uma calçada do quintal de uma casa, disse a professora.

O vereador Netinho está fazendo sua parte, e ele disse que precisa de outros parceiros neste projeto que é o futuro educacional destas crianças.




Mergulhadas em crise, 52 prefeituras fecham as portas

“Hoje as Prefeituras já estão demitindo, fechando programas. E para se evitar uma situação mais drástica, estamos pedindo socorro ao governo” , conta presidente de entidade municipalista de Pernambuco.

Liderados pelo presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (Fames), Marcos Barreto, os prefeitos decidiram enviar manifesto à Presidência da República reivindicando a liberação de apoio financeiro ainda este ano. Barreto contou que 52 Prefeituras estão com as portas fechadas. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelos prefeitos durante reunião na entidade estadual dias atrás, pela queda de receita e pelos descontos de precatórios e da previdência. “Na primeira parcela do FPM deste mês, 80% dos Municípios sergipanos tiveram o FPM zerado”, contou.Em Sergipe, 52 prefeituras fecharam as portas por conta da crise que os municípios vem atravessando, a decisão pelo fechamento saiu em reunião dos gestores municipais que decidiram por unanimidade pela medida.
Problema
Os prefeitos argumentam que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não está menor que o repassado em 2016, mas que os recursos estão sendo consumidos pelos programas federais subfinanciados, pelas dívidas previdenciárias e de precatórios e pela redução nos investimentos federais. Durante diversas falas, os prefeitos alegam que não há como fechar as contas.
O reajuste do salário mínimo, do piso salarial dos professores e de demais categorias profissionais também contribuem para a deterioração das finanças municipais, levando ao grave cenário de crise em que estão. Os representantes da CNM mostraram que esse é o principal problema: “as receitas não acompanham as despesas”. E é por isso que os prefeitos não estão conseguindo atender as necessidades básicas, inclusive de pagamento de pessoal.
Pernambuco
Municípios pernambucanos também passam por graves problemas, um clara mostra de que a situação é generalizada, afetando a todos. “O salário mínimo teve aumento, mas ainda assim não se compra agora o mesmo que se comprava em 2016”. Essa é a comparação que os prefeitos fazem para explicar os questionamentos de crise mesmo com o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em relação ao ano passado.
“Hoje as Prefeituras já estão demitindo, fechando programas. E para se evitar uma situação mais drástica, estamos pedindo socorro ao governo” exemplificou o presidente da entidade municipalista de Pernambuco, que completou: “cada dia fica mais caro manter os serviços e os programas federais, que são subfinanciados”, falou presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota.
“Se não ocorrer urgente reformulação do Pacto Federativo, em breve será impossível governar sem comprometer os limites legais e sem se responsabilizar administrativa e juridicamente”. Em determinado momento, Patriota informou que 144 Municípios do Estado já estão com os limites de gastos com pessoal extrapolados.
Segundo o representante da CNM, o cenário de dificuldades administrativas e financeiras das Prefeituras vai piorar ainda mais nos próximos dois anos. Ele faz sua afirmação baseadas nos cortes previsto no orçamento para 2018. “Só na Educação, o corte será de 42%; na Cultura corte será 72%; Turismo corte de R$ 70%; e Assistência Social corte de 98%. Ou seja, praticamente não haverá verba”, contou Cezário com números atuais do projeto de orçamento federal.

Máquina Motoniveladora é entregue à prefeitura de Chapadinha.


Chegou hoje à Prefeitura de Chapadinha a motoniveladora (patrol) conquistada pelo município junto ao governo estadual com o apoio dos deputados Dr. Levi Pontes e Paulo Neto.

O prefeito Magno Bacelar comemorou a chegada e garantiu que ela começará a prestar serviços às zonas urbanas e rural imediatamente. “Não nos entregaram máquinas, apenas sucatas que estamos tentando consertar com muito custo e esta ajuda do governo do estado é muito bem-vinda. Essa patrol vai ajudar o esforço que estamos fazendo para melhorar nossas vias antes do período chuvoso”, disse ao saber da chegada.
De acordo com o Secretário de Obras,  Beto Dantas, esta máquina custa um valor acima de 500 mil reais, e sem a ajuda do Governo do Estado, isso seria impossível o município adquirir um equipamento tão caro e que será tão útil para o município, disse o Secretário.



Dinheiro Na Conta: Chapadinha vence a crise mais uma vez e começa o pagamento adiantado dos servidores.


Todos os servidores concursados, contratados e comissionados das Secretarias de Saúde, de Assistência Social e demais componentes da Administração receberão os seus salários do mês de outubro a partir de hoje, dia 20. Entre os servidores da Educação, também receberão com 10 (dez) dias de antecedência os professores do ensino fundamental, que são pagos dentro do cálculo dos 60% do Fundeb.

Os demais servidores da Educação, assim como os aposentados e pensionistas do IPC, receberão dentro do prazo legal, apesar de outros municípios já estarem parcelando e até atrasando os salários.

O prefeito Magno Bacelar lembra que todos os servidores poderiam estar recebendo na mesma data. “Se o governo federal não tivesse adiantado a complementação que deveríamos receber em abril para mês de dezembro do ano passado, estaríamos com equilíbrio suficiente para pagar todos de uma só vez, mas ainda assim a grande maioria já estará com o dinheiro nas contas neste final de semana”, comemora.

O pagamento adiantado dos salários só está sendo mantido graças aos cortes que a administração fez nos últimos meses, segundo o procurador do município Dr Lúcio Henrique. “Estamos vendo outros municípios maranhenses do porte de Chapadinha que não estão conseguindo manter os salários em dia, mas é importante lembrar que estamos agindo com a maior responsabilidade para que isso seja possível aqui. A meta é fechar este ano sem atrasos, e ano que vem trazer todos para o calendário tradicional do dia 20”, assegura o procurador.

De Novo: Correios de Anapurus acaba de ser assaltado.

Bandidos armados acabaram de assaltar os Correios de Anapurus. Dois homens anunciaram o assalto, trancaram todos no banheiro, levaram dinheiro e celulares dos clientes e a arma do vigilante.

A PM seguiu em perseguição.

A qualquer momento novas informações.

Outubro Rosa: CRAS Vila de Fátima Promove Palestra e Ação Social.


O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila de Fátima realizou durante esta quinta-feira (19) longa programação com palestras e ações sociais em comemoração à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo o combate ao câncer de mama.

A coordenadora do CRAS Franciane Delmiro e a equipe contaram com o apoio dos vereadores Antonio Gedeao Neto Netinho e Missecley Araújo e de instituições como a Ciretran na realização das atividades de conscientização para a realização do auto exame e outros cuidados.

Foi realizado também sorteios de brindes doados pelos parlamentares e por empresas locais como Leandra Lima Boutique, a loja da Tim, o salão da Lara e a Ultra Clinica. Houve também exames preventivos, vacinas, serviços de manicure, sobrancelha e aula de zumba para encerrar as atividades.













Anapurus recebe 7 km de asfalto

Foi com grande satisfação que a prefeita de Anapurus, Professora Vanderly Monteles, acompanhou o início das obras de pavimentação das ruas da cidade, nesta  terça-feira, 17 de outubro de 2017.





São 7 km em várias ruas, incluindo a duplicação de um trecho de 2 km da entrada/saída da cidade (sentido Brejo). Esse foi um pedido da prefeita Vanderly ao governador Flávio Dino, por meio do programa Mais Asfalto. Mas não vai ficar só nestes 7 km.



De acordo com a prefeita Vanderly, o governador confirmou que haverá nova etapa, beneficiando outras ruas. A inauguração desta etapa que começou hoje está marcada para o dia 12 de novembro, durante a programação em comemoração pelos 52 anos de emancipação política do município, com a presença do governador.

Por William Fernandes

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger