E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Parceria entre Prefeitura e Governo Federal disponibiliza internet gratuita em Mata Roma

telecentro
Em funcionamento desde 2009 o Telecentro Comunitário de Mata Roma recebeu em 2013 diversas melhorias em sua estrutura.  Atualmente ele atende na Rua Deputado Raimundo Bacelar, próximo à CEMAR,  oferecendo  acesso gratuito à internet, principalmente para os serviços de consulta, pesquisas escolares e acesso a portais de informações para o público em geral.
O Telecentro é o resultado de uma parceria entre o governo federal e a prefeitura de Mata Roma.
Funcionando de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h,  a unidade conta com  dois monitores que dão todo suporte de apoio aos frequentadores.   Para ter acesso ao Telecentro o usuário precisa fazer um cadastro no local, podendo utilizar dos serviços por até duas horas, ou dependendo da demanda.
Segundo a coordenadora, Andreia Marinho, o maior número de frequentares são professores e alunos que buscam devolver suas atividades escolares. “É uma oportunidade para quem não tem computador em casa com acesso à internet, em poder digitar textos e acessar os portais”- conta.
A prefeita Carmem Neto destacou os serviços disponíveis e a questão de acessibilidade do local. “É um local aconchegante e prático e todos devem e podem usufruir deste espaço”, convidou.
TELECENTRO
Os Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores
conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
O objetivo principal dos Telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.





Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Mata Roma

DENIT-MA retira quebra molas recém instalados do Povoado Barrocas na MA-230 entre Chapadinha e Anapurus


Durante a tarde desta quinta-feira 06,  DENIT-MA ( Departamento Nacional de Trânsito) retirou alguns quebra molas do povoado Barrocas que fica as margens da MA 230 em Mata Roma.
A alguns dias os moradores realizaram um protesto bloqueando a estrada, e pedindo a construção de lombadas, o motivo do protesto foi o atropelamento e morte de um idoso morador da comunidade.


A prefeitura atendeu a população e construiu não só um mais cinco quebra molas em um curto espaço de estrada,o que se tornou um transtorno para os

motoristas, segundo informações dois dos cinco foram retirados, restando apenas três quebra molas.


Fonte: Mata Roma em Foco

Fotos Facebook; Aguarde em instantes mais informações

Desaparecido! Jovem chapadinhense foge da clínica de recuperação em São Luis e família está a sua procura.



Por: Blog do Foguinho, 06 de fevereiro de 2014.

O jovem chapadinhense Fernando Sousa Alves, 26 anos, que mora no Bairro Recanto dos Pássaros, estava internado na Clínica de Recuperação “São Francisco” em São Luis, e fugiu no dia 13 de janeiro e nunca mais foi visto.

A mãe Deusonita Sousa, disse ao Blog do Foguinho que essa já era a quinta internação dele na clínica, a última ele já estava com 5 meses internado.

Deusonita já procurou o filho em vários bairros de São Luis, na polícia e até no IML, mas até agora nada de notícias e o seu sumiço já é preocupante na capital Maranhense.

Francisco estava internado na clínica de recuperação por ser dependente de drogas e problemas mentais.

Qualquer informação de seu paradeiro a família disponibiliza os telefones para contato.


(098) 8842-8880 ou  9103-8169.

Belezinha autoriza construção, com recursos próprios, de mais seis pontes na Região do Areal

Obras iniciarão a partir desta quinta (6), com a construção de uma ponte de 24 metros no povoado Poções. Outras pontes serão construídas nos povoados Tutanguira, Deserto e Escondido, já na divisa com o município de São Benedito do Rio Preto (MA).



Por William Fernandes - quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ontem (5), após reunião com o secretário de Infraetrutura, Aluísio Santos, a prefeita Belezinha autorizou a construção, com recursos próprios do município, de mais seis pontes de madeira em povoados da região do Areal.

Aluísio, acompanhado do secretário adjunto de Agricultura, Antonio José e do encarregado das obras nas estradas da zona rural, Geovane, percorreu quase 100 km de estradas vicinais, vistoriando os locais onde as pontes serão construídas, nos povoados Poções, Tutanguira, Deserto e Escondido, já na divisa com o município de São Benedito do Rio Preto (MA).



O trecho que liga estes povoados a outras localidades é carente de estradas e de pontes. As existentes, feitas em gestões passadas, estão em péssimas condições e deixam os moradores revoltados. As pontes estão todas deterioradas ou não existem mais.


“Como as estradas já estão licitadas para serem recuperadas com recursos do Estado, mas só serão iniciadas em junho, em função do inverno, a prefeitura vai adiantando os serviços, com a construção destas pontes”, disse Aluísio.

A ponte mais extensa, que será feita no povoado Poções, sobre o Riacho do Rosário, terá 24 metros de comprimento, por quatro de largura e 2,5m de altura. Segundo os moradores, há décadas os políticos passam por lá levando somente promessas.

O lavrador Valdemar, conhecido por “Mazinho”, disse que no período de inverno bom a região fica isolada. “A gente só consegue atravessar nadando ou de balsa, que nós mesmos fazemos de buriti. Quem vem de carro ou de moto não consegue atravessar. Estamos muito felizes com a vinda o secretário pra anunciar a construção da ponte e esperamos que seja feita logo”, declarou o lavrador.

Alísio afirmou aos moradores que o acompanharam durante a visita que as obras iniciarão a partir desta quinta e que a madeira utilizada será de boa qualidade. “Vamos fazer uma obra pra durar muitos anos, para que sirvam para seus filhos e netos. Nosso compromisso é com a população e faremos um serviço de qualidade”, assegurou.

A satisfação dos moradores é tanta, que eles se propuseram a ceder a madeira de suas propriedades para a construção das pontes. 

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo na cidade de Santa-Quitéria

Armamento apreendido.

Na data desta quarta-feira, 05/02/2014, por volta das 20:10h, na Rua Castro Alves, Bairro São José na cidade de Santa Quiteria-MA, foi preso João Marcos Luis Lima, 21 anos por porte ilegal de arma de fogo.

Conduzido
Com o conduzido foi encontrado o Revólver Calibre .38, taurus nº 1924564, com 05(cinco) munições, sendo duas deflagradas.


A ocorrência foi oriunda de uma abordagem de rotina, onde João Marcos caminhava pela rua, sendo durante a revista encontrado o armamento. Foi conduzido à Delegacia local para providências.


Do Blog doa 4ª CIA

Que Beleza ! Prefeitura de Chapadinha já recebeu mais de 20 Milhões de reais e ambulâncias ainda é forrada com tijolos para transporte de pacientes.



Por: Blog do Foguinho, 06 de fevereiro de 2014.

O Ministério da Saúde destinou no ano de 2013:  17.972.297,94 (dezessete milhões, novecentos e setenta e dois mil, duzentos e noventa e sete reais e noventa e quatro centavos) e em janeiro de 2014 a prefeitura já recebeu o valor de  2.130.200,39 R$ (dois milhões, cento e trinta mil, duzentos reais e trinta e nove centavos). Se somando esse valores ultrapassa os 20 milhões de reais destinados para a prefeitura de Chapadinha, entre janeiro de 2013 a janeiro de 2014.

A prefeitura de Chapadinha investiu mais de 20 milhões todo em aquisição de Medicamento, Material e Equipamento Hospitalar, Odontológico, Laboratorial, e Limpeza Hospitalar, para o  funcionamento da Rede Municipal de Saúde de interesse da Secretaria Municipal de Saúde. Isso mostra as licitações que várias empresas ganharam que chega a ultrapassar os 2 milhões reais em um único contrato. Veja este abaixo da empresa Ribeiro Erre no dia 08 de fevereiro de 2013 e está vencendo o contrato neste mês.


O valor de 20 milhões de reais é muito dinheiro. A maior parte foi investido em Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, que tem o valor de 11.008.373,19 (Mais de onze milhões de reais), onde está localizado o Hospital Antonio Pontes de Aguiar ( HAPA).

No último dia 05, o blogueiro Alexandre Cunha denunciou o transporte de um paciente dentro da ambulância que estava sendo transportado para São Luis e para ajudar segurar o Cilindro de Oxigênio foi obrigado os funcionários  colocar tijolos dentro da ambulância para servir de  forro do acidentado, Veja na imagem abaixo.


Tijolos são usados para segura o cilindro de oxigênio

Com mais de 20 milhões destinados do Governo Federal para a prefeitura de Chapadinha nessa nova administração e ainda podemos constatar essa triste situação, que deixa os chapadinhenses revoltados com a má aplicação do dinheiro público.

Veja os valores extraídos do Fundo Nacional de Saúde.



2.130.200,39 R$ (janeiro 2014)





Brejo! Com mais de 20 dias sem água, moradores fazem manifestação para pedir ajuda do Prefeito, que estão em situação de calamidade



Por: Blog do Foguinho, 06 de fevereiro de 2014.

A população interditou na manhã desta quinta-feira a MA-230 em Palestina na cidade de Brejo, cobrando água potável, segurança e transparência no dinheiro público.

Com mais de 20 dias sem água potável os moradores do Bairro Palestina na cidade de Brejo realizaram na manhã desta quinta-feira,06, uma manifestação para chamar a atenção do Prefeito Municipal.

Segundo os moradores, o prefeito não vai concertar a bomba do poço artesiano e uma das ruas afetadas é a rua dos crentes, a moradora falou também que o diretor da escola Prefeito Elias não vai iniciar as aulas enquanto estiver nesta triste situação, sem água, tudo isso é uma falta de respeito com a população e só vão parar a manifestação quando receber uma resposta do prefeito.

Transparência no dinheiro público

Moradores cobram também mais transparência no dinheiro público, que está sendo mal aplicado pela atual administração, que tem a frente o prefeito Dr. Omar Furtado.
  
A população já não aguenta tanta falta de respeito com os moradores, é salário atrasado, falta de água, iluminação pública, ruas esburacadas, pouca segurança e muito mais.

Moradores cobram mais segurança. 

A cidade de Brejo tem sido alvo constante da bandidagem, que fazem assalto em comércios e até nas agências bancárias.

O número de Policiais Militares é bem pequeno e não tem como fazer a segurança da cidade, disse um dos moradores ao Blog do Foguinho.


O Governo do Estado está enviando para a cidade de Brejo 02 investigadores da Polícia Civil para ajudar.

Veja as imagens.....




No vídeo abaixo, moradora relata o drama vivido pela comunidade. 








https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger